Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de genes?

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto ter um filho do sexo feminino?

Há 25% de chances.

Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de genes ter um filho também heterozigotos?

Isto é, a probabilidade de surgir um filho também heterozigoto neste cruzamento é de 2/4, ou 50%.

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para o albinismo ter um filho normal?

1/2 ou 50% de chance, pois só tem chance de nascer menino ou menina. Para nascer albino: O casal é heterozigoto, então... Se A é dominante e a é recessivo, podemos concluir que as chances de nascer albino são 3 em 4 (3/4) ou 75% de chance.

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para o albinismo ter um filho albino ou portador do gene para albinismo?

Sabemos que os possíveis genótipos para filhos desse casal são: AA, Aa, Aa, aa. A letra a representa o gene para albinismo e, quando em homozigose (aa), determina o albinismo. A probabilidade desse casal ter um filho albino ou portador do gene para albinismo é de 3/4 ou 75%.

Como é possível que um casal de pigmentação normal tem um filho albino?

A única possibilidade de casais de pigmentação normal da pele terem filhos albinos é se ambos forem heterozigotos, ou seja, possuírem um alelo normal e outro para o albinismo. Por ser recessivo, o gene do albinismo não se expressa em heterozigotos.

Qual a probabilidade de um casal de pele normal os dois heterozigotos?

Isto é: aa. Se o casal é heterozigoto (Aa), então: Aa X Aa. Desse cruzamento: 2/4 ou 50% Aa ; 1/4 ou 25% AA ; 1/4 ou 25% aa. Logo, a chance desse casal ter 1 filho albino (aa) é 25%.

Qual a probabilidade de um casal ter três filhos homens?

a) A chance de que os três nascimentos serem de homens é dada pela multiplicação entre as chances individuais de um bebê do sexo masculino: 1/2 * 1/2 * 1/2 = 1/8. 1 dividido por 8 e multiplicado por 100, resulta na porcentagem de 12,5%.

Quais a chances de ter um filho homem?

No entanto, a verdade é que cada mãe tem 50% de chances de ter um menino ou uma menina com cada gravidez, mesmo em famílias onde há uma tendência de terhomens ou só mulheres. O gênero de qualquer concepção tem uma probabilidade de 50:50. Isso significa que 50% das vezes o mito estará certo.

Por que alguns homens só tem filho homem?

O que determina o sexo do bebê? O sexo do bebê é determinado pelo homem durante a concepção. ... Ao se unirem, a mulher traz um X e o homem um X para conceber uma menina ou um Y para que seja um menino. É por isso que a decisão dependerá exclusivamente do espermatozoide, com uma probabilidade de 50% para cada sexo.

Os seres humanos são organismos diploides, ou seja, possuem células com cromossomos que se organizam em pares denominados de homólogos. Nesses cromossomos, estão os genes, porções de DNA responsáveis pelas nossas características.

Quando analisamos as nossas características, percebemos que, para cada uma delas, existem pelo menos dois genes, cada um localizado em um homólogo. Aos genes que ocupam o mesmo lugar (locus) em cromossomos homólogos damos o nome de alelos. Eles são formas alternativas de um gene, ou seja, afetam a mesma característica, mas podem interferir de uma maneira diferente.

Costuma-se representar os alelos com letras. Letras maiúsculas são utilizadas para representar alelos dominantes, isto é, sozinhos já são capazes de expressar-se. Já as letras minúsculas são utilizadas para representar alelos recessivos, que só se expressam aos pares.

Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de genes?

Os alelos são genes que ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos

O que significa dizer que um organismo é homozigoto?

Quando dizemos que um indivíduo é homozigoto para determinada característica, estamos dizendo que ele possui dois alelos iguais para aquele caráter. Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa. Isso significa que temos homozigotos recessivos (aa) e homozigotos dominantes (AA). Nesse caso, os homozigotos dominantes são capazes de produzir melanina, enquanto os recessivos são albinos.

O que significa dizer que um organismo é heterozigoto?

Quando falamos que um indivíduo é heterozigoto, estamos dizendo que os alelos para determinada característica são diferentes. Considerando o exemplo da produção da melanina, podemos dizer que um indivíduo heterozigoto seria representado por Aa. Apesar de o gene estar relacionado com a cor da pele, um alelo determina a produção da melanina, e o outro, a sua ausência. Como o alelo A é dominante, o indivíduo em questão teria produção da proteína.

Diferentemente dos indivíduos homozigotos, os heterozigotos produzem gametas diferentes. Ainda analisando o exemplo, teríamos gametas A e gametas a.

Atenção:Alguns autores preferem chamar os indivíduos homozigotos de puros e os heterozigotos de híbridos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para um par de genes alelos?

Resposta: Sendo heterozigotos para uma determinada característica, esse casal tem, a cada evento reprodutivo, 25% de chance (de probabilidade) de ter um filho com o fenótipo recessivo. Ou seja, eles, independentemente do número de filhos que tiverem, não terão obrigatoriamente algum deles com o fenótipo recessivo.

Qual a probabilidade de um casal de heterozigotos para um par de alelos ter um descendente do sexo feminino e homozigoto dominante?

Resposta verificada por especialistas. A probabilidade desse casal ter um descendente do sexo feminino e homozigoto dominante é de 1/8 (e).

Qual o resultado do cruzamento de heterozigotos?

O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa. Podemos observar tudo isso num quadro de Punnett.

Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para uma herança condicionada por um par de genes Autossômicos terem um descendente?

URCA/2017.2 Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para uma herança condicionada por um par de genes autossômicos terem um descendente homozigoto? A) 0%