Por que tem que tirar a fimose?

A fimose consiste em um anel de constrição na pele que recobre a glande do pênis (cabeça), impossibilitando ou dificultando a sua retração. A postectomia ou circuncisão é o procedimento cirúrgico realizado para a correção dessa patologia, sendo indicada em situações como: dificuldade de higienizar a cabeça do pênis ou de urinar, dor durante relações sexuais e infecções de repetição no prepúcio e glande (balanopostites).

A cirurgia consiste em retirar a pele que recobre a glande ao redor de toda a circunferência peniana, de modo que ocorra a sua exposição permanente. Após esse passo inicial, o urologista executa uma sutura com fio absorvível para unir a pele externa remanescente do pênis com a pele interna próxima à glande.

Por que tem que tirar a fimose?

Efetuada por cirurgião experiente e cuidadoso, a cirurgia é considerada de pouco risco e de baixa complexidade. No entanto, na fase de recuperação pós operatória existe certo desconforto, o que pode ser minimizado com alguns cuidados a serem tomados pelos pacientes.

A higiene é fundamental para uma adequada cicatrização da ferida operatória. O curativo inicial, feito com uma certa compressão pelo urologista, deve permanecer por 24 a 48 horas, de modo que haja uma boa contenção do edema e hemostasia (parada de algum sangramento remanescente). Após esse período o paciente deve refazer o curativo apenas com gazes e micropore por cerca de 10 dias, lavando o pênis com água limpa ou soro fisiológico, retirando o excesso de sangue ou secreções e secando-o bem em seguida.

O uso de cuecas mais justas e a manutenção do pênis apontando para o umbigo também ajuda na diminuição do atrito e do edema, melhorando a recuperação após a cirurgia.

A abstinência sexual deve ocorrer por cerca de 4 semanas após o procedimento ou até a cicatrização completa da ferida. É de fundamental importância o uso de preservativos após o reinício da atividade sexual, até que a cicatrização esteja completa (em média 3 meses).

As ereções noturnas e matinais podem ser bastantes dolorosas, uma vez que forçam os pontos da sutura. Para minimizar esse risco é aconselhável que o paciente urine logo antes de deitar e sempre que necessário durante a madrugada.

Os pontos são absorvíveis (caem sozinho). Caso não tenham se dissolvido em 21 dias, é provável que seu médico os retire manualmente para evitar falhas na cicatrização.

Na maioria das vezes o paciente pode retornar às suas atividades usuais após 7 dias.

PROCURE SEU UROLOGISTA! O CENTRO AVANÇADO DE MEDICINA UROLÓGICA ESTÁ DE PORTAS ABERTAS PARA AJUDÁ-LO.

MITO 1: A cirurgia para correção da fimose não altera o tamanho do pênis.

MITO 2: Não existe comprovação científica de que a cirurgia altere o tempo de ejaculação ou aumente o prazer.

VERDADE 1: A cirurgia pode melhorar a satisfação sexual de alguns homens uma vez que resolve a dor causada pela retração do prepúcio estenótico durante o ato sexual e as infecções de repetição (balanopostites), provendo maior conforto.

VERDADE 2: Em pacientes com fimose importante, em que se torna impossível a limpeza adequada da glande, a cirurgia corretiva pode diminuir o risco de câncer de pênis.

“Dá para tirar a fimose com a mão?”

A fimose é o nome dado ao estreitamento do prepúcio, ou seja, a pele que recobre a cabeça do pênis. Isso, às vezes, pode dificultar a higiene do órgão, além de gerar uma certa dificuldade de colocar e tirar a glande para fora dessa pele.

Segundo Jairo Bouer, se é um grau mais elevado de fimose e se o garoto for um pouco mais velho, é fundamental que ele procure um médico para que seja feita uma avaliação. Dessa forma, é possível saber se será ou não necessária uma cirurgia para retirar essa pele.

Confira:

  • Operei da fimose e ficou mais difícil colocar a camisinha; e agora?
  • Veja cinco dicas para melhorar a sensibilidade da glande

Já quando o garoto é mais jovem e o grau da fimose é menor, o médico pode aconselhar algumas técnicas e até pomadas específicas para que ele consiga liberar um pouco o prepúcio.

Mas, de toda forma, não é recomendado tirar a fimose com as mãos, pois isso pode até machucar o garoto.

Ouça a resposta completa:

@jairobouer

"ARRANCAR F!M0SE NA MÃO?" 😱#jairoresponde ##duvida ##dicas ##jairobouer ##c#uriosidade

♬ som original - jairobouer

O que acontece se eu não tirar a fimose?

Importante: A fimose, se não tratada, pode provocar câncer do pênis e outras doenças, uma vez que o excesso de pele dificulta a higienização correta do local.

É obrigado a tirar a fimose?

4. Quando a cirurgia é necessária? A cirurgia da fimose é indicada somente em casos específicos, de acordo com a análise feita por profissional da medicina. Trata-se de um procedimento simples, que visa a retirada do excesso de pele e que dificilmente apresentará complicações.

Por que os homens têm que tirar a fimose?

A fimose pode causar sintomas em alguns pacientes, entre eles: dor ao urinar, ardência, acúmulo de secreções, inchaço, dor e desconforto durante as relações sexuais e ejaculação precoce. Ao eliminar esta condição, o paciente terá uma melhor higiene local, além de possibilitar uma vida sexual mais satisfatória.

O que acontece quando tiramos a fimose?

Segundo o urologista Atila Rondom, coordenador-geral do Departamento de Uropediatria da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), retirar o prepúcio não diminui ou aumenta a sensibilidade no pênis e o prazer do homem durante o sexo –e isso também vale tanto para a mulher.