Qual a importância da manipulação asséptica para o trabalho em laboratório de microbiologia?

A câmera asséptica é um aparelho que faz parte da rotina de laboratórios de locais como a indústria e farmácias de manipulação. Muitos não sabem como esse maquinário funciona e para que serve, porém, é de extrema importância para trâmites laboratoriais, como pesquisas e análises, que necessitam de assepsia.

Primeiramente, podemos entender assepsia como o ato de esterilizar. Em outras palavras, livrar a aparelhagem de quaisquer bactérias ou microrganismos que venham a prejudicar o processo de manipulação. Para que isso aconteça de fato é preciso ter uma máquina que esteja em pleno funcionamento.

Quer saber como a câmera asséptica funciona? Leia este post e saiba mais sobre esse aparelho tão importante.

O que é uma câmara asséptica e onde ela é usada?

Como dissemos, as câmeras assépticas têm a função de esterilizar os materiais e amostras de laboratório. Esse laboratório pode ser localizado em uma indústria, uma farmácia de manipulação ou outros laboratórios de forma geral.

A presença de ameaças invisíveis pode comprometer resultados de análises, por isso a importância da esterilização. Assim, podemos encontrá-la em qualquer ambiente que necessite de assepsia de materiais.

Como funciona uma câmara asséptica?

Para que esteja em pleno funcionamento e cumpra suas funções, a câmera deve possuir uma lâmpada ultravioleta germicida. Essa lâmpada é responsável por eliminar ameaças invisíveis que os materiais possuam por meio da radiação que emite.

Há também uma lâmpada comum destinada à visualização das amostras durante o procedimento. A chave interruptora é o mecanismo usado para ligar e desligar o aparelho. O visor frontal normalmente possui duas portas, de tipo cristal ou acrílico, que abre totalmente e facilita o manuseio das amostras.

Quais as suas características?

O mecanismo que torna a câmara útil é simples de ser compreendido, como já vimos antes, resumido no trabalho feito pela radiação ultravioleta. Além disso, as suas caraterísticas também contribuem para sua importância no ambiente de pesquisas e análises.

Por exemplo, sua composição normalmente é feita de PVC rígido ou plástico industrial. Independente do material de revestimento, a sua cor deve sempre ser branca. Isso facilita a constatação de sujeira e colabora para manter o ambiente limpo, imprescindível em laboratórios.

A câmara asséptica é um aparelho muito comum em laboratórios e se faz necessária a uma diversidade de procedimentos nos quais há a etapa de esterilização. Tanto materiais, aparelhos, quanto amostras necessitam de estar livres de bactérias para sucesso do procedimento.

A sua simplicidade não pode, entretanto, deixar margem para compra de qualquer aparelho. É preciso encontrar marcar confiáveis, afinal, os resultados das análises dependem da esterilização, além da assepsia contribuir também para a segurança de quem manipula as amostras.

Então, esse maquinário que funciona de uma forma tão eficaz não pode ser negligenciado. É preciso encontrar revendedores de confiança. Afinal, como vimos por meio de seu funcionamento, é um aparelho de extrema importância dentro dos laboratórios de pesquisa e análise de amostras.

O seu laboratório precisa de uma câmera asséptica? Não perca tempo e entre em contato conoscovia e-mail ou telefone para adquirir uma.

O que são técnicas de assepsia?

A técnica asséptica consiste no conjunto de métodos utilizados para garantir a assepsia do procedimento de saúde.

Quais as principais formas de assepsia usadas no ambiente hospitalar?

A assepsia de equipamentos hospitalares pode ocorrer em três fases a limpeza, desinfecção e esterilização. No caso, a primeira seria a limpeza para remover os resíduos que se encontram notáveis sendo que o método a ser usado pela limpeza depende do tipo de equipamento.

O que são manobras assépticas?

Manobras assépticas são uma série de procedimentos executados de modo a evitar que os meios de cultura estéreis sejam contaminados por microrganismos indesejáveis. Partindo-se do princípio de que todos os materiais a serem utilizados devem estar minuciosamente limpos, ou seja, devem estar estéreis.

O que é asséptico e Septico?

Sepsis, uma infecção sistémica. Asséptico, designação dada aos processos destinados a evitar a contaminação por microorganismos; Tanque séptico ou fossa séptica, uma tecnologia destinada ao tratamento in situ de efluentes orgânicos.

Qual a importância da manipulação asséptica para o trabalho em laboratório de microbiologia?

Resposta. Resposta: Manipulação asséptica é de grande importância para manter os meios de cultura ou matérias estéreis isentos de contaminação.

Como são classificadas as culturas?

Cultura é tudo que significa o conhecimento, as crenças, a moral, os costumes, os hábitos adquirido pelas suas culturas, a arte. A cultura pode ser classificada em diversas maneiras : Material ou imaterial, real, ou ideal.

Qual a importância de um meio de cultura?

Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.

O que é manipulação asséptica?

O processo de manipulação asséptica consiste em executar etapas do processo produtivo (p.e. enchimento de pós) com os insumos (p.e. matérias-primas) ou produto intermediário (p.e. solução esterilizada por filtração) estéreis, em ambiente controlado, visando minimizar o risco de recontaminação do produto.

Qual a importância das manobras assépticas?

Manobras assépticas são uma série de procedimentos executados de modo a evitar que os meios de cultura estéreis sejam contaminados por microrganismos indesejáveis. Partindo-se do princípio de que todos os materiais a serem utilizados devem estar minuciosamente limpos, ou seja, devem estar estéreis.

Por que devem ser realizadas as técnicas assépticas no momento da manipulação do meio de cultura?

Essa técnica é fundamental para a segurança do paciente e de toda equipe envolvida no processo, pois evita a transmissão de micro-organismos patógenos e/ou neutraliza-os para prevenir infecções e transmissões de doenças, e por consequência, contribui com o sucesso do tratamento.

Quais os cuidados que se deve tomar em laboratórios de microbiologia?

Deve-se ter sempre o cuidado de lavar e realizar a antissepsia das mãos, antes e após o término dos trabalhos realizados no laboratório. Soluções químicas devem ser pipetadas com auxiliar de pipetagem (como a pêra de borracha) e as pipetas químicas devem estar separadas das microbiológicas.