Quais os principais paralelos que cortam o continente americano Brainly?

A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o globo terrestre horizontalmente em dois hemisférios:

  • hemisfério norte (boreal ou setentrional)
  • hemisfério sul (austral ou meridional)

Considerado o principal paralelo do globo, a Linha do Equador possui um raio de aproximadamente 6.380 km num total de 40 mil quilômetros de extensão.

Quais os principais paralelos que cortam o continente americano Brainly?
Mapa do Mundo com a Linha do Equador e os Trópicos


Em relação ao clima, as cidades que se encontram mais próximas da Linha do Equador apresentam altas temperaturas. Por outro lado, as cidades mais distantes da linha do Equador, apresentam temperaturas mais baixas.

Isso explica porque nos estados do norte do Brasil as temperaturas são bem mais altas que na região sul.

Apesar de Macapá (Amapá) ser a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador, ela também passa imaginariamente nos estados brasileiros do Amazonas, Roraima e Pará.

Localização da Linha do Equador

Os países marcados pela presença da Linha do Equador são:

  • Brasil
  • Colômbia
  • Equador
  • Gabão
  • Indonésia
  • Kiribati
  • Maldivas
  • Quênia
  • República do Congo
  • República Democrática do Congo
  • São Tomé e Príncipe
  • Somália
  • Uganda

Leia também:

  • O que é Cartografia?
  • Coordenadas Geográficas
  • Pontos Cardeais

Latitude e Longitude

Outras linhas imaginárias que existem no globo, são a latitude e a longitude.

As linhas horizontais paralelas imaginárias do globo são denominadas de latitude, em direção leste-oeste e variam até 90°.

As linhas verticais são chamadas de longitude, em direção norte-sul e variam até 180°.

Quando há o cruzamento da latitude e a longitude, é possível encontrar a localização exata de qualquer local no planeta terra.

Leia também: Latitude e Longitude

Trópicos

Além da Linha do Equador, outras linhas imaginárias de tal importância passam no globo terrestre, a saber:

  • Trópico de Câncer
  • Trópico de Capricórnio
  • Círculo Polar Ártico
  • Círculo Polar Antártico

Leia também: Trópicos de Câncer e Capricórnio.

Linha Internacional de Data (LID)

Além das linhas imaginárias do Equador, Câncer, Capricórnio, Ártico e Antártico, há a “Linha Internacional de Data” ou “Linha de Data”. Está localizada no Oceano Pacífico entre a Oceania e a Ásia.

Ela é denominada de antimeridiano de Greenwich, uma vez que está oposta ao Meridiano de Greenwich.

Paralelos e Meridianos

Antes de mais nada importante estar atento aos conceitos sobre os meridianos e os paralelos.

As linhas verticais presentes no globo (sentido norte-sul) são chamadas meridianos.

Já as linhas horizontais, que surgem no sentido leste-oeste, são chamadas paralelos.

Como dito anteriormente, a Linha do Equador é o mais importante paralelo do globo que divide a terra em dois hemisférios (norte e sul).

O Meridiano de Greenwich (marco zero) é considerado o meridiano mais importante. Ele divide o globo em dois hemisférios (ocidental ou oeste e hemisfério oriental ou leste).

Através da latitude tem-se como referência a linha do Equador e, por meio da longitude, tem-se o meridiano de Greenwich.

Veja mais em:

  • Paralelos e Meridianos
  • Rosa dos ventos

A Europa é conhecida como um continente, porém tecnicamente deveria ser somente uma enorme península localizada a oeste da Eurásia (nome oriundo da junção entre Europa e Ásia), a maior concentração de terras emersas do mundo.

Geograficamente, o continente europeu não se encontra separado por acidentes geográficos como acontece com a Oceania e a América - que tem o oceano como meio de separação de territórios. A Europa está ligada fisicamente com o continente asiático. Desse modo, o que os classificam como continentes distintos são na verdade os aspectos culturais e históricos.

O continente em questão possui um limite territorial com o Oceano Glacial, ao norte; com os mares mediterrâneo, Negro e de Mármara e pela cadeia do Cáucaso, ao sul; com o oceano Atlântico, a oeste; e com os Montes Urais, rio Ural e o Mar Cáspio, a leste.

O território em que se encontra a Europa ocupa uma área de 10,3 milhões de Km2, espaço geográfico limitado se comparado aos outros continentes. O continente europeu é bastante dividido politicamente, uma vez que são 48 países independentes presente no interior do mesmo. Em decorrência da fragmentação do território, existem países que tem em seu poder áreas restritas. Tal fato proporcionou o surgimento de micro-países, como Andorra, com 453 km2; Malta, com 315 km2; Liechtenstein, com 160 km2; San Marino, com 60,5 km2; Mônaco, com 1,95 km2; e o menor país do planeta, o Vaticano, com 0,44 km2. Realidade que não vale para a Rússia, tendo em vista que esse país detém o maior território do continente e do mundo, ocupa cerca de 40% da área total da Europa.

O continente europeu está situado totalmente no hemisfério norte, praticamente todos os países se encontram na parte oriental. Localizado na zona temperada da Terra e uma parte no círculo polar Ártico.

Apesar de a maioria dos países europeus serem limitados espacialmente, os mesmos se tornaram importantes nações no cenário mundial, dentre elas Alemanha, França, Itália e Reino Unido, países que integram o G-7 mais um (G-8).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os principais paralelos que cortam o continente americano?

O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4). Ocupa terras do hemisfério norte, sul e oeste.

Quais são os dois principais paralelos que cortam?

Os principais paralelos recebem denominações específicas: ​Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer​, no Hemisfério Norte; ​Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio​, no Hemisfério Sul.

Qual o nome do paralelo que não corta o continente americano?

Resposta: É o Círculo Polar Antártico. Espero ter ajudado!!!

Qual e o paralelo que corta o continente europeu?

A Europa encontra-se totalmente no hemisfério norte da Terra, também chamado hemisfério setentrional ou boreal. Somente um dos paralelos mais importantes cruza o continente europeu: trata-se do Círculo Polar Ártico, que passa pelo extremo norte da Islândia, norte da Escandinávia e da Rússia.