Qual a capacidade de geração de energia da usina hidrelétrica de Itaipu?

Qual a capacidade de geração de energia da usina hidrelétrica de Itaipu?

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de energia por meio de usinas hidrelétricas. 92,4% da energia elétrica gerada no país provém dessa tecnologia, que o IPT ajudou a desenvolver e implantar ao longo do século XX.

Qual a capacidade de geração de energia da usina hidrelétrica de Itaipu?
Usina Hidrelétrica de Itaipu

O IPT forneceu apoio geológico e geotécnico na pesquisa das propriedades de solo e rochas, para a construção das grandes barragens e hidrelétricas do país, tais como as usinas de Paulo Afonso, Jupiá, Ilha Solteira, Promissão, Itaipu, Porto Primavera e Tucuruí.

Em 1930, existiam no Brasil 541 hidrelétricas, todas construídas a partir de capital estrangeiro. Nossa capacidade instalada de geração de energia a partir do potencial hidráulico das águas, em 1945, era de 1.341MW. O governo, então, decide investir na indústria de energia elétrica no País, criando a Companhia Hidrelétrica de São Francisco (CHESF), que iniciou a construção da Usina de Paulo Afonso (BA), a primeira hidrelétrica nacional. O IPT prestou assistência tecnológica à construção dessa usina, realizando ensaios de deformação diametral sofrida por câmaras escavadas em rocha, quando submetidas a pressão interna. Os resultados desses ensaios foram aplicados também pela Light & Power nas obras de suas hidrelétricas.

Também nos ano 50, foram criadas as centrais de Minas Gerais-Cemig (1952) e as centrais elétricas de Furnas (Porto Colômbia, Marimbondo, Estreito, Volta Grande e Água Vermelha), em 1957. Nesta época, o IPT realiza estudos para a construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, atualmente a terceira maior do Brasil.

Nos anos 60 a reunião das centrais elétricas do Rio Pardo (CHERP) e de Urubupungá (CELUSA), além das usinas elétricas de Paranapanema (USEIPA), formaram as centrais elétricas de São Paulo. A capacidade de geração de energia era 5.729MW. Os ensaios de cisalhamentos diretos “in situ”, realizados pelo IPT nas hidrelétricas brasileiras, tornaram- se referência internacional e um marco da evolução dos estudos de Mecânica de Rochas.

A década de 70 é marcada pela intensa contribuição do Instituto na construção de hidrelétricas. Os estudos desenvolvidos nessa época incluem o controle tecnológico da usina de Ilha Solteira e o mapeamento geológico, do litoral norte, Vale do Paraíba do leste do Estado de São Paulo, visando a construção de futuras hidrelétricas. Em 1976 a capacidade instalada de energia triplicou, chegando a 177.000 MW.

E ainda não era suficiente. A partir daí surge ITAIPU, a maior hidroelétrica do mundo construída pelo Brasil e Paraguai no rio Paraná, com 14.000MW. Em 1979, técnicos do IPT foram enviados à Itália para estudar e aprimorar o projeto original da usina. O Instituto realizou estudos no modelo reduzido (com 4 metros de altura) e no modelo estrutural da barragem.

Quer saber mais o que o IPT fez nesses 110 anos? Veja a linha do tempo.

Você sabia também: Que o IPT foi pioneiro na identificação e aplicação das madeiras brasileiras?

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em março de 2022, o Brasil superou 14 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica. 

O marco, que de acordo com a entidade equivale à geração de Itaipu, considera parques centralizados e a geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, a chamada geração distribuída. Considerando somente as usinas de grande porte, a potência instalada é de 4,7 GW, o equivalente a 2,4% da matriz elétrica. 

Os benefícios da energia solar são inúmeros. Por ser uma fonte de energia renovável, a energia solar já evitou, desde 2012, a emissão de 18 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. Além disso, o Brasil tem excelentes índices de insolação, que garantem a geração ao logo de todo o ano. 

Você também pode gostar de

Benefícios além da energia

Além da contribuição fundamental para a descarbonização da matriz energética, a geração solar, hoje, é a sexta maior fonte energética do Brasil, presente em todas as regiões do país. 

De acordo com a Absolar, essa fonte já trouxe ao país, desde 2012, mais de R$ 74,6 bilhões em novos investimentos e R$ 20,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos, além de ter gerado mais de 420 mil empregos. 

Além disso, o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia, apontou em entrevista à CNN Brasil que as usinas solares de grande porte geram eletricidade por preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos. Assim, em sua avaliação, o setor espera um crescimento acelerado nos sistemas solares no Brasil em 2022. 

Qual a produção de energia em Itaipu?

A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,8 milhões de gigawatts-hora (GWh) desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 8,4% da energia consumida no Brasil e 85,6% no Paraguai.

Quanto de energia gera uma usina hidrelétrica?

Tabela 1 – A Matriz Elétrica Nacional.

Quantas unidades geradoras de energia com Itaipu?

A Itaipu tem 20 unidades geradoras. A última unidade instalada começou a gerar energia em 2007. Cada uma tem capacidade de 700 megawatts (MW), potência suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Juntas, as 20 unidades geradoras somam 14 mil MW.

Qual o nível do reservatório de Itaipu hoje?

O maior lago artificial do Brasil é o de Sobradinho (BA), com 4.214 km² de área inundada..