Por quê pouca farinha santa cruz dos navegantes

A VIDA COTIDIANA DOS PESCADORES DA PRAIA DE SANTA CRUZ DOS NAVEGANTES � GUARUJ� � SP
Prof� Norma Mallmann

Disserta��o de Mestrado em Educa��o, Administra��o e Comunica��o da Universidade S�o Marcos sob a orienta��o da Prof�. Dra. Alzira Lobo de Arruda Campos.

Aluna: Norma Mallmann.

    A praia de Santa Cruz dos Navegantes est� situada no Morro da Barra e assentada na plan�cie insular do sudoeste, voltada para o estu�rio; a leste o rio Icanhema, ao sul, os mangues do rio da Missa e, a oeste, o Morro da Barra, onde est� a fortaleza da Barra Grande. A �rea em que se encontra o n�cleo � formada por terrenos da Marinha, glebas alodiais; propriedades, livres de foros, v�nculos; pens�es e �nus de particulares, e ainda registradas no Servi�o do Patrim�nio da Uni�o, aforados por algumas fam�lias.
    Al�m dos assentamentos, est�o instaladas as sedes n�uticas dos Clubes Saldanha da Gama e Internacional de Regatas de Santos, freq�entados por moradores locais.
    A.L.S., 70 anos, morador antigo da Praia, conta que a localidade tamb�m � conhecida como "Praia da Pouca farinha", nome originado do seguinte acontecimento: o faroleiro que residia na �rea, assim como seus poucos vizinhos na �poca atravessavam o estu�rio para efetuar suas compras em armaz�ns de Santos. Somadas as despesas, pediam que lhes dessem como troco "pouca farinha". O termo passou a ser utilizado para identificar a localidade da praia, no munic�pio de Guaruj�, onde residiam esses homens.
    Est� praia, at� pouco tempo, era desconhecida inclusive pelos moradores de Guaruj�.
    A abertura da estrada de Santa Cruz dos Navegantes mostrou um lado tur�stico da Cidade, habitado por uma popula��o pobre.
S�o 600 metros de praia. A atra��o local � a Fortaleza de Santo Amaro de Barra Grande constru�da no ano de 1985 para defender a Vila de Santos dos ataques dos cors�rios e piratas. O n�cleo teve, desde as suas rela��es urbanas de emprego, abastecimento, educa��o, sa�de, lazer mantida por Santos, por liga��o via mar�tima � Ponta da Praia, em raz�o da maior proximidade e facilidade de acesso, o que significava uma economia precariamente monetarizada com sobreviv�ncia da pr�tica de escambo.
    A Praia de Santa Cruz dos Navegantes apresenta uma grande miscigena��o de pessoas, pois ao longo dos anos, foi deixando de ser habitada somente por pescadores e abriu espa�o para pessoas que foram chegando � procura de melhores condi��es de subsist�ncia, e que acabaram optando por aqui permanecer, tendo em vista que o padr�o de vida local, al�m de simples � bastante acess�vel, uma vez que nem pagar aluguel se paga, por serem terras da Uni�o.
    A m�o de obra dessas pessoas simples � pouco especializada, e na maioria das vezes o que a popula��o consegue s�o subempregos.
    Contudo, esta n�o � somente sin�nimo de m�o de obra barata, � tamb�m uma importante fonte hist�rica e cultural para o Guaruj� pois mesmo com a normal evolu��o, a comunidade manteve, preservadas suas ra�zes, origens, cren�as e costumes.

Palavras-chaves: pescadores, influ�ncias, organiza��o familiar, educa��o, religi�o.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Santa Cruz dos Navegantes

  Bairro do Brasil  
Localização
Unidade federativa
Por quê pouca farinha santa cruz dos navegantes
 São Paulo
Município
Por quê pouca farinha santa cruz dos navegantes
Guarujá

Santa Cruz dos Navegantes é um bairro do município brasileiro de Guarujá, que integra a Região Metropolitana da Baixada Santista, no litoral do estado de São Paulo[1][2].

Aspectos Gerais[editar | editar código-fonte]

Popularmente conhecido como "Pouca Farinha", está localizado próximo ao Morro da Barra e assentado na planície voltada ao Estuário de Santos, em uma faixa de terra que tem ao Norte praia, a Leste o rio Icanhema, ao Sul os mangues do Rio da Missa, e ao Oeste o Morro da Barra, onde está o ponto turístico e cartão postal da região Fortaleza da Barra Grande.

A área em que se encontra o núcleo, com mais de 5 mil habitantes, é formada por terrenos da Marinha[3]. O bairro possui uma escola de samba, a Renascer do Borel.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de distritos de São Paulo (estado)
  • Lista de municípios e distritos do estado de São Paulo por área
  • Lista de municípios e distritos do estado de São Paulo por população (2010)

Referências

  1. «Localidades | 2010 | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 20 de fevereiro de 2022
  2. «Localidades paulistas, 1964: (cidades, vilas, povoados, bairros, etc.) - publicação: 1966». bibliotecadigital.seade.gov.br. Consultado em 20 de fevereiro de 2022
  3. «Unisantos». Consultado em 1 de agosto de 2009. Arquivado do original em 19 de agosto de 2009

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Mapa (IBGE)