Motivos da transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília

Motivos da transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília

Porque a capital federal foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília?

Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.

Quais foram os motivos que influenciaram a transferência da capital do Brasil para o Centro-oeste?

O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos:

  • a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra,
  • a pressão popular sobre o governo seria menor,
  • a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

Qual o objetivo inicial da transferência da capital do Brasil para o interior?

Brasília completa 59 anos, mas, pela história, poderia ter facilmente 268 anos. Sonhada por mais de dois séculos, a criação de uma nova capital no interior do país é defendida desde o período colonial. No início,o objetivo era proteger a colônia de invasões que poderiam vir do litoral.

Quem fez a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília?

Juscelino Kubitschek – Está aprovado por unanimidade o projeto de lei número 2874, do Presidente Juscelino Kubitschek, que muda a Capital Federal para Brasília.

Qual o presidente que fundou a cidade de Brasília e transferiu para lá a capital?

Juscelino Kubitschek A construção de Brasília foi uma obra realizada durante o governo de Juscelino Kubitschek e estendeu-se de 19. A transferência da capital do Brasil para o planalto central era parte de um plano idealizado desde o começo da república brasileira.

Como foi a transferência da capital para o interior do país?

  • Os textos posteriores ( 19) também determinavam a transferência da capital para o interior do País. Foi a Constituição de 1946 que motivou a transferência da capital, apesar da resistência de parte da imprensa e de parlamentares que faziam oposição sistemática ao governo JK.

Quando ocorreu a transferência do Rio de Janeiro para Brasília?

  • Em 1° de outubro de 1957, o Congresso Nacional aprovou a Lei n° 3.273, agendando para 21 de abril de 1960 a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. O debate sobre o que aconteceria com o antigo Distrito Federal ganhou força em 1958. Apesar da incredulidade de muitos, a transferência era fato consumado e, cada vez mais, ...

Quem sugeriu o nome de Brasília para a nova capital?

  • Ele sugeriu o nome Petrópolis ou Brasília para a nova capital. O principal argumento de José Bonifácio, que ficou conhecido como o "Patriarca da Independência" após 1822, era o de que a cidade do Rio de Janeiro corria o constante risco de sofrer invasões, saques e pilhagens dos corsários franceses.

Quem foi o principal responsável pela mudança da capital?

  • “Tiradentes, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, reconhecido como a maior figura da conspiração patriótica, foi igualmente, o principal responsável pelo projeto de mudar a capital”, conta o jornalista e pioneiro de Brasília Adirson Vasconcelos, em seu livro A Mudança da Capital.

  1. Início
  2. Comunicação
  3. Rádio Câmara
  4. Esta página

A Música do Dia

Em 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro

  • Em 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital. Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais. E aí foi isso.

Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Motivos da transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília

O programa apresenta, diariamente, uma música para "ilustrar" um fato histórico ou curioso que ocorreu naquele dia ao longo da História.

Diariamente, em quatro horários: 1h, 6h50, 13h20 e 20h.

TODAS AS EDIÇÕES

Qual o motivo justificaram a transferência da capital brasileira?

Resposta: Porque a capital naquela época tinha que ficar no centro do país,pois o Rio está no litoral e por motivos de segurança para que outros países se fossem atacar não iam atingir a capital porque ela estaria protegida.

Quais os motivos que levaram à mudança da capital?

Até 1763, quando houve a mudança da capital. Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais. E aí foi isso.

Qual foi o objetivo com a transferência da capital federal para Brasília?

No início,o objetivo era proteger a colônia de invasões que poderiam vir do litoral. Com o passar dos anos, a tese passou a ser o desenvolvimento do interior do país.

Por que a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília pode ser vista como uma mudança política e estratégica?

Resposta verificada por especialistas A mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília foi vista como estratégica militar, uma vez que Brasília era no centro do país e não havia meio de invasão marítimas. O fato da capital se localizar em áreas litorais trazia um certo teor de fragilidade a ataques estrangeiros.