Quais as perspectivas do desenvolvimento infantil na visão de Wallon?

O Desenvolvimento Infantil Na Perspectiva Sociointeracionista

285 palavras 2 páginas

O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon.

*Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. as teorias sociointeracionistas concebem, portanto, o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças não são passivas, meras receptoras das informações que estão a sua volta. * Henri Wallon- (1879-1962), medico francês desenvolveu vários estudos na área da neurologia, enfatizando a plasticidade do cérebro . Wallon propôs o estudo integrado do desenvolvimento infantil, contemplando os aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência. para ele, o desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz deles.

* estagio impulsivo-emocional (1º ano de vida)

* estagio sensório motor (um a três anos, aproximadamente)

* personalismo (três aos seis anos, aproximadamente)

*estagio categorial (seis anos)

* Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), estudioso russo na área de historia, literatura, filosofia e psicologia, teve uma intensa produção teórica, apesar de ter morrido ainda muito jovem. Para este autor, o funcionamento psicológico estrutura se a partir das relações sociais estabelecidas entre o individuo e o mundo exterior. Tais relações ocorrem dentro de um contexto histórico e social, no qual a cultura desempenha um papel fundamental, fornecendo ao individuo os sistemas simbólicos de representação da realidade.

• Vygotsky observa que a criança apresenta em seu processo de desenvolvimento um nível que ele chamou de real e o outro de potencial.

• Para este autor Zona de desenvolvimento proximal ou potencial consiste na distancia entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial.

• Vygotsky enfatiza a importância do brinquedo e da brincadeira do faz de conta para o desenvolvimento infantil.


Relacionados

  • O Desenvolvimento Infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky e Wallon.

    4767 palavras | 20 páginas

    O Desenvolvimento Infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky e Wallon. Mirian Castelo Branco Oliveira MQCC Fortaleza – CE Novembro de 2011 SUMÁRIO Introdução___________________________________________01 Teóricos Jean Piaget, Vygotsky, Henri Wallon_____________02 Conclusão___________________________________________12 Introdução A Educação Infantil deve ser oferecida….

  • Criatividade

    10101 palavras | 41 páginas

    ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ABORDAGENS SOCIOINTERACIONISTAS DE APOIO À GESTÃO EMPRESARIAL ENSAIO Sonia Regina Hierro Parolin Mestre em Administração Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS E-mails: ; RESUMO A preocupação multidisciplinar de estudar e compreender a criatividade alcança a área das organizações por sua emergência no contexto atual do mundo empresarial. Nessa perspectiva, o presente estudo faz uma comparação entre vários….

  • A importância do brincar no desenvolvimento infantil - uma visão sociointeracionista

    3754 palavras | 16 páginas

    A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL - UMA VISÃO SOCIOINTERACIONISTA Resumo: Este trabalho trata-se da visão sociointeracionista, Vygotsky e Wallon, sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, destacando-se os aspectos psicológicos e sociais da criança, pois é através da brincadeira que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social. Existem diversas maneiras de brincar e cabe a criança, de acordo com o seu convívio social, determinar….

  • valaa

    2918 palavras | 12 páginas

    DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO:INTERAÇÃO ESC.COM: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EXCERTOS DE TEXTO PARA ESTUDO E REFLEXÕES Desde a antiguidade, mulheres e crianças eram consideradas seres inferiores que não mereciam nenhum tipo de tratamento diferenciado, sendo inclusive a duração da infância reduzida. Por volta do século XII era provável que não houvesse lugar para a infância, uma vez que a arte medieval a desconhecia (ARIÈS, 1978). As crianças não apreciam em nenhum tipo de arte….

  • Guia de estudo para transtorno de conduta

    457 palavras | 2 páginas

    PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS (HAB. E NÃO-HAB.) Teoria da aprendizagem. Epistemologia genética de Jean Piaget. Perspectiva sociointeracionista de Vigotsky. 2. O fracasso escolar: abordagens atuais. 3. Concepções de avaliação: Funções da avaliação diagnóstica, formativa e somativa. 4. Alfabetização e letramento. Práticas da Língua Portuguesa: leitura, produção e escrita do texto, análise lingüística e sistematização do código. Intencionalidade da avaliação no processo de apropriação….

  • pedagogia

    1531 palavras | 7 páginas

    na Educação Infantil. Além de identificar no currículo da Escola Giordano Bruno como é tratado o tema Brincadeira. Analisamos também o Estatuto da Criança e do Adolecente de 1995, para compreendermos melhor sobre o direito de brincar da criança. Podemos melhor isso haha! 2. Desenvolvimento A Proposta Curricular de Santa Catarina do ano de 1988, não traz em si o tema Brincadeira, praticamente apresenta uma concepção de pedagógica, chamada de sócio-histórico ou sociointeracionista. Esta concepção….

  • Curso

    5986 palavras | 24 páginas

    INTRODUÇÃO No decorrer do desenvolvimento infantil, a interação social é imprescindível para que a criança compreenda as pessoas e o mundo em que vive.….

  • POSSIBILIDADES MIDIÁTICAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA

    2682 palavras | 11 páginas

    MIDIÁTICAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DO SITE “O PEQUENO LEITOR” NA APRENDIZAGEM INFANTIL MACEIÓ 2012 GRACILEIDE ROMEIRO MELO POSSIBILIDADES MIDIÁTICAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DO SITE “O PEQUENO LEITOR” NA APRENDIZAGEM INFANTIL Projeto de pesquisa apresentado à Prof. Ms. Maria Aparecida Pereira Viana, como critério avaliativo da disciplina Metodologia….

  • formação de educadores

    300 palavras | 2 páginas

    objetivos propostos pelo grupo e pela instituição. Os encontros de formação continuada docente propiciarão, através de estudos teóricos, troca de experiências e oficinas a condição de: Compreender a importância da educação infantil e do ensino fundamental para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico da criança. Compreender os pressupostos filosóficos e sociológicos que orientam o trabalho através da perspectivasociointeracionista e construtivista. Compreender os pressupostos teóricos….

  • Ficha leitura

    560 palavras | 3 páginas

    Sandra Gonçalves Sales; Valdelice de Jesus dos Reis Silva. Disciplina: Educação Infantil Professora: Patrícia dos Santos Tema: Educação Infantil Pra que te quero? Referência: FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygostsky, Wallon. Nesta coletânea. FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.Parecer da FACED/UFRGS….

Outros Trabalhos Populares

O que diz Wallon sobre o desenvolvimento infantil?

TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE HENRY WALLON. A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai constituindo-se em um ser sócio-cognitivo. O autor estudou a criança contextualizada, como uma realidade viva e total no conjunto de seus comportamentos, suas condições de existência.

Quais são as fases do desenvolvimento infantil segundo Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Quais os principais aspectos a serem considerados no desenvolvimento Segundo a teoria de Wallon?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência.

Quais são as principais ideias de Wallon?

Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu (leia mais no quadro abaixo) como pessoa.