Qual é o conjunto da comunidade?

Comunidade ou biocenose é o conjunto dos seres vivos que compartilham o mesmo biótopo e se relacionam entre si e o meio ambiente em que se inserem. Compõe-se das diferentes espécies e suas populações existentes num dado habitat, e pode atingir diversos níveis de complexidade que pode ser observada a escalas distintas, desde a comunidade de organismos existentes no solo, à comunidade de organismos que colonizam um tronco de árvore caído, ou a comunidade de organismos ao nível da floresta, de um lago, rio, etc.

Descrever uma comunidade

Quais as populações que compõem a comunidade e qual o número de indivíduos que cada população possui? Para descrever uma comunidade interessa-nos fazer o inventário das espécies ou grupos taxonómicos presentes. O nível de diversidade de espécies da comunidade vai indicar a sua riqueza específica. Para fazer esse inventário são aplicadas técnicas de amostragem diversas que variam de acordo com o organismo em estudo. Por exemplo, para fazer um inventário da comunidade de plantas amostra-se a diversidade de espécies por área. Para estudar animais adoptam-se técnicas de amostragem diferentes de acordo com factores como a densidade populacional, o grau de mobilidade do animal no território, o uso que faz do habitat, etc. Depois da inventariação, calcula-se a abundância relativa das espécies encontradas e define-se assim quais são as espécies dominantes, ou seja, aquelas cujas características determinam as condições sob as quais irão viver as restantes espécies.

A existência de determinados grupos taxonómicos e o seu nível de abundância permite fazer inferências acerca da diversidade do ecossistema. Em ecossistemas terrestres existe uma relação estreita entre uma elevada diversidade de plantas e de insectos, bem como, em sistemas aquáticos é possível observar que uma elevada riqueza de plâncton vai determinar uma elevada diversidade de peixes.

Observar as comunidades à macroescala

Para comparar comunidades podemos organizá-las tendo em conta características gerais e determinantes, como o clima. O clima e os factores abióticos (luz, oxigénio, humidade, etc.) vão determinar as características do biótopo (deserto, zona tropical, floresta, montanha, etc.). Espécies com requisitos ecológicos semelhantes vão ocupar o mesmo biótopo. Existem também zonas de transição entre biótopos e entre comunidades. Estas são as faixas de território com uma maior riqueza de espécies.

Nos ecossistemas terrestres, são as espécies dominantes que dão o nome ao ecossistema: carvalhal, pinhal, faial, etc. Quando a espécie dominante começa a rarear, consideramos que nos afastamos do centro do ecossistema e nos aproximamos do limite da comunidade. Em sistemas aquáticos são as condições físicas, como a luz ou a salinidade, que determinam a designação do ecossistema (zona fótica, zona betónica, etc.).

Palavras chave

Comunidade Ecológica – Ecossistema – Populações

Referências bibliográficas

Ricklefs, Robert. (2003). A Economia da Natureza. Guanabara Koogan, 5ª Edição.

Lévêque, C. (2001). Ecologia: do ecossistema à biosfera. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas, nº 36.

1901 Visualizações 1 Total

Qual é o conjunto da comunidade?
25-07-2015

Licenciada em Biologia e Mestre em Biodiversidade, Genética e Evolução pela FCUP - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Atualmente, desenvolve uma tese de Doutoramento sobre a genética das Perturbações do Espectro do Autismo. Saiba mais sobre o autor >>>

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Parte da uma série sobre
Comunidade

Qual é o conjunto da comunidade?

Conceito
  • Senso de comunidade
  • Capital social
Perspectivas
  • Psicologia comunitária
  • Estudos de comunidade
Tipos
  • Comunidade de interesse
  • Comunidade de prática
  • Comunidade de lugar
Desenvolvimento
  • Desenvolvimento comunitário
  • Organização comunitária
Ver também
  • Resumo
  • Portal:Comunidade
WikiProjeto Comunidade

  • v
  • d
  • e

A comunidade (do termo communitate) é um grupo de indivíduos que compartilham algo.[1] O termo costuma ser empregado tanto na ecologia como na sociologia.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Do ponto de vista da ecologia, comunidade - também chamada biocenose - é a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si. Corresponde não apenas à reunião de indivíduos (população) ou sua organização social (sociedade) e sim ao nível mais elevado de complexidade de um ecossistema.[2] Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades.

Sociologia[editar | editar código-fonte]

Uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas Definições para uso didático[3] ressalta que é uma palavra que é rodeada de significados múltiplos e requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que se servem de meios comuns para lograr fins comuns.

Religião[editar | editar código-fonte]

Qual é o conjunto da comunidade?

Exemplo de uma comunidade religiosa.

Corresponde ao compagnon francês (literalmente, designa "aquele com quem se reparte o pão")[4] como membro de uma comunidade religiosa. Sempre na França, e na Idade Média, o termo também estava ligado a um grupo de membros de uma dada profissão, como os pedreiros na construção das catedrais. Aqui, é o sentido sociológico que predomina, mesmo se implica o sentido de maçonaria.

Política[editar | editar código-fonte]

Politicamente, a comunidade é um grupo de países que se associam para atingir determinados objetivos comuns. A União Europeia começou por chamar-se Comunidade Econômica Europeia. Os países da África Austral organizaram-se numa Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral ou SADC (do inglês Southern Africa Development Community).

Mundo virtual[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia é um exemplo de comunidade virtual, que se forma em torno de um site de colaboração e possui funcionalidades como fóruns e compartilhamento de conteúdo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Banco comunitário
  • Comuna
  • Comunidades quilombolas
  • Medicina comunitária
  • Psicologia comunitária
  • Psiquiatria comunitária

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 444.
  2. Odum, E. Fundamentos de ecologia. Pt Calouste Gulbenkian, 1988
  3. Fichter, J. H. Definições para uso didático in: Fernandes, Florestan. Comunidade e Sociedade: leitura sobre problemas conceituais, metodológicos e de aplicação. SP, Ed Nacional, EDUSP, 1973
  4. «Ation de carême» (em francês). Arquivado do original em 18 de novembro de 2011 - Maio 2012

Qual é o conjunto de comunidades?

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.

Quem forma uma comunidade?

Uma comunidade, por sua vez, é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.

O que é chamado de comunidade?

Hoje, o conceito refere-se a um grupo de pessoas que compartilham algo em comum, como uma história comum, um objetivo comum, uma determinada área geográfica ou práticas comuns, como as comunidades quilombolas, as comunidades virtuais e as comunidades escolares.

O que são comunidade e população?

Os termos população e comunidade dizem respeito, respectivamente, ao conjunto de seres vivos da mesma espécie e ao conjunto de populações que vive em uma área.