Quais são os dois tipos de reações químicas do metabolismo celular?

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que se processam em um organismo. Essa definição pode parecer simples, mas envolve um conjunto de conhecimentos que se abrem como se fosse um leque. As transformações energéticas processadas em um organismo indicam que estas aconteceram inicialmente dentro de cada célula, individualizada.

O conjunto de reações que permitem a formação de moléculas de maior complexidade é denominado reações de síntese ou anabolismo. Quando as reações se processam na decomposição das estruturas mais complexas em novas mais simples são conhecidas como reações de degradação ou catabolismo.

Temos como exemplo de catabolismo o processo da digestão, quando as moléculas são degradadas em substâncias menores absorvíveis; e como exemplo de anabolismo a união de aminoácidos para a formação de proteínas, como a melanina.

Mas como disse Lavoisier: “Na natureza nada se perde nada se cria. Tudo se transforma!”. Sabendo que a célula é uma unidade complexa e organizada, que demanda de energia continuamente para realizar as inúmeras reações que a mantém viva, devemos nos questionar sobre o destino da energia produzida e sua origem.

Na célula, inúmeras reações químicas acontecem com um gasto de energia superior àquele produzido ao final do processo, esse déficit de energia é compensado com a absorção de energia externa para a promoção da reação. Assim, temos a reação endergônica ou endotérmica – reações onde há absorção de energia do meio externo.

Um exemplo deste tipo de reação seria a produção de glicose a partir de moléculas de água e gás carbônico durante o processo da fotossíntese. Existe nesse processo a necessidade da energia luminosa para promover esta síntese.

Em contrapartida, outras reações acontecem de forma totalmente oposta às reações endergônicas, uma vez que ocorre com liberação de energia para o ambiente, dissipando calor ao meio externo. Esse tipo de reação é conhecido como reação exergônia ou exotérmica. Um exemplo desse processo é a liberação da energia contida na molécula da glicose no processo de combustão, onde é produzida energia excedente ao sistema.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A liberação da energia presente em moléculas orgânicas, como a glicose, por exemplo, acontece por meio da oxidação aeróbica. Nesse processo de degradação se formam água e gás carbônico, liberando energia para as atividades celulares. Durante esse processo ocorrem transferências de elétrons entre as substâncias participantes, através de reações de oxirredução. Assim, enquanto uma substância ganha elétrons durante a reação (redução), outra substância ganha elétrons (oxidação) durante a mesma reação.

Essa geração de energia permite a existência e o funcionamento de nosso organismo.

Mas se nossas reações produzem e consomem energia, como organizar essa equação para que não haja falta ou como permitir que nosso organismo aproveite ao máximo a energia presente disponível?

Toda reação química exige um gasto de energia para iniciar, isto é o que chamamos de energia de ativação. A estratégia desenvolvida por nosso organismo para minimizar a perda de energia e diminuir a quantidade necessária para ativar os reagentes em uma reação química é a utilização de enzimas.

Se não fosse pelas enzimas, nosso organismo necessitaria dispor de grande quantidade de energia e de realizar um aquecimento geral do organismo para promover as reações, entretanto, isso não seria possível, uma vez que as proteínas desnaturam em altas temperaturas e inviabilizariam a vida.

Nesta videoaula, você vai entender de vez a força de atrito, um tipo de força dissipativa que surge quando superfícies que não são perfeitamente lisas são colocadas em contato. Ela faz com que parte da energia cinética de um corpo seja dissipada em forma de energia térmica. Vamos aprender a calculá-la?

Classificação. Existem dois grandes processos metabólicos pelas quais as reações químicas do metabolismo são classificadas: o anabolismo e o catabolismo. ... Portanto, o anabolismo e o catabolismo se relacionam de modo que o anabolismo só ocorre na presença de energia que é obtida a partir de processos catabólicos.

O que vem a ser metabolismo?

Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células.

O que é metabolismo de um exemplo?

Metabolismo é o conjunto de reações que permitem ao organismo manter sua funções vitais. Por exemplo: a síntese ou degradação de proteína, de carboidratos, entre outros. “Se você reúne vários aminoácidos, você faz uma síntese de proteína. ... Tudo isso faz parte do metabolismo de uma pessoa, é a integração metabólica.

Quais são os 4 tipos de metabolismo celular?

O metabolismo celular é dividido em anabolismo e catabolismo.

  • O anabolismo compreende as reações de armazenamento de energia, ocorrendo a síntese de compostos. É a fase sintetizante do metabolismo.
  • O catabolismo compreende as reações de liberação de energia, a partir da decomposição de moléculas. ...
  • Saiba mais:

Quais os principais ciclos metabólicos existentes no organismo?

Classicamente, divide-se o metabolismo em: catabolismo - obtenção de energia e poder redutor a partir dos nutrientes. anabolismo - produção de novos componentes celulares, em processos que geralmente utilizam a energia e o poder redutor obtidos pelo catabolismo de nutrientes.

Quais os tipos de substâncias e moléculas gerada no metabolismo?

Bioquímica da vida - Conheça as principais substâncias que compõem os seres vivos

  • Água. A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. ...
  • Minerais. ...
  • Lipídios. ...
  • Proteínas. ...
  • Ácidos nucleicos.

Como funciona o metabolismo do corpo humano?

De acordo com a nutricionista Sara Bortoluz, metabolismo é uma série de reações em que substâncias químicas e nutrientes sofrem transformações no nosso corpo, produzindo energia para mantê-lo funcionando, através da síntese, degradação e aproveitamento dos nutrientes ingeridos.

Qual a função do metabolismo do nosso corpo?

O Metabolismo refere-se ao processo de quebra dos alimentos e a transformação deles em energia para o corpo humano, através da digestão e eliminação de resíduos.

O que é metabolismo para que serve?

Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo com o fim de promover a satisfação de necessidades estruturais e energéticas.

O que é metabolismo como pode ser dividido?

O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Reações anabólicas, ou reações de síntese, são reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos.

Quais os dois tipos de reações químicas que ocorrem no metabolismo?

O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo (reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).

Quais são os tipos de metabolismo celular?

O metabolismo celular é dividido em anabolismo e catabolismo. O anabolismo compreende as reações de armazenamento de energia, ocorrendo a síntese de compostos. É a fase sintetizante do metabolismo. O catabolismo compreende as reações de liberação de energia, a partir da decomposição de moléculas.

Quais os principais exemplos de reações metabólicas?

Os principais exemplos de reações de metabolismo energético são a fotossíntese e a respiração celular. A fotossíntese é um processo realizados apenas por organismos autotróficos (aqueles que conseguem produzir seu próprio alimento), como as plantas. Nele, a energia solar é usada para produzir moléculas de glicose.

Qual é o conjunto de reações química que recebe o nome de metabolismo?

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorre na célula e que lhe permite manter-se viva, crescer e se dividir. Em resumo, podemos dizer que o metabolismo refere-se a todos os processos bioquímicos de construção e quebra de moléculas que ocorrem nos organismos.