Qual a finalidade da área de conhecimento integração em um projeto?

A principal finalidade de um Gerente de Projetos é ser um integrador. Se ele não tem essa habilidade, geralmente, um projeto acontece de maneira desordenada e com baixa probabilidade de acerto.

Um gerente de projeto sem foco e sem saber fazer a integração não aproveita o talento dos colaboradores da melhor maneira, demora mais para alcançar seu objetivo e pode causar um investimento maior que o necessário.

Como se Tornar um Gerente de Projetos Integrador?

O gerente integrador, necessariamente, tem que desenvolver habilidades de liderança.

No livro O Monge e o Executivo, de James Hunter, é apresentado a diferença entre gerência e liderança:

  • Gerência não é algo que você faça para os outros. Você gerencia inventário, seu talão de cheques, seus recursos. Você pode até gerenciar a si mesmo. Mas você não gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas.

Segundo Hunter, Liderança: “É a habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo o bem comum”.

Para ser um gerente de projetos integrador é preciso ter todas as características listadas por Hanter, e ter conhecimentos das melhores práticas do gerenciamento de projetos.

Gerente Integrador

As organizações estão procurando cada vez mais os gerentes de projetos,  com o perfil de integrador, pois já se percebe a importância desse profissional com essa habilidade para a otimização de recursos financeiros e humanos.

Um gerente de projeto integrador sempre vai ter uma oportunidade no mercado, afinal sempre haverá a necessidade de evolução dentro dos negócios.

O Gerenciamento de Projetos, por fazer parte de uma área relativamente nova no mercado empresarial brasileiro, ainda encontra-se gerente que não conhece as melhores recomendações relativas ao gerenciamento da integração dos projetos.

Veja a seguir como o novo Guia PMBOK 6ª Edição (PMI, 2017) trata o Gerenciamento da Integração do Projeto, em que o gerente do projeto é incentivado a ser um integrador dos processos e das pessoas.

Gerenciamento da Integração do Projeto

O Gerenciamento da Integração do Projeto inclui os processos e atividades para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento de projeto dentro dos Grupos de Processos de Gerenciamento do Projeto (Figura 1).

No contexto de gerenciamento de projetos, a integração inclui características de unificação, consolidação e inter-relacionamentos das áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos.

 

Qual a finalidade da área de conhecimento integração em um projeto?

Figura 1: Área de conhecimento gerenciamento da integração do PMBOK® 6ª Edição.

 O Guia PMBOK® trata dos conceitos-chave que um gerente de projeto deve ter conhecimento em relação ao Gerenciamento da Integração Projeto, veja a seguir.

 Conceitos-chave do Gerenciamento da Integração do Projeto

O Gerenciamento da Integração do Projeto é uma atribuição específica do projeto.

O gerente do projeto é quem combina os resultados em todas as outras Áreas de Conhecimento e tem a visão geral do projeto. O gerente do projeto é responsável pelo projeto como um todo.

As ligações entre os processos nos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos são muitas vezes iterativas. Por exemplo, o Grupo de Processos de Planejamento fornece ao Grupo de Processos de Execução um plano de gerenciamento do projeto documentado no início do projeto, e então o atualiza caso ocorram mudanças à medida que o projeto progride.

O Gerenciamento da Integração do Projeto envolve (PMBOK®):

  • Garantir que as datas finais de entregas do produto, serviço; e do Plano de Gerenciamento de benefícios (é o documento que descreve como e quando os benefícios do projeto serão entregues) estejam alinhados;
  • Fornecer um plano (como fazer) de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos do projeto;
  • Assegurar a criação e o uso do conhecimento apropriado de e para o projeto conforme for necessário;
  • Gerenciar o desempenho e as mudanças das atividades no plano de gerenciamento do projeto;
  • Medir e monitorar o progresso do projeto e tomar as medidas necessárias para atender aos seus objetivos;
  • Coletar dados sobre os resultados obtidos, analisar os dados para obter informações e comunicar essas informações às partes interessadas relevantes; e
  • Concluir todo o trabalho do projeto e encerrar formalmente cada fase, contrato e o projeto como um todo.

 Também não menos importante o líder de projetos deve conhecer as tendências das áreas do gerenciamento da integração tabulados no novo Guia PMBOK® 6ª Edição listadas a seguir.

 Tendências e Práticas Emergentes no Gerenciamento da Integração do Projeto

A integração do Projeto requer combinar os resultados de todas as Áreas de Conhecimento. Essas tendências evolutivas em processos de integração incluem:

  • Uso de ferramentas automatizadas. Torna-se necessário a utilização de um Sistema de Informações de Gerenciamento de Projetos (SIGP) para coletar, analisar e utilizar informações para atender aos objetivos do projeto e realizar os benéficos do projeto.
  • Uso de ferramentas visuais de gerenciamento. Essas ferramentas fornecem uma visão geral do status do projeto, facilita a transferência de conhecimento e capacita os membros da equipe e outras partes interessadas a ajudar a identificar e resolver problemas.
  • Gerenciamento do conhecimento do projeto. A força de trabalho cada vez mais móvel e transitória exige um processo mais rigoroso para identificar o conhecimento em todo o ciclo de vida do projeto e transferi-lo para o público-alvo, para que o conhecimento não seja perdido.
  • Expandir as responsabilidades do gerente do projeto. Os gerentes de projeto estão sendo solicitados a iniciar e finalizar o projeto, com o desenvolvimento de business case (caso de negócios) e o gerenciamento de benefícios. Também estão envolvidos numa identificação e engajamento mais abrangente das partes interessadas.
  • Metodologias híbridas. Algumas metodologias de gerenciamento de projetos estão evoluindo para incorporar com sucesso novas práticas aplicadas. Exemplos incluem o uso de práticas ágeis e de outras práticas iterativas; técnicas de análise de negócios para o gerenciamento de requisitos; e métodos de gerenciamento de mudança organizacional para preparar a transição dos resultados do projeto para a organização.

Como são consideradas as adaptações necessárias para um bom gerenciamento moderno da integração dos projetos, na perspectiva do PMBOK®, são apresentadas abaixo.

 Considerações sobre tailoring (adaptação)

Como cada projeto é único, o gerente de projeto pode precisar ajustar a forma como os processos de Gerenciamento da Integração do projeto são aplicados. Os itens a serem considerados para adaptação incluem:

  • Ciclo de vida do projeto. O que é um ciclo de vida do projeto apropriado? Quais fases devem formar o ciclo de vida do projeto?
  • Ciclo de vida de desenvolvimento. Qual ciclo de vida de desenvolvimento e abordagem são apropriados para o produto, serviço ou resultado? Qual abordagem é a apropriada: preventiva ou adaptativa/ágil? Se adaptativos, o produto deve ser desenvolvido de forma incremental ou iterativa? Uma abordagem híbrida é melhor?
  • Abordagens de gerenciamento. Quais processos de gerenciamento são mais eficazes com base na cultura organizacional e na complexidade do projeto?
  • Gerenciamento do conhecimento. Como conhecimentos serão gerenciados no projeto para promover um ambiente de trabalho colaborativo?
  • Mudança. Como a mudança será gerenciada no projeto?
  • Governança. Quais conselhos e comissões de controle e outras partes interessadas fazem parte do projeto? Quais são os requisitos de relatórios de status de projeto?
  • Lições aprendidas. Quais informações devem ser coletadas ao longo e ao final do projeto? Como as informações históricas e as lições aprendidas serão disponibilizadas para projetos futuros?
  • Benefícios. Quando e como os benefícios devem ser relatados: no final do projeto ou no final de cada iteração ou fase?

Já é uma realidade que o mercado enxerga que as ferramentas ágeis/adaptativas já estão presentes em alguns projetos específicos, exatamente por isso, é que o novo PMBOK® trata dessas considerações listadas a seguir.

 Considerações para ambientes ágeis/adaptativos

Abordagens ágeis e iterativas promovem o engajamento dos membros da equipe como especialistas locais domínio no gerenciamento de integração. Os membros da equipe determinam como planos e componentes devem ser integrados.

As expectiativas do gerente do projeto, conforme observado em Conceitos-chave para Gerenciamento da Integração não mudam em ambiente adaptativo/ágil, mas o controle do planejamento detalhado do produto e a entrega são delegados à equipe.

O foco do gerente do projeto é formar um ambiente de tomada de decisão colaborativo e garantir que a equipe tenha capacidade para reagir a mudanças.

Considerações Finais

Com um gerenciamento da integração de um projeto de forma eficaz se consegue uma melhora na percepção de valor pelo cliente – Quando se gerencia as expectativas dos clientes, analisando seus desejos e anseios aumenta, o nível de satisfação do cliente.

Também, com gerenciamento efetivo da integração do projeto se antecipa problemas.  Isso aumenta a eficiência do projeto, permitindo que faça mais e mais projetos com maior qualidade.

Nunca é demais lembrar que um gerenciamento profissional de projetos contribui para uma maior probabilidade de sucesso das organizações.

Portanto, lembre-se de utilizar essas recomendações do Guia PMBOK®, em relação ao Gerenciamento da Integração em seus projetos.

Gostou de conhecer mais sobre o gerenciamento da integração dos projetos para a sua empresa? Lembre-se de curtir o artigo e compartilhar com seus amigos.

Todavia, se você pretende aprofundar seus conhecimentos em Gerenciamento de Projetos veja o meu artigo “Por que o Gerenciamento de Projetos é um Fator de Sucesso nas Organizações?”.

Autor

Prof. Dr. José Bezerra da Silva Filho. Entusiasta em Gerenciamento de Projetos. Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA) e Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. Elaborou, implantou e coordenou um curso de Mestrado em Informática Aplicada. Já coordenou dezenas de turmas de cursos de MBA/Especialização. Trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil por mais de três décadas.  É autor de seis livros, sendo os últimos dois: Tecnologia da Informação e Comunicação para GestoresNa Trilha dos Lucros: Prática de Gestão para Tornar sua Empresa mais lucrativa. Coordena o MBA em Gerenciamento de Projetos do Instituto de Capacitação Business School Brasil – BSBr e o Treinamento de Preparação para as Certificações PMP e CAPM, que já está na sua 36ª Turma.

Contatos do autor

  • (85) 9.9921-1675
  • E-mail:
  • Se inscreva na minha LISTA VIP receba em seu e-mail dicas e sacadas sobre Gerenciamento de Projetos, clique aqui: https://bsbr.com.br/lista-vip-gp/

Qual a função da integração do projeto?

O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os diversos processos e atividades de gerenciamento de projetos dos grupos de processos de gerenciamento.

Qual o objetivo da área de conhecimento Gerenciamento de integração?

O Gerenciamento da integração tem como principal objetivo integrar e consolidar as atividades e os processos das demais áreas de conhecimento. Quando implemento uma metodologia em um escritório de projetos, normalmente, consolido todos esses processos e atividades em um único passo.

O que é conhecimento integração?

Área de Conhecimento - Integração Esta área de conhecimento descreve os processos que integram elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Como integrar todas as áreas de conhecimento em um projeto?

Como fazer gerenciamento da integração em 7 passos.
Desenvolva o termo de abertura do projeto. ... .
Desenvolva o plano de gerenciamento do projeto. ... .
Oriente e gerencie o trabalho do projeto. ... .
Gerencie o conhecimento do projeto. ... .
Monitore e controle o trabalho do projeto. ... .
Realize o controle integrado de mudanças..