Por quê as glândulas de bartholin tem esse nome

Por quê as glândulas de bartholin tem esse nome
Depilação iStock/Getty Images

Publicidade

As mulheres possuem duas glândulas de Bartholin que ficam localizadas logo na entrada da vagina, uma à direita e outra à esquerda, e que têm como função a produção de um líquido fluido que auxilia na lubrificação vaginal. Em geral, essas glândulas não são percebidas, exceto quando há uma obstrução no canal de saída desse fluido, o que pode levar à formação de um cisto, chamado de cisto de Bartholin.

Esse cisto pode crescer e tornar-se palpável, como uma estrutura redonda de pequenas dimensões nessa região, mas que pode crescer pelo acúmulo do líquido em seu interior. Quando isso ocorre e o cisto é pequeno, em geral, a paciente não sente nenhum desconforto, mas pode passar a perceber um incômodo local e até dor ao iniciar uma relação sexual, caso ele cresça. É importante lembrar que o cisto nem sempre aumenta de tamanho!

No entanto, o quadro clínico mais agudo ocorre se o conteúdo do cisto de Bartholin se infecta, o que provoca a formação de um abscesso da glândula que passa a ter um conteúdo purulento. A reação inflamatória que envolve essa infecção, normalmente provoca bastante dor na região vulvar. O diagnóstico não necessita de exames complementares, ou seja, o ginecologista consegue definir a presença do abscesso da glândula de Bartholin ao realizar o exame clínico e o tratamento pode ser realizado com o uso de antibióticos ou, eventualmente, com uma drenagem cirúrgica. Nesse procedimento, pode ser feita apenas a retirada do pus ou até mesmo a retirada da glândula inteira, dependendo do caso.

Fato relevante: não ter uma ou ambas as glândulas de Bartholin não implica na diminuição da lubrificação vaginal, pois outras estruturas presentes nessa região têm a mesma função e suprem essa necessidade.

Por quê as glândulas de bartholin tem esse nome
Felipe Cotrim/VEJA.com

 Quem faz Letra de Médico

Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, medico do esporte
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil – cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista

Continua após a publicidade

  • Corpo
  • corpo humano
  • Ginecologia
  • Mulheres

O Brasil está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.

  • Homepage
  • Serviços
  • Bartolinectomia
  • Quais As Causas Que Leva Aparecer Glândulas De Bartolini Na Mulher?

1 respostas

Quais as causas que leva aparecer glândulas de Bartolini na mulher?

Olá. A glândula de Bartholin ou glandula vestibular maior é uma glândula normal presente na genitalia da mulher.
Normalmente, as mulheres tem de duas a seis glândulas e elas são responsáveis pela lubrificação da entrada da vagina.
Normalmente elas não são visíveis ou palpaveis.
Essas glândulas tem ductos que levam secreção para entrada da vagina. A lesão e obstrução dos ductos, leva o acúmulo de secreção e formação dos cistos de glândula de Bartholin. Esse cisto poderá infeccionar e a bartholinite desenvolve-se.
A bartholinite e lesão do ducto podem ser provocadas por bactérias sexualmente transmissíveis gonorreia e clamidia.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Por quê as glândulas de bartholin tem esse nome

  • Cisto de bartholin é a mesma coisa que furúnculos?
  • Fiz uma marsupializacão tem 2 meses,acho que o cisto de bartolin voltou é normal?
  • Uma médica me disse que para fazer a bartolinectomia o cisto precisa estar inchado, isso procede?
  • Minha glândula estourou sozinha e agora não sei mais oq fazer. Ajuda
  • Fiz uma drenagem ,quantos dias posso ter relação sexual? Bertolinite*
  • Boa noite ! Minha dúvida é ...eu fiz a cirurgia de bartholin ha 13 días , sei que os pontos demoram para cair , mas eu passo muito tem em pé no trabalho , e ainda sinto dor , eu posso trabalhar mesmo assim ???
  • Semana passada iniciei com Bartolinite, rompeu... A médica me prescreveu antibiótico por 7 dias e antiinflamatório... Hoje é o 6⁰ dia de medicamento e minha Bartolinite voltou... E, agora?
  • Estou grávida de 38 semanas , e tenho bartolinite desde aos 37semanas. Devo ir a genocologia ,ou aguardar o parto. Estou com muito medo.
  • Olá, sofro de Bartholinite já tem mais de 11 anos. Já fiz várias drenagens e nada mudou. O médico disse que é recorrente de uma bactéria que eu possa ter pego em relação sexual. Só que nas primeiras vezes que tive, que eu nem sabia do que se tratava pois era bem novinha. Eu nunca tinha tido relação sexual…
  • Tem 10 anos que eu tenho o cisto de bartolinite. Uma vez ia fazer a cirurgia mais tive muito medo e desistir. Enfim sempre volta as vezes passa 2 meses ate 6 meses sem inflamar. Mais sempre volta. Queria saber de um tratamento que nao envolvesse cirurgia.

Nossos especialistas responderam a 831 perguntas sobre Bartolinectomia

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Qual o significado de Bartholin?

As glândulas de Bartholin são glândulas localizadas na vulva de pacientes do sexo feminino, cuja função é excretar secreção vaginal, ajudando na lubrificação da vagina.

Qual o outro nome das glândulas de Bartholin?

Gente, as glândulas de Bartholin, também conhecidas como glândulas vestibulares maiores, são glândulas ovais que encontram-se bilateralmente, simetricamente e internamente aos pequenos lábios da vulva, na porção distal da vagina. Em condições fisiológicas elas não são visíveis e palpáveis, pois são pequenas e internas.

Onde nasce a glândula de Bartholin?

As glândulas de Bartholin são glândulas redondas e muito pequenas localizadas na vulva (a região que contém os órgãos genitais externos) nos dois lados da abertura da vagina. Uma vez que elas estão localizadas profundamente dentro da pele, elas normalmente não podem ser sentidas.

Quantas glândulas de Bartholin temos?

O que é a glândula de Bartholin? As glândulas de Bartholin são duas glândulas que se localizam na vulva, porção externa da genitália feminina, e têm como função a produção de um fluido mucoso que serve para lubrificar e umidificar a vulva, principalmente durante o ato sexual.