Quais as vantagens e desvantagens da realização da consorciação de culturas?

Uma técnica comumente utilizada pelos agricultores na lavoura, aliada ao Sistema de Plantio Direto (SPD), é a chamada rotação de culturas.

Neste texto, você poderá compreender melhor essa estratégia e quais são as suas principais vantagens. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

Quais as vantagens e desvantagens da realização da consorciação de culturas?

O que é a rotação de culturas?

A rotação de culturas corresponde à plantação de diferentes espécies em uma mesma área e em um mesmo período do ano. A utilização desta técnica visa reduzir impactos ambientais e exaustão do solo, que são causados, principalmente, pela monocultura, além de diversificar a renda da propriedade rural e evitar pragas, doenças e plantas daninhas.

Por exemplo, pensemos na soja. A rotação para essa espécie deve ter planejamento bem elaborado e pode ser feita com o milho, estudando sempre os benefícios que a cultura oferecerá ao sistema produtivo e à sustentabilidade do solo. A partir disso, a longo prazo, os resultados sustentáveis serão observados de forma satisfatória.

  • Para você — Saiba qual é a importância das sementes de alto vigor!

Atenção! Muitos agricultores confundem o conceito de rotação com a chamada sucessão de culturas, termos muito parecidos. Entretanto, o segundo se refere a uma sequência de culturas dentro de um mesmo ano agrícola, sem que haja descanso ou adubação adequada do solo para recuperação dos nutrientes e prevenção de degradação com o passar do tempo. Na rotação, ocorre um sistema de plantio completamente planejado.

Quais as vantagens e desvantagens da realização da consorciação de culturas?

Plantar milho pode ser uma solução na rotação com lavoura de soja.

Quais são os benefícios da rotação de culturas?

A rotação de culturas permite tornar o sistema mais produtivo, melhorando o desenvolvimento do solo e tornando-o autossustentável com o decorrer do tempo. Além disso, essa estratégia apresenta outros bons benefícios à plantação. São eles:

  • Torna possível a produção diversificada de culturas;
  • Permite que o solo tenha melhoria em suas características físicas, químicas e biológicas;
  • Quebra o ciclo de patógenos;
  • Diminui a ocorrência de doenças, pragas e plantas daninhas;
  • Possibilita a reposição da matéria orgânica no solo;
  • Protege o solo dos agentes climáticos, o que torna a produção estável;
  • Contribui para o aumento da produtividade;
  • Torna o Sistema de Plantio Direto (SPD) viável;
  • Torna a absorção de nutrientes mais eficiente, o que melhora o desempenho das cultivares.

Dica! Na hora de escolher a sua cultura de cobertura, escolha aquela com bastante biomassa, que seja capaz de melhorar o estado do solo com o objetivo de evitar pragas e doenças, e que possuam um retorno financeiro para contribuir com a sua renda.

  • Leia também — Adubação: dicas para um resultado mais eficiente

Já utiliza a rotação de culturas? Assine a newsletter da Brasmax para saber mais técnicas para o máximo rendimento da sua lavoura!

Quais as vantagens e desvantagens da realização da consorciação de culturas?

Postado em: 12/12/2018 - 2 min de leitura

Grande parte dos sistemas de produção brasileiros são baseados em sistemas a pasto, onde o grande gargalo da produção é o manejo de forragens de forma sustentável e produtiva. Em muitas propriedades, a adubação em todas as pastagens é inviável ou mesmo negligenciada. Desta forma, o consórcio de gramíneas e leguminosas surge como alternativa para manter a produtividade e equilíbrio da pastagem.

O plantio de duas espécies com características diferentes, sendo uma gramínea e outra leguminosa em um mesmo local, é uma ótima alternativa para garantir a qualidade da pastagem, aumentar a disponibilidade de nitrogênio no solo, além de aumentar a proteção da terra contra erosão. Porém, como todas as técnicas de produção, o sistema de pastejo consorciado possui vantagens e desvantagens! Confira abaixo:

Vantagens da consorciação de gramíneas e leguminosas:
• Aumento da fixação biológica de nitrogênio no solo pelas leguminosas;
• Melhora no valor nutritivo da pastagem;
• Maior sustentabilidade na produção de forragem, diminuindo a dependência da adubação para manter a produtividade da pastagem.

Desvantagens da consorciação de gramíneas e leguminosas:
• Com a inclusão de leguminosas no sistema, a incidência de insetos como formigas aumenta, necessitando de manejo adequado.
• Baixa disponibilidade de sementes no mercado: apesar da grande oferta de leguminosas, a oferta de sementes é baixa. Se pensarmos em leguminosas que tenham propagação clonal, essa disponibilidade fica ainda menor.
• Baixa persistência de algumas leguminosas, reduzindo a credibilidade do sistema consorciado.

Mesmo existindo desvantagens para esse sistema, se forem utilizadas as plantas corretas e as técnicas de manejo adequadas, é possível obter grande estabilidade no sistema. Resultando em uma produção mais sustentável na pecuária. Mas, como escolher as gramíneas e leguminosas para cada sistema? Como realizar o manejo adequadamente para que a produtividade da pastagem seja otimizada?

Pensando nisso, o EducaPoint acaba de lançar um novo curso: "Pastagem consorciada: estratégia para a produção à pasto" no qual o especialista em consórcio de pastagens, Dr. Daniel Rume Casagrande, professor da Universidade Federal de Lavras, irá apresentar as melhores práticas para a implantação e manutenção das pastagens.

Serão apresentadas as diferenças entre gramíneas e leguminosas, seus hábitos de crescimento, e a vantagem e desvantagem de se utilizar a pastagem consorciada para a produção de carne ou leite à pasto.

Assista ao conteúdo completo do cursoe aprenda como implantar um sistema de consórcio de pastagens de forma eficiente e produtiva!

Para acessar este mais de 150 outros cursos, basta assinar o EducaPoint. Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos.

Conheça os planos aqui!

Conheça a maior plataforma do agronegócio, acesse nossos cursos gratuitos!

Quais são as desvantagens da rotação de culturas?

Quais são as desvantagens da rotação de culturas?.
Difícil elaboração de planejamento estratégico que atenda aos objetivos;.
Necessidade de maiores investimentos, especialmente em maquinário;.
Mecanização dependente de um trabalho bem dirigido;.
Dificuldade de créditos e de investimentos em culturas de menor expressão..

Quais são as vantagens da rotação de culturas?

São eles:.
Torna possível a produção diversificada de culturas;.
Permite que o solo tenha melhoria em suas características físicas, químicas e biológicas;.
Quebra o ciclo de patógenos;.
Diminui a ocorrência de doenças, pragas e plantas daninhas;.
Possibilita a reposição da matéria orgânica no solo;.

Quais culturas podem ser consorciadas?

Exemplos De Consorciação De Culturas.

Quais são as vantagens dessa prática agrícola?

Redução de empecilhos e impactos ambientais, aumento da produtividade e otimização de recursos, são apenas algumas das diversas melhorias que os avanços científicos e tecnológicos trouxeram para a prática agrícola, seja para grandes ou pequenos agricultores ou ainda para os diferentes segmentos das grandes indústrias.