Qual a melhor posição para dormir após cirurgia de hérnia umbilical?

A recuperação da operação é geralmente muito rápida e a maioria dos pacientes voltam as suas atividades normais em poucos dias.

A hérnia da parede abdominal ocorre quando parte de um órgão ou tecido (gordura intra-abdominal ou alças intestinais) se desloca de sua cavidade normal através de uma abertura congênita ou adquirida. Elas podem ser classificadas de acordo com a sua localização:

  • Inguinal: quando se localizam na região Inguinal (Virilha) acima da dobra da coxa.
  • Crural ou Femoral: localizam-se também na virilha, porém abaixo da dobra da coxa.
  • Umbilical: quando se localizam no umbigo.
  • Epigástrica: quando se localizam na região epigástrica, entre o umbigo e o início do tórax.
  • Incisional: quando surge no local de uma cicatriz de cirurgia realizada no passado.

Qual a melhor posição para dormir após cirurgia de hérnia umbilical?

  • A recuperação da operação é geralmente muito rápida e a maioria dos pacientes voltam as suas atividades normais em poucos dias. As orientações abaixo devem ser seguidas para que você tenha pouco desconforto, sua recuperação ocorra sem intercorrências e sem retorno da hérnia.
  • Sua cirurgia não exige nenhum tipo de dieta especial mas, lembramos que comer alimentos saudáveis, ricos em fibra (folhas verdes, frutas, granola), mastigar bem e alimentar-se com porções menores várias vezes ao dia ao invés de café da manha, almoço e jantar.
  • Se a cirurgia for realizada por vídeolaparoscopia pode ocorrer dor no ombro. Esta dor é consequente à irritação de um nervo do Diafragma, essa irritação acontece pelo gás que é usado durante a cirurgia. A dor no ombro geralmente desaparece em poucas horas ou dias. Se ela for intensa, entre em contato com seu médico.
  • Nos primeiros dias, evite fazer esforço físico excessivo pois poderá sentir algum desconforto maior e colocar sua cirurgia em risco. Pode caminhar normalmente, evite carregar volumes acima de10 Kg, abaixar-se, subir muitos lances de escada e dirigir moto ou carro nos primeiro 10 dias após a cirurgia.
  • As feridas operatórias serão fechadas com pontos e cobertos com curativos, os curativos podem ser retirados em casa na hora do banho, após 24 horas de cirurgia, deverão ser lavados com água e sabão e mantidos limpos e secos durante todo o dia. Não há necessidade de fazer novos curativos nem aplicar nenhum tipo de pomada ou anti-sépticos.
  • Evite ficar muito tempo deitado ou sentado. Procure andar várias vezes ao dia, quando estiver fazendo caminhada procure respirar fundo algumas vezes para ajudar expandir os pulmões.
  • Caso seu intestino não funcione pelo período de dois ou três dias, poderá tomar um laxante natural como Tamarine ou Naturetti. Outra opção será usar um supositório de glicerina ou Minilax por via retal.
  • Você pode retomar gradualmente as suas atividades habituais como: trabalhar, dirigir, ter relações sexuais no prazo de 15 dias, caso não haja desconforto.
  • Não deixar de tomar as medicações que foram orientadas pelo seu médico em receituário anexo.
  • Marcar retorno com seu médico no prazo mínimo de 01 semana após o procedimento cirúrgico, ligar para marcar na Clínica do primeiro atendimento.
  • Não hesite em entrar em contato com seu médico seja por celular ou WhatsApp, caso haja alguma dúvida ou não esteja sentindo bem.

Pré-Operatório

Confira algumas orientações após a consulta e a indicação da cirurgia.
Saiba Mais

Anestesia

Para cirurgias de hérnias, existem 3 opções possiveis de anestesia.
Saiba Mais

A cirurgia para hérnia umbilical, também chamada de herniorrafia, é principalmente indicada para crianças a partir dos 5 anos e adultos e tem como objetivo corrigir a hérnia e evitar que volte a aparecer, prevenindo o desenvolvimento de complicações, como a infecção do intestino.

A hérnia umbilical é caracterizada por um estufamento no umbigo ou a sua volta, que é formado por gordura ou por uma parte do intestino delgado ou grosso que conseguiu atravessar o músculo do abdômen, devido ao aumento da pressão abdominal, em casos de excesso de peso, por exemplo.

Geralmente, a hérnia umbilical não causa sintomas, mas se for muito grande a pessoa pode ter dor e náuseas, especialmente quando se faz algum tipo de esforço, como levantar uma caixa pesada ou abaixar para pegar um objeto do chão. Veja todos os sintomas que podem indicar uma hérnia.

Preparo para a cirurgia de hérnia umbilical

Antes da cirurgia para hérnia umbilical, são normalmente solicitados exames para avaliar o estado geral de saúde da pessoa, como hemograma, glicemia, ureia, creatinina, eletrocardiograma e raio-X de tórax.

Além disso, pode ser recomendado que no dia anterior à cirurgia a pessoa evite praticar atividade física, suspenda o uso de medicamentos anticoagulantes e realize um jejum de pelo menos 8 horas. Veja mais detalhes do preparo da cirurgia de hérnia umbilical.

Como é feita

A cirurgia para hérnia umbilical é simples e pode ser feita através de um corte na região abdominal ou por videolaparoscopia, que consiste na realização de pequenos furos na região abdominal com o objetivo de corrigir a hérnia.

Na cirurgia com corte no abdômen, há necessidade de anestesia peridural. Após a realização do corte a hérnia é empurrada para dentro da barriga e a parede abdominal é fechada com pontos. Normalmente o médico coloca uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça no local. 

Por outro lado, no caso da cirurgia por videolaparoscopia há necessidade de anestesia geral e são realizados 3 pequenos 'furinhos' no abdômen para permitir a entrada da  microcâmera e dos outros instrumentos que o médico precisa para empurrar a hérnia para o seu devido lugar, colocando também a tela para evitar que ela volte a surgir. 

Recuperação da cirurgia de hérnia umbilical

No caso da cirurgia por laparoscopia a recuperação é mais rápida e normalmente a pessoa só fica internada por 1 ou 2 dias, podendo retornar às suas atividades habituais em 2 semanas. Nesse caso a cicatriz da cirurgia é muito pequena, há menos dor no pós-operatório e o risco de infecção é menor. 

Alguns cuidados importantes enquanto a pessoa não se recupera completamente são:

  • Evitar pegar em objetos mais pesados que 5kg durante o primeiro mês após a cirurgia e até 10 kg, 3 meses depois;
  • Colocar a mão ou um travesseiro sobre os pontos, realizando um pouco de pressão, se precisar tossir;
  • A alimentação pode ser normal, mas se for rica em fibras pode ser mais confortável evacuar, sem dores;
  • Só é recomendado dirigir, quando não sentir dor abdominal, cerca de 3 a 5 dias depois da cirurgia;
  • Pode-se tomar banho mesmo com o curativo da cirurgia. Vá ao médico se a região estiver com aparência infectada, como mau cheiro, vermelho, com secreção e pus.

Além disso, usar uma cinta pode ajudar a ter maior conforto. Pode-se comprar esta cinta para hérnia umbilical em lojas de produtos hospitalares ou pela internet.

Como facilitar a cicatrização

Comer alimentos ricos em proteína magra, como ovo, peito de frango e peixe, é uma excelente forma de promover o crescimento dos tecidos para fechar a ferida cirúrgica. Além disso, deve-se beber bastante líquidos para manter a pele bem hidratada e elástica. No entanto, alimentos conhecidos como "remosos" devem ser evitados porque são os ricos em açúcar ou em gordura, como presunto, salsicha, carne de porco, bacon e frituras, pois eles dificultam a cicatrização. Confira algumas opções de alimentos remosos.

Deve-se também evitar pegar peso, fumar, tomar bebidas gaseificadas ou com álcool, além de manter a pressão controlada, pois todos esses fatores contribuem para formação de uma nova hérnia.

Quem opera de hérnia umbilical pode dormir de lado?

Não existe restrição a posição para dormir.

Como dormir após cirurgia de hérnia umbilical?

Posição: o mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima ou do lado oposto ao operado, nos primeiros dias. Isso faz com que a respiração seja mais fácil e o incômodo seja menor.

Quem fez cirurgia de hérnia umbilical pode ficar sentado?

Pode ficar sentada sim. Uma boa dica na hora de levantar é se levantar de lado, utilizando o braço como apoio. Isso evita contrair a musculatura do abdome na hora de levantar.

Quanto tempo leva para cicatrizar uma cirurgia de hérnia umbilical por dentro?

Cuidados após a cirurgia de hérnia umbilical O tempo médio de recuperação após a cirurgia para tratamento da hérnia umbilical é de duas semanas, ou seja, 15 dias. Não é necessário um tempo prolongado de internação, sendo esse período em geral de, no máximo, 48 horas.