Para que e indicado chá de endro?

Parente da cenoura e da salsinha, o endro é um condimento característico da Escandinávia. Também conhecido como Aneto, nome que faz referência a seu nome científico ‘Aneethun graveolens’, o endro é versátil e tem um aroma marcante. Seja como tempero ou como chá, a planta apresenta diversos benefícios para a saúde. 

Nesse artigo você vai descobrir: 

  • Pra que serve o chá de endro;
  • Como preparar o chá de endro;
  • Cuidados ao consumir;
  • Endro na cozinha;
  • Óleo essencial de endro.

Continue a leitura e saiba mais!

1. É um ótimo digestivo

A infusão estimula a digestão e ajuda a abrir o apetite. Além de aliviar cólicas intestinais, além de ser uma grande aliada no combate a prisão de ventre.

2. Combate o nervosismo e a insônia

Por ser uma erva relaxante, o chá de endro estimula o funcionamento da memória ao mesmo tempo em que acalma e proporciona noites tranquilas e bem dormidas

3. Relaxa os músculos

Os óleos voláteis presentes nas folhas e nas sementes da planta relaxam a musculatura do corpo, fazendo do endro um chá infinitamente benéfico para o tratamento de tensões e dores musculares.

4. Chá de endro fortalece a imunidade

Estudos comprovam que a planta é rica em propriedades antibacterianas e antifúngicas, sendo uma fonte poderosa no fortalecimento do sistema imunológico

Para que e indicado chá de endro?

5. Alivia as cólicas menstruais

O chá de endro estimula a menstruação, agindo como um regulador do ciclo e diminuindo as cólicas. Algumas culturas utilizam a infusão da planta antes do parto, para facilitar  o nascimento. Também sabe-se que beber chá de endro estimula a produção de leite materno.

6. Endro: um ótimo diurético

O chá de endro ajuda a eliminar líquidos e toxinas do nosso corpo, fortalecendo a imunidade e o sistema urinário.

7. Fonte de vitamina C

É característica da planta a grande concentração de vitamina C em sua composição, ao ingerir tal infusão, nosso corpo retém as propriedades, prevenindo constipações, resfriados e infecções.

8. O Endro pode substituir o sal

Por conter grande quantidade de sais minerais, o endro pode ser usado como substituto em uma dieta restritiva de sal.

Como fazer o chá de endro

Pode-se usar as folhas e as sementes no preparo, apenas deve-se observar que as sementes têm um sabor mais forte que as folhas. A medida é 1 colher de sopa da planta para uma xícara de água quente.

A infusão deve durar 15 minutos, em seguida a bebida pode ser coada e consumida.

Para que e indicado chá de endro?

Cuidados ao consumir

Apesar de seus inúmeros benefícios, o consumo do chá de endro não é recomendado para mulheres grávidas, crianças até 6 anos de idade e diabéticos. 

Em caso de dúvida ou algum tipo de reação a ingestão do chá, procure um médico de sua confiança. 

Endro na cozinha

Popular no Oriente e na Europa, o endro também pode ser usado como especiaria culinária. A planta combina com pratos leves de sabor, tais como queijos, salmão e molho branco. 

As sementes de endro são populares em conservas de pepino, repolho e couve-flor. Para ser usada na cozinha, sempre deve-se preferir a erva fresca, devido ao sabor mais suave e ao fato de, nesse estado, ela ser mais aromática. 

Óleo essencial de endro

Das sementes de endro se extrai o óleo essência de melhor qualidade, tal essência pode ser usada para as mesmas funções que o chá. 

Porém, é válido lembrar que seu uso deve ser sempre interno e mediante prescrição médica.

Seja para acalmar ou fortalecer, tratar ou temperar, não restam dúvidas do poder do chá de endro. Use-o com sabedoria e aproveite todos os seus benefícios. 

Para que e indicado chá de endro?

Se você também adora uma boa xícara de chá mas acaba deixando o hábito de lado por causa da rotina, precisa conhecer o Dia Leve, um box com três sachês diferentes, um energizante para ser tomado pela manhã, outro digestivo, para depois do almoço, e por fim, um relaxante para dormir melhor. Quer saber mais? É só clicar aqui!

Alguns dos gifs deste post foram retiradas do Giphy, caso seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Quem não pode tomar o chá de endro?

Da mesma forma que ajuda as pessoas adultas, utiliza-se o endro para aliviar as cólicas e dores abdominais de bebês e crianças. O chá, nesses casos, deve ser preparado em quantidades menores, além de ter uma concentração mais fraca, já que as crianças podem ser mais sensíveis ao efeito de plantas medicinais.

Quais as contra indicações do endro?

Contraindicações e advertências.
Gravidez: é possivelmente inseguro para grávidas o uso do endro como medicamento. ... .
Alergias: o endro pode causar alergias em pessoas que tenham alergia à outras plantas da família da cenoura como assa-fétida, alcaravia, aipo, coentro e erva-doce..

Como devo tomar o chá de endro?

Colocar 1 colher de sopa de folhas e sementes de endro em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos, coar e tomar a seguir.

Para que serve chá de endro com camomila?

Além disso, ajuda a relaxar os músculos e a combater infecções bacterianas. A bebida também auxilia no tratamento de insônia, ajuda a desintoxicar o corpo, diminui a ansiedade e sintomas de febre.