O que significa aculturação de um exemplo?

Definição de aculturação

A palavra base da aculturação é ' cultura '. O que é cultura? Em termos simples, cultura significa um modo de vida e um modo de vida. Cultura significa que existem certas maneiras e razões pelas quais os indivíduos e grupos de pessoas falam, se comportam, celebram feriados e expressam seus sistemas de crenças. Como você pode imaginar, existe uma enorme diversidade de culturas ao redor do mundo.

Algumas dessas culturas incluem as culturas americana, hispânica, asiática e europeia. Ao discutir culturas, podemos dividir as áreas geográficas maiores em regiões menores. Por exemplo, se lhe pedissem para discutir a cultura americana, você poderia explicar que há uma diferença entre os que vivem na Costa Oeste e os que vivem na Costa Leste. Talvez a diferença esteja na comida que as pessoas comem, nas roupas que vestem ou nos costumes e atividades de que participam.

Talvez você seja solicitado a discutir a cultura hispânica ou sul-americana. Ao fazer isso, existem muitas subculturas, como mexicana, brasileira, chilena, hondurenha e assim por diante. Existem tantas culturas no mundo quantos países, estados e regiões!

A compreensão do termo 'cultura' pode nos levar a compreender mais plenamente os termos associados à teoria da aculturação. Então, o que significa aculturação ? Quando indivíduos ou grupos de pessoas passam de um estilo de vida de sua própria cultura para um estilo de vida de outra cultura, eles devem se aculturar ou adaptar os comportamentos, valores, costumes e linguagem da nova cultura. A palavra 'aculturação' é o ato dessa transição.

Teorias da Aculturação

A teoria da aculturação pode ser dividida para incluir alguns tópicos diferentes; isso inclui aprender um novo idioma, imersão, assimilação e integração. Vamos examinar cada um desses termos mais de perto.

A linguagem e a imersão podem ser algumas das partes mais importantes do processo de aculturação. Na verdade, o teórico social John Schumann propôs que a linguagem é o maior fator no sucesso da aculturação. Por exemplo, se você é um nativo hispânico ou sul-americano e se muda para os Estados Unidos, precisa aprender a falar inglês para entender totalmente e até mesmo se sentir confortável vivendo e se comunicando na cultura americana.

Como você pode imaginar, a transição para uma nova cultura pode frequentemente exigir o aprendizado de um novo idioma. Embora você possa aprender um novo idioma usando CDs de áudio ou tendo aulas com um instrutor, uma das maneiras mais eficazes de aprender um novo idioma é por meio da imersão , ou cercando-se inteiramente de uma nova cultura.

Uma ótima maneira de se aculturar é mudar de seu país de origem para o novo país, viver e aprender diretamente com os nativos. Quando você mergulha, você aprende em primeira mão sobre o que é essa nova cultura. A imersão não inclui apenas praticar o idioma diretamente com falantes nativos, mas também compreender os costumes, tradições, comportamentos aceitáveis ​​e assim por diante.

A fase de imersão de aculturação pode ser muito desafiadora e estressante. Por quê? Como você pode imaginar, é fácil crescer e viver sua própria cultura; você não sabe nada diferente do que aprendeu durante toda a sua vida! No entanto, estar aberto e disposto a deixar de lado sua própria formação cultural e crenças, bem como aprender um novo idioma, pode vir com hesitação, confusão e muitas vezes pode ser demorado.

Às vezes, o processo de aculturação não inclui necessariamente o aprendizado de um novo idioma, mas inclui o aprendizado do significado de certas palavras ou o ajuste ao dialeto local. Por exemplo, se você fosse um americano nativo e se mudasse para British Columbia, Canadá, poderia continuar a falar inglês, mas também gostaria de aprender os diferentes significados das palavras que estão associadas à cultura canadense.

Nos Estados Unidos, o termo 'banheiro' é usado em oposição ao termo 'banheiro', que é usado na Colúmbia Britânica. As escolhas de idioma e palavras faladas pelos nativos são chamadas de vernáculo . Mesmo que os canadenses falem inglês, algumas das palavras escolhidas por eles devem ser aprendidas por um não-nativo como parte do processo de aculturação.

Na Grã-Bretanha, o banheiro é conhecido como banheiro. Na Austrália, um amigo ou conhecido é chamado de companheiro. Como você pode ver, a aculturação não apenas inclui o aprendizado de um novo idioma ou uma imersão na cultura, mas também inclui o aprendizado dos significados e associações de novas palavras e frases.

A assimilação envolve o acúmulo de informações sobre uma nova cultura e as adaptações resultantes para corresponder à nova cultura. A geração de novos conhecimentos sobre uma cultura pode incluir aprender como os alimentos são preparados, compreender os tipos de roupas aceitáveis ​​usados ​​na nova cultura ou adquirir novos hábitos. Uma pessoa que assimila totalmente adquiriu todos os hábitos e características de sua cultura não nativa.

Da mesma forma, a integração é frequentemente usada na teoria da aculturação e inclui a participação social em um ambiente para ser considerado igual na sociedade. Você não tem que assimilar totalmente para se integrar a uma nova cultura. Para se integrar à sociedade, você pode querer participar de eventos sociais, eventos comunitários e talvez se envolver em clubes ou grupos locais. Os processos de assimilação e integração levam tempo e muitas vezes são experimentados como parte de todo o processo de aculturação.

Exemplos de aculturação

Aqui está um exemplo de aculturação:

Um jovem marido e mulher que foram criados e cresceram no México durante toda a vida decidiram se mudar para os Estados Unidos. Eles decidiram se mudar para frequentar a escola, conseguir um emprego profissional e, eventualmente, constituir família. Para fazer isso, eles devem aprender o idioma inglês, estudar no sistema educacional dos Estados Unidos e pesquisar oportunidades de trabalho e requisitos para esses empregos.

Eles experimentariam todos os componentes importantes da aculturação, incluindo aprender um novo idioma, assimilar até certo ponto e integrar-se à sociedade dos Estados Unidos. Eles podem atingir a aculturação aprendendo o significado e o significado dos feriados americanos, participando de situações e eventos sociais e imergindo na cultura americana para aprender a língua inglesa e o 'jeito americano'. Isso pode incluir memorizar as regras do futebol americano e escolher um time da casa para torcer, bem como cachorros-quentes e hambúrgueres grelhados no dia 4 de julho.

Aqui está outro exemplo:

Um homem de meia-idade teve a oportunidade de se mudar dos Estados Unidos para a Suécia por meio de seu empregador. Ele é convidado a desenvolver uma nova divisão em sua empresa de marketing e liderar o projeto. Ele terá que aprender o novo idioma, mas não tem tempo para investir na aquisição do novo idioma antes de ser solicitado a se mudar. Além disso, ele não entende que tipos de alimentos os nativos suecos comem, não tem certeza de quais tipos de roupas são aceitáveis ​​e não está familiarizado com os costumes e tradições locais.

Portanto, um caminho possível para ele é mergulhar na nova cultura. Ao fazer isso, ele pode vir a entender os costumes suecos e aprender a se comunicar em sueco e, embora possa ser uma luta no início, ele será capaz de funcionar com sucesso tanto para si mesmo quanto para sua carreira. No entanto, se ele ficar na Suécia apenas por alguns meses ou mais, provavelmente não se integrará totalmente a esta cultura.

Resumo da lição

A palavra base da aculturação é ' cultura '. O que é cultura? Em termos simples, cultura significa um modo de vida e um modo de vida. Então, o que significa aculturação ? Quando indivíduos ou grupos de pessoas passam de um estilo de vida de sua própria cultura para um estilo de vida de outra cultura, eles devem se aculturar ou se adaptar aos comportamentos, valores, costumes e linguagem da nova cultura. A palavra 'aculturação' é o ato dessa transição.

A linguagem e a imersão podem ser algumas das partes mais importantes do processo de aculturação. Uma das maneiras mais eficazes de aprender um novo idioma é por meio da imersão ou cercar-se inteiramente de uma nova cultura.

As escolhas de idioma e palavras faladas pelos nativos são chamadas de vernáculo . A assimilação envolve o acúmulo de informações sobre uma nova cultura e as adaptações resultantes para corresponder à nova cultura. A integração é frequentemente usada na teoria da aculturação e inclui a participação social em um ambiente para ser considerado igual na sociedade.

Resultados de Aprendizagem

Quando terminar, você deverá ser capaz de:

  • Definir aculturação
  • Descreva quatro dos principais aspectos da aculturação

O que é aculturação e exemplos?

Aculturação Direta: acontece por meio de processos que envolvem colonização, guerras, imigração, etc. Aculturação Indireta: ocorre de maneira indireta, por exemplo, os meios de comunicação (televisão, redes sociais, jornais, etc.) que afetam indiretamente os modos de pensar e agir de determinados grupos sociais.

Qual é o significado de aculturação?

O processo de aculturação se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes, isto é, pela interação social entre grupos de culturas diferentes, sendo que todos, ou um deles, sofrem mudanças, tendo como resultado uma nova cultura.

Por que a cultura brasileira é um exemplo de aculturação?

O conceito de aculturação no Brasil pode ser exemplificado pelo encontro cultural que ocorreu entre os índios e portugueses. Neste caso, o processo de fusão das culturas foi imposto, já que os portugueses forçaram os índios a adquirirem a cultura europeia e deixar de lado as crenças indígenas.

Qual o objetivo da aculturação?

A aculturação supõe a assimilação de um grupo de uma cultura por uma outra cultura, resultando na alteração dessa cultura e em modificações na identidade do grupo. Num processo de aculturação existe a possibilidade de verificação de tensões entre as culturas em presença.