Qual a importância de ter uma alimentação saudável na adolescência?

Produto recomendado

Qual a importância de ter uma alimentação saudável na adolescência?

Couve manteiga orgânica Taeq

Qual a importância de ter uma alimentação saudável na adolescência?

A adolescência é a fase das grandes mudanças e transformações na vida de qualquer pessoa. É durante a puberdade que o corpo vive em constante efervescência em um processo de desenvolvimento natural gerado, principalmente, pelas questões hormonais. Por isso, durante esse período, é necessário um acompanhamento alimentar sério e bem equilibrado, para o futuro adulto atingir a maturidade de forma plena e saudável. Para ajudar os pais nesse momento, o Conquiste sua Vida apresenta uma alimentação funcional bastante adequada para acompanhar o pique de seus filhos!

Para moldar uma dieta nutricional para a puberdade é preciso saber diferenciar os conceitos de comer e se alimentar. É muito comum os adolescentes sentirem muita fome e exagerarem na alimentação diária, contudo, mesmo estando em fase de crescimento, esse desequilíbrio precisa de limites."Apesar de ser uma fase de intensas transformações fisiológicas e emocionais na vida do adolescente, não é indicado liberar o consumo de todo e qualquer alimento neste período. A alimentação deve ser variada, composta por frutas, verduras e legumes. O consumo de alimentos básico, como o arroz e o feijão deve ser estimulado, assim como os alimentos fonte de proteína", orienta a nutricionista Laura Uzunian.

Alimentação na medida certa á vital durante a adolescência

A frequência das refeições é parte da boa alimentação que os adolescentes devem manter, pois esse hábito ajuda o desenvolvimento intelectual e o rendimento escolar, por exemplo. Segundo a especialista, o adolescente deve ter três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches nos intervalos, assim como os adultos.

"Fazer de 5 a 6 refeições diárias mantém o organismo funcionando adequadamente, evita ataques de fome e previne que haja o consumo de alimentos altamente calóricos sem necessidade, evita que o músculo seja utilizado como fonte de energia ao corpo, além de fazer com que o organismo utilize de maneira mais eficaz os nutrientes que são ofertados", explica Laura.

A importância do cálcio durante a puberdade

Um dos nutrientes mais importantes na fase de puberdade é o cálcio. Seu consumo indicado é de 1300mg ao dia e por isso é importante incluir na dieta alimentos como os vegetais verde- escuros como a couve e o espinafre, além de tofu, sardinha fresca, grão de bico e aveia. "As necessidades do mineral são maiores durante a puberdade e a adolescência do que em qualquer época da vida, devido ao acelerado crescimento muscular e esquelético característico da fase. Nesse período, a densidade óssea é máxima e a massa esquelética equivale a 45% do total da fase adulta, que se completará até aproximadamente os 30 anos de idade", esclarece a profissional.

Tão importantes quanto o cálcio são as vitaminas e outros minerais, e por isso é essencial que frutas, verduras e legumes sejam consumidos em pelo menos 3 refeições ao dia. A nutricionista alerta: "Vale lembrar que este consumo deve ser variado, ou seja, é importante ofertar frutas diferentes, por exemplo, e evitar a ingestão de apenas uma ou duas diferentes. De acordo com a cor do vegetal temos disponíveis diversos tipos de nutrientes!

Essa nova rotina alimentar do adolescente nada mais é do que um ensaio de como será na fase adulta. E, para criar essa consciência nutricional que vai garantir saúde durante a maturidade, a especialista aconselha: "É importante propor ao adolescente mudanças de hábito possíveis e flexíveis, discutindo com ele as alterações necessárias, evitando abordar a alimentação de forma monótona e baseada em cobranças".

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ADOLESCÊNCIA

6 de maio de 2019

Qual a importância de ter uma alimentação saudável na adolescência?



• A adolescência é caracterizada por um período de intensas mudanças físicas, hormonais e comportamentais e entende-se como uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, onde os adolescentes vão se tornando cada vez mais autônimos e independentes, principalmente, quando o assunto é alimentação.

• A alimentação adequada e saudável nesse ciclo da vida é de extrema importância, pois estão em uma fase de crescimento acelerado e precisam de energia e nutrientes suficientes para garantir um bom desenvolvimento corporal e cognitivo.

• No entanto, estamos vivendo atualmente, um aumento do consumo de alimentos industrializados e fast foods, que acomete principalmente esta faixa etária, acarretando uma série de problemas futuros, como a obesidade, as carências nutricionais ou até mesmo um baixo rendimento escolar.

• Dessa forma, é necessário de uma atenção especial na alimentação desses adolescentes, principalmente no ambiente familiar, pois é nesse local que os mesmos construirão suas referências alimentares e irão carregar consigo ao longo dos anos. Então, se o adolescente tiver bons exemplos vindos de casa, com toda certeza ele se tornará um adulto saudável e consciente.

• Levando em consideração todos esses aspectos, estarei listando alguns cuidados e dicas para o dia a dia,  com o intuito de  contribuir de forma positiva na alimentação e saúde, não somente desses jovens, mas também para toda família:

Qual a importância de ter uma alimentação saudável na adolescência?
Piramide Alimentar Brasileira

1 – Faça pelo menos 5 ou 6 refeição ao dia: café da manhã, almoço, janta e lanches saudáveis nos intervalos dessas refeições;

2 – Coma de tudo um pouco, pois a alimentação colorida e variada trará os nutrientes necessários para seu desenvolvimento;

3 – Consuma diariamente frutas, verduras e legumes de sua preferência;

4 – Consuma leite e/ou derivados (iogurte, queijo, entre outros) pelo menos duas vezes ao dia;

5 – Beba água diariamente e em bastante quantidade;

6 – Consuma alimentos ricos em fibras (arroz, macarrão e pães integrais, aveia, granola), esses alimentos ajudam no controle da glicemia, bom funcionamento do intestino e também dão maior saciedade;

7 – Nunca deixe que seu filho (a) saia para ir á escola sem estar bem alimentado;

8 – Evite o consumo de alimentos industrializados e fast foods, principalmente salgadinhos, biscoitos recheados, hambúrgueres, refrigerantes, balas, doces, entre outros, pois são ricos em sal, açúcar e gordura, que em excesso podem causar problemas, como a obesidade e o surgimento de acnes;

9 – Se for comprar lanches na escola, escolha alimentos saudáveis como sanduíches e sucos naturais.

10 – Procure se alimentar sempre na mesa, observando os alimentos que você tem colocado no prato e comendo devagar, saboreando bem cada alimento;

11 – Evite que seus filhos fiquem muito tempo na internet ou na televisão. Façam atividades ao ar livre e estejam sempre em movimento;

12 – E se você mãe, pai ou adolescente sente dificuldades, em perder, ganhar, ou manter o peso, procure a ajuda de um profissional Nutricionista.

Escrito pela Nutricionista Credenciada ao PAS-UFMS.
Giseli Patalo Bites CRN-3 57143
Consultório na Clínica Cuidar Mais – Tel.: 3026-1280 / 3028-7780

Por que é tão importante uma alimentação saudável na adolescência?

Os alimentos são a fonte de energia dos adolescentes e uma alimentação desequilibrada pode desequilibrar tanto corpo quanto mente. Prova disso são os diversos estudos que analisam crianças e adolescentes que não consomem café da manhã e apresentam menor desempenho escolar.

O que é uma boa alimentação na adolescência?

Alimentação:.
aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras;.
coma feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana;.
reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos;.
reduza o consumo de sal;.