Ouvido entupido depois da infecção por quê

Quando viajamos de avião, damos um mergulho ou até mesmo subimos uma serra, podemos ter a sensação de que nossos ouvidos estão entupidos. Nesses casos, a sensação pode desaparecer em alguns minutos.

Mas quando o ouvido entupido surge sem causa aparente, ou vem acompanhado de outros sintomas, como dor de cabeça, vertigens, coceira intensa e febre, indica que o problema pode estar sendo causado por infecção.

Ouvido entupido depois da infecção por quê

Causas
São vários os motivos que podem levar à impressão de que estamos com os ouvidos entupidos, por isso listamos as principais causas abaixo:

1.Infecção de ouvido
Entre as causas mais comuns está a infecção de ouvido, conhecida como otite. Neste caso, a sensação de ouvido tampado é causado pelo inflamamento no canal auditivo, dificultando a passagem de som até o ouvido interno.

Ouvido entupido depois da infecção por quê

2. Excesso de cera
Outra causa comum para a sensação de ouvido tampado é a produção em excesso de cera. Apesar de ser uma substância saudável e que ajuda a proteger o ouvido de sujeiras externas, produzida em grandes quantidades, a cera também pode dificultar a passagem de som.

3. Labirintite
Razoavelmente comum, a labirintite também é uma das causas do ouvido tampado, mas neste caso ela provoca tonturas intensas, e pode vir acompanhada de outros sintomas como zumbidos no ouvido, perda de equilíbrio e diminuição temporária da audição.

4. Síndrome de Ménière
Esta síndrome afeta o ouvido interno e entre os sintomas estão a sensação de ouvido entupido, tonturas, zumbidos constantes e até perda de audição. A síndrome não tem causa específica, e afeta pessoas de 20 a 50 anos de idade.

5. Odontológicas
Problemas relacionados à boca também podem causar a impressão de ouvido entupido. Esse é o caso do bruxismo, doença caracterizada pelo ranger dos dentes de forma involuntária.

Cuidados simples mas importantes!
O próprio canal auditivo produz uma substância chamada cerume (cera) que é responsável pela limpeza interna do ouvido. Por isso, a forma adequada de limpar o ouvido é somente na parte externa, chamado de pavilhão auditivo. Você pode realizar a limpeza em casa, passando a ponta da toalha em toda essa região ou até mesmo o cotonete. Mas atenção! Passe o cotonete somente na área externa do ouvido, porque eles podem remover demais o cerume que protege o canal auditivo ou empurrar o cerume para dentro.

Ouvido entupido depois da infecção por quê

É importante lembrar que o uso de medicamentos sem prescrição médica não é indicado, e nem o uso de hastes ou qualquer objeto que possa ser introduzido no ouvido. O ideal é sempre procurar um especialista.

O que é e o que faz um Otorrinolaringologista?

Todos os problemas citados acima, geralmente requerem uma consulta ao otorrino, médico especializado em otorrinolaringologia e responsável pelo diagnóstico de doenças no ouvido, nariz, faringe, laringe, cabeça e pescoço.

Dentre as funções que este médico avalia estão a respiração, audição, deglutição, voz e saúde das cordas vocais. Ele também é especialista em doenças relacionadas ao equilíbrio, como a labirintite, e doenças relacionadas ao sono, como a apneia.

Equipe do Hospital Campos Elísios

Ouvido entupido depois da infecção por quê

Caso você esteja passando por um desses incômodos e queira se consultar com um especialista, o Hospital Campos Elísios está pronto para lhe receber. Ele conta com uma equipe de profissionais especializados na área, prontos para te atender e te auxiliar no melhor tratamento.

Fale com nossos atendentes na Central de Atendimento através dos números 85 3371.4830 | 85 3371.6993 e agende sua consulta.

Como desentupir o ouvido depois de uma infecção?

Para desentupir o ouvido, é recomendado:.
Bocejar algumas vezes. Bocejar ajuda o ar a se movimentar dentro dos canais do ouvido, equilibrando a pressão e desentupir o ouvido. ... .
Mascar um chiclete. ... .
Beber água. ... .
Segurar o ar. ... .
Aplicar uma compressa morna..

Quanto tempo o ouvido fica entupido por causa da otite?

De acordo com a otorrinolaringologista Samanta Dall'Agnese, a otite externa em geral se inicia com leve desconforto e coceira no canal auditivo e em poucos dias evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais, e dura cerca de sete dias.

Quanto tempo é normal ficar com ouvido entupido?

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

Como saber se a infecção no ouvido sarou?

Sintomas de otite média.
Dor muito forte;.
Diminuição da audição;.
Febre;.
Perda de apetite;.
Secreção local;.
Nos casos mais graves, pode ocorrer ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue..