Qual a diferença entre a árvore da vida e A Árvore do Conhecimento?

A árvore do conhecimento do bem e do mal era a única árvore cujo fruto Deus proibiu Adão e Eva de comer. Deus avisou que comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal levaria à morte.

Quando Deus criou o jardim do Éden, Ele fez crescer nela todo tipo de árvore com fruta boa para comer. No meio do jardim Deus colocou a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Ele deixou o homem comer de todas as árvores que quisesse, exceto a árvore do conhecimento do bem e do mal. Se o homem provasse esse fruto, nesse dia morreria (Gênesis 2:16-17).

Um dia a serpente falou com Eva e lhe disse que não era assim, não morreriam. Deus apenas não queria que eles se tornassem como Ele, conhecendo o bem e o mal (Gênesis 3:4-5). Adão e Eva, querendo ter conhecimento do bem e do mal, comeram o fruto da árvore. Seus olhos se abriram, perceberam que estavam nus e tentaram se cobrir. Quando Deus visitou o jardim, eles tentaram se esconder, por causa da vergonha, e confessaram que tinham comido o fruto da árvore proibida (Gênesis 3:10-12). Como castigo, Adão e Eva foram expulsos do Éden, para não poderem comer o fruto da árvore da vida e viverem para sempre.

Veja aqui: o que é a árvore da vida em Gênesis?

Por que Deus colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim?

A Bíblia não explica por que Deus criou a árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas a Bíblia diz que Deus colocou essa árvore ao lado da árvore da vida (Gênesis 2:9). A escolha era clara: vida ou morte.

Deus não foi injusto. Ele deu muita escolha ao homem, dentre todo tipo de árvore boa e gostosa para comer. Ele apenas proibiu de comer de uma árvore no jardim todo e colocou ao lado uma árvore muito melhor. Deus explicou qual seria a consequência mais séria de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal: a morte. Mas Deus deixou o homem escolher.

Veja também: Deus é justo?

O fruto da árvore deu conhecimento tanto do bem quanto do mal. Antes de comer, o homem era inocente, não pensava na possibilidade de fazer coisas ruins. Quando seus olhos se abriram, começou a pensar em coisas ruins e ficou envergonhado (Gênesis 3:6-7). Agora, em vez de ter o pensamento todo voltado para coisas boas, tinha o pensamento dividido entre o bem e o mal.

Nesse dia o homem sofreu morte espiritual – ficou separado de Deus. Por causa disso, a partir desse dia o homem perdeu a vida eterna e começou a caminhar para a morte física. A escolha e suas consequências eram claras desde o início mas Deus não obriga ninguém a obedecer. O homem escolheu desobedecer a Deus e sofreu as consequências que Deus tinha avisado.

A árvore da vida era uma árvore cujo fruto dava a vida eterna. A árvore da vida ficava no meio do jardim do Éden, junto à árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando o homem pecou, Deus o expulsou do Éden para não comer da árvore da vida.

Quando Deus criou o Éden, Ele colocou a árvore da vida no centro do jardim (Gênesis 2:8-9). Deus deu ao homem permissão para comer de todas as árvores do jardim, mesmo a árvore da vida. O homem só não deveria comer o fruto da árvore ao lado – a árvore do conhecimento do bem e do mal. As duas árvores estavam lado a lado: uma que dava vida e outra que trazia morte.

Veja aqui: o que era a árvore do conhecimento do bem e do mal?

Depois que Adão e Eva desobedeceram e comeram o fruto da árvore proibida, Deus os proibiu de comer da árvore da vida. No seu estado de pecado, o homem não pode viver para sempre. Deus expulsou o homem do jardim e guardou o caminho para a árvore da vida com querubins e uma espada em chamas (Gênesis 3:22-24).

Antes de pecarem, Adão e Eva tinham livre acesso à árvore da vida e podiam comer dela quando quisessem. Mas quando pecaram perderam esse direito. Deus tinha avisado que comer da árvore proibida iria trazer morte, por isso não podiam mais comer da árvore da vida.

Veja também: onde fica o jardim do Éden?

A árvore da vida em Apocalipse

Apocalipse 22:1-2 fala novamente sobre a árvore da vida. Essa árvore está no Céu e traz cura e vida. A árvore da vida representa a vida eterna que há em Jesus.

Quem vai para o Céu poderá comer da árvore da vida e terá a vida eterna. Esse é o prêmio de todos que aceitam Jesus como seu salvador e o seguem durante suas vidas na terra (Apocalipse 2:7). Os salvos viverão eternamente com Deus, sem sofrer mais as consequências do pecado.

Você é daqueles que faz planos para ler a Bíblia inteira todos os anos, mas todos os anos você fracassa?

Você não acha que está na hora de mudar um pouco essa estratégia que não está dando certo? Eu acredito que sim e por isso escrevi esse texto para você...

Eu sou especialista em ajudar pessoas a transformar a forma como leem e entendem a Bíblia Sagrada. Já ensinei mais de 5 mil alunos!

A solução é mais simples do que você imagina e está a praticamente 1 único clique de você!

SIM! Eu vou te ajudar e saiba que, ainda hoje, essa dificuldade de entender a Bíblia vai sumir da sua vida! Vamos começar?

Então, é hora de acessar a solução que preparei para te ajudar... clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

Você Pergunta: Percebi em meu estudo de Gênesis que no começo temos a menção de duas árvores, a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Por que temos essas duas árvores sendo destacadas e qual o significado de cada uma delas para o homem? Elas são reais ou simbólicas?

Caro leitor, de fato sua observação está correta. Dentre as diversas árvores que Deus cria, o texto destaca essas duas, o que mostra que eram especiais.

Vamos analisar cada uma delas para entendermos o significado que Deus quis trazer ali para nós.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

Temos duas árvores do jardim do Éden?

(1) No capítulo 2 de Gênesis, onde temos uma menção mais detalhada da criação realizada no capítulo 1, observamos um detalhamento da parte da criação das plantas. Vejamos:

“Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gênesis 2:9).

Chama a atenção o destaque especial para essas duas árvores. Muitas dúvidas já foram levantadas sobre essas duas árvores, se eram literais ou reais e apenas representam um simbolismo.

Vamos examinar duas posições bem interessantes sobre isso:

(i) As duas árvores eram plantas reais, mas o efeito delas era simbólico?

Isso significa que essas árvores realmente existiram, porém, não tinham em si mesmas algum tipo de poder. Deus as teria escolhido para simbolizar a realidade que Ele queria destacar ao homem.

Ou seja, a vida eterna debaixo da obediência a Ele.

Quando comia da árvore da vida o homem trazia essa realizada ao seu coração e quando obedecia ao Senhor não comendo da árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem também vivia de forma real esse simbolismo de plenitude que a árvore trazia.

(ii) As duas árvores eram plantas reais e possuíam propriedades especiais nos frutos?

Os que pensam nesse significado defendem que as árvores de fato existiram e que, além de existirem, tinham propriedades especiais em seus frutos (no caso da árvore da vida, uma propriedade especial de fornecer a vida; e no caso da outra árvore, o não comer o fruto é que mantinha o homem longe da queda e, consequentemente, tendo vida eterna).

(2) Pessoalmente prefiro a primeira interpretação, pois a Bíblia como um todo, por diversas vezes, usa esse sistema de “sacramentos” (algo visível para comunicar algo invisível) para comunicar verdades ao ser humano.

Por exemplo, a água é um elemento visível que no batismo comunica uma realidade invisível, ou seja, a conversão do coração de uma pessoa, que ocorre no interior dela.

Também temos o pão e o suco da videira, elementos visíveis que comunicam os efeitos da morte de Cristo, o derramamento de Seu sangue na cruz pelos pecadores.

Sendo assim, as duas árvores de Gênesis poderiam sim ser reais e terem sido usadas por Deus como um símbolo da vontade Dele ao ser humano de que comessem do que Deus mandou comer e se afastassem do que Deus mandou se afastar!

(3) Falemos agora um pouco sobre significados: A árvore da vida aponta para a plenitude da vida que encontramos dentro da vontade de Deus.

Dentro da vontade do Pai podemos viver de forma plena, feliz, pacífica, realmente completa.

Interessante notar que essa árvore da vida é novamente citada em Apocalipse (2:7; 22:2; 22:14; 22:19), mostrando que Deus a coloca novamente na história (de forma real, mas com significado simbólico novamente) no final dos tempos.

A árvore do conhecimento do bem e do mal é citada como sendo atrativa, boa, agradável (Gênesis 3:6), porém, tomar do fruto dela era andar na estrada da desobediência ao Senhor, um caminho que levou sim ao conhecimento do bem e do mal, porém, também para a destruição, pois não existe vida plena longe da vontade do Senhor.

Essa árvore não é mais citada na Bíblia. Não estará no céu, pois, no novo céu e nova terra não haverá mais possibilidade de entrada do pecado!

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

Qual é a árvore que representa a árvore da vida?

Na mitologia nórdica, a árvore da vida era chama de Yggdrasil e sua função era conectar o mundo dos deuses, dos humanos e o submundo, portanto, ela representava a harmonia entre esses três lugares.

O que significa a árvore do conhecimento?

Assim, aquela árvore essencialmente boa representava a possibilidade de um conhecimento potencialmente ilimitado. Somente Deus é conhecedor de todas as coisas. Então, como sua criatura, o homem deveria confiar que somente seu Criador onisciente é quem sabe o que é verdadeiramente bom e mau para sua vida.

O que a Bíblia fala sobre a árvore da vida?

Provérbios 3:18: “É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm”. A felicidade resulta do conhecimento desse livro que dá vida.

O que é a árvore da vida?

A Árvore da vida é um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais como celtas, gregas, romanas e persas até culturas orientais como a chinesa e a japonesa. Para todas elas a Árvore da vida representa vitalidade, força e capacidade para vencer desafios. Além disso, é um símbolo que provoca reflexão.