O que é um comutador de enlace qual é sua diferença para um roteador?

961 palavras 4 páginas

Lista de Exercicio 1 - Camada de Rede

Nome: Marco Aurélio de Oliveira Campos
RA: 12318523

1) Vamos rever um pouco da terminologia usada neste livro. Lembre-se de que o nome de um pacote de camada de transporte é segmento e que o nome de um pacote de camada de enlace é quadro. Qual é o nome de um pacote de camada de rede? Lembre-se de que roteadores e comutadores de camada de enlace são denominados comutadores de pacotes. Qual é a diferença fundamental entre um roteador e um comutador de camada de enlace? Lembre-se de que usamos o termo roteadores tanto para redes de datagramas quanto para redes de CVs.
Na camada de rede um pacote é denominado de datagrama. O comutador de pacotes na camada de rede local ou ethernet é chamado switche, os roteadores conectam os computadores de uma rede à internet por meio de chaveamento intermediário.

2) Quais são as duas funções mais importantes de camada de rede em uma rede de datagramas? Quais são as três funções mais importantes de camada de rede em uma rede com circuitos virtuais?
Datagrama da camada de rede baseada basicamente em: expedição e roteamento. Configuração de chamada: determinação do caminho, comutação, estabelecimento de chamada.

3) Qual é a diferença entre rotear e repassar (transmitir)?
Roteamento: determina a rota que os pacotes seguirão, da origem até o destino.
Repasse: move os pacotes da entrada do roteador para a saída apropriada do roteador.
As definições das rotas feitas pelo algoritmo de roteamento configuram as tabelas de repasse de cada roteador.

4) Os roteadores de redes de datagramas e de redes de circuitos virtuais usam tabelas de repasse? Caso usem, descreva as tabelas de repasse para ambas as classes de redes.
Sim, ambas as tabelas de encaminhamento uso. A tabela poder ser com o seguinte cabeçalho: interface de entrada; número de CV de entrada; interface de saída; número de CV de saída; Quando um novo CV for estabelecido, um registro é adicionado a tabela de repasse.

5) Descreva alguns


Relacionados

  • Trabalho de estudos disciplinares

    3692 palavras | 15 páginas

    trabalho é composto de exercícios respondidos referente a disciplina de Estudos Disciplinares dado no site da UNIP. Os exercícios são divididos pelos assuntos das quatro disciplinas presencias, e são obrigatórios para passar para o próximo período. Este exercício também ajuda o aluno a ampliar seu conhecimento nas disciplinas referidas. 2. ESTUDOS DISCIPLINARES 2.1. Engenharia de Software I Não há Exercício. 2.2. Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação Exercício 01- A Internet teve….

  • Redes de computadores

    798 palavras | 4 páginas

    Turma SI6 Lista de Exercícios II - RESPOSTAS Prof. Newton Alcantara 1 – Numere a segunda coluna de acordo com a primeira: 1 – Repetidor ( 7 ) rede de larga área 2 – Comutador ( 2 ) switch 3 – Roteador ( 2 ) segunda camada do modelo OSI 4 – Portal ( 4 ) todas as camadas do modelo OSI 5 – LAN ( 2 ) possui capacidade de filtragem baseada no endereço MAC 6 – MAN ( 1 ) primeira camada do modelo OSI 7 – WAN ( 5 ) rede local ( 4 ) gateway ( 3 ) terceira camada do modelo OSI ( 6 ) rede metropolitana….

  • Redes de computadores

    718 palavras | 3 páginas

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola Agrícola de Jundiaí Exercícios de Redes Questões Lista 2: 1. O que compreende o SOR? 2. Quais as principais funções do Subsistema de Comunicação? 3. Qual o objetivo principal do modelo OSI? 4. O modelo de referência OSI preconiza 7 camadas de protocolos, quais são? E quais as suas principais funções? 5. No contexto dos protocolos de comunicação, um serviço representa um conjunto de funções oferecidas….

  • Informatica

    805 palavras | 4 páginas

    ESTRUTURADAS NOME DA DISCIPLINA: ANÁLISE DE REDES CÓDIGO: CCT0041 TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Atividade Estruturada – SIMULAÇÃO COM FERRAMENTA WIRESHARK ‐ Parte 2 OBJETIVO: Metodologia A atividade estruturada de Análise de Redes tem como objetivo estimular o aluno a relacionar os conteúdos trabalhados na disciplina, através da simulação da ferramenta Wireshark. A avaliação tem o formato similar aos exercícios práticos de aula, desafiando o aluno a….

  • Com De Dados I Lista De Exercicios 1

    615 palavras | 3 páginas

    3464-1200 Redes de Computadores - 1º Período Comunicação de Dados I Prof. Vinícius Ferreira de Souza Instruções para a Resolução da Lista de Exercícios          A lista de exercícios tem o objetivo de auxiliar o aluno nos estudos para a prova; O valor da lista de exercícios é de 100 pontos, com peso 1 na média final da disciplina; A 1º lista de exercícios deverá ser entregue individualmente até a data da prova 1; A lista de exercícios deve ser resolvida….

  • Exercicios de protocolo de rede

    7296 palavras | 30 páginas

    REDES II - Exercícios Resolvidos 9 de outubro de 2011 Sumário 1 Introdução 2 Listas de exercícios 2.1 2.2 Lista 1 de exercícios: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lista 2 de exercícios: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 2 2 6 3 Pontos importantes para a prova 2 11 1 1 Introdução Este material contém apenas as listas de exercícios….

  • Prova de mecânica dos solos

    800 palavras | 4 páginas

    LISTA DE EXERCÍCIOS TENSÕES NO SOLO: 1) Uma camada de argila saturada com 4 m de espessura está abaixo de 5m de areia e o lençol de água está 3m abaixo da superfície. Os pesos específicos saturados da argila e da areia são 19 e 20KN/m³, respectivamente; acima do lençol de água, o peso específico da areia é 17kN/m³. Faça um gráfico que mostre a variação dos valores da tensão vertical total e da tensão vertical efetiva em relação à profundidade 2) Um terreno é constituído de uma camada de areia….

  • ciencia da computacao

    1965 palavras | 8 páginas

    Faculdade Pan-Amazônica – FAPAN / Faculdade Paraense de Ensino – FAPEN. Curso de Ciência da Computação – março / 2014. Disciplina: Redes de Computadores – 4o / 5o semestres. Lista de exercícios 01 (Tanenbaum cap. 01) 1. Imagine que você tenha treinado Bernie, seu cachorro São Bernardo, para carregar uma caixa de três fistas de 8 mm, em vez de um cantil de conhaque. (Quando seu disco ficar cheio, considere isso como uma emergência.) Cada uma dessas fitas contém 7 gigabytes. O cachorro pode….

  • Training-kit-642-pt-br.pdf

    93681 palavras | 375 páginas

    Tony Northrup e J.C. Mackin Kit de Treinamento MCTS – Exame 70-642 Configuração do Windows Server 2008 Infraestrutura de Rede Tradução: Edson Furmankiewicz Revisão técnica: Rodrigo Camarão Profissional certificado Microsoft MCP – MCSA – MCSE – MCT MCTS: Windows Vista Configuration MCITP: Windows Vista Enterprise Support Instrutor da Sisnema Informática Ltda. 2009 Obra originalmente publicada sob o título MCTS Self-Paced Training Kit (Exam 70-642): Configuring Windows Server®….

  • Exercícios de Redes

    7374 palavras | 30 páginas

    Lista de Exercícios (Listão) RESPOSTAS Redes de Computadores Versão 3.0 Dezembro 2009 Professor Marco Câmara Introdução à Comunicação de Dados 1º. Exercício Imagine que Tanenbaum treinou o seu cachorro, o Bernie, para carregar uma caixa de fitas DAT que pode conter até 3 fitas de 5 GBytes. O cachorro consegue caminhar ao lado de Tanenbaum a uma velocidade de até 15 Km/h. Para qual faixa de distâncias o cachorro consegue ser mais rápido do que um canal de comunicação de 100 Mbps….

Outros Trabalhos Populares

Qual a diferença entre roteadores e comutadores?

Tenha em mente o seguinte: switches criam uma rede, já os roteadores conectam redes. Um roteador liga computadores à Internet, para que os usuários possam compartilhar a conexão. Um roteador atua como um despachante, escolhendo o melhor caminho para que as informações viajem, de modo que sejam recebidas rapidamente.

O que é um comutador de enlace?

Um comutador opera na camada 2 (enlace) do modelo OSI, encaminhando os pacotes de acordo com o endereço MAC de destino, e é destinado a redes locais para segmentação. Porém, atualmente (2005) existem comutadores que operam em conjunto na camada 3 (rede), herdando algumas propriedades dos roteadores (routers).

O que são e quais as diferenças entre os comutadores de camada de enlace e os roteadores?

O comutador de pacotes na camada de rede local ou ethernet é chamado switche, os roteadores conectam os computadores de uma rede à internet por meio de chaveamento intermediário.

Qual a função do elemento de comutação em um roteador?

Elemento de comutação É responsável por conectar as portas de entrada do roteador às suas portas de saída.