Qual é o nome da irmã de Moisés?

Qual é o nome da irmã de Moisés?

HISTÓRIA

Como Miriã Nasceu na época de escravidão, entendemos que seu Pai Anrão lhe deu esse nome por duas vertentes, ou por fim profético ou por fim de um momento de muita decepção e dor para o povo hebreu. Vejamos como decifrar o valor no seu nome em duas línguas:

a) Em Egípcio- "Mir" pode significar obstinação

b) É a junção de duas palavras em Hebraico "Mar" (Amargo) e Hayan ( Mar),  Miriã significa em Hebraico Mar Amargo.

Provavelmente seu nome foi dado em razão do estado de angustia que encontravam-se os Hebreus.

Êxodo 15:20 por mais que Miriã é lembrada por esta atitude de dançar ou quando pequena falou a filha de Faraó, ou quando foi coberta de lepra quando desafiou a autoridade do irmão Moises.

Miriam era irmã mais velha de Moisés, é a primeira mulher, na Bíblia, a ser chamada de profetisa. Profeta nem sempre é aquele que tem uma mensagem para o futuro, mas pode, e muitas vezes é, ser aquele que é chamado para dar uma mensagem para o presente e motivar o povo para louvar e servir a Deus, de coração inteiro.

SITUAÇÃO

Qual é o nome da irmã de Moisés?

Miriã, mesmo sendo tão jovem, tinha uma natureza forte e decidida. Tudo isto ela aprendeu com sua mãe Joquebede que a ensinava a ser fiel, ter responsabilidade e prudência.

Ela foi amorosa por cuidar, mesmo de longe, do seu irmão Moisés que era levado pela correnteza do rio.

Qual é o nome da irmã de Moisés?

 Ela foi amorosa ao perguntar à filha de Faraó: “... Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?” (Êxodo 2:7b)Sabemos que esta hebréia era a sua própria mãe Joquebede. Ela sabia que se a mãe confiava tanto em Deus, ela acompanhou o cesto para ver o que aconteceria. Vejam a providência e cuidado do Senhor.

SOFRIMENTO

Existe uma recompensa para a honra. Existe uma consequência quando nós não honramos, mas também uma recompensa quando nós aprendemos a honrar. E esse princípio não serve apenas ao contexto de igreja. Esse mesmo princípio vale para qualquer autoridade na nossa vida (Vale para governante, vale para professor, policial, para o seu chefe lá no trabalho, para o seu marido).

A Palavra de Deus diz que nós devemos honrar aqueles que foram enviados por Deus na nossa vida.

Em Números 12:1-16 está escrito: “1 Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. 2 E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu. 3 Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. 4 Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. 5 Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. 6 Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. 7 Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. 8 Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? 9 E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. 10 A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. 11 Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos. 12 Ora, não seja ela como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida. 13 Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. 14 Respondeu o SENHOR a Moisés: Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial e, depois, recolhida. 15 Assim, Miriã foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi recolhida.Moisés era o líder dela. Advinha de que lado Deus ficou? De Moisés. Miriã perdeu a razão por causa da maneira desonrosa que ela tratou o seu líder, não importa o grau de parentesco, líder é líder ficou leprosa por 7 dias fora do arraial, todo o povo soube que foi por causa do seu orgulho, inveja e insubordinação, que a levou a não entrar na Terra Prometida.

ALEGRIA

Qual é o nome da irmã de Moisés?

A alegria de Miriã eu creio, que foi maior do que os problemas que enfrentou,ela por 40 anos viu os sinais e maravilhas de Deus, receber o refrigério o amor e cuidado de Deus é motivo de muita alegria e gratidão. 

O alívio e a alegria foi tão grande de ver que Faraó não podia mais escraviza-los e aqueles que tentaram morreram, que quando ela começou a dançar foi um marco de vida nova, foi um divisor de água mesmo. o cantico voltou aos lábios daquele povo.

O Cântico de Moisés:

Êxodo 15:

1 Então, entoou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar os cavalos e os seus cavaleiros.

2 O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.

3 O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome.

4 Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus capitães afogaram-se no mar Vermelho.

5 Os vagalhões os cobriram; desceram às profundezas como pedra.

6 A tua destra, ó SENHOR, é gloriosa em poder; a tua destra, ó SENHOR, despedaça o inimigo.

7 Na grandeza da tua excelência, derribas os que se levantam contra ti; envias o teu furor, que os consome como restolho.

8 Com o resfolgar das tuas narinas, amontoaram-se as águas, as correntes pararam em montão; os vagalhões coalharam-se no coração do mar.

9 O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; a minha alma se fartará deles, arrancarei a minha espada, e a minha mão os destruirá.

10 Sopraste com o teu vento, e o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em águas impetuosas.

11 Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?

12 Estendeste a destra; e a terra os tragou.

13 Com a tua beneficência guiaste o povo que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.

14 Os povos o ouviram, eles estremeceram; agonias apoderaram-se dos habitantes da Filístia.

15 Ora, os príncipes de Edom se perturbam, dos poderosos de Moabe se apodera temor, esmorecem todos os habitantes de Canaã.

16 Sobre eles cai espanto e pavor; pela grandeza do teu braço, emudecem como pedra; até que passe o teu povo, ó SENHOR, até que passe o povo que adquiriste.

17 Tu o introduzirás e o plantarás no monte da tua herança, no lugar que aparelhaste, ó SENHOR, para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.

18 O SENHOR reinará por todo o sempre.

19 Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavalarianos, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar sobre eles as águas do mar; mas os filhos de Israel passaram a pé enxuto pelo meio do mar.

Depois que Moisés compôs este cântico, Miriã reuniu algumas mulheres e saiu cantando e dançando para louvar o Deus que havia realizado este tão grande livramento.

Êxodo 15: 20 A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou um tamborim, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças.

21 E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.

Qual é o nome da irmã de Moisés?

LIÇÃO

Miriam desde criança foi ensinada nos caminhos de Deus, sua mãe passou a sua fé para a filha, mesmo passando por vários anos em sofrimento e constante ameaças elas se mantiveram firme na fé crendo que Deus atenderia as orações do seu povo.

Miriam creu que o desprendimento e confiança de sua mãe deixando ir seu filho amado pelo rio, foi atrás, é muito importante passarmos nossa confiança em Deus para nossos filhos, somos o alicerce para que eles construam em cima. como um edifício.

E vão o mais alto possível.

Miriam tinha um espírito de líder e, neste caso, liderou as mulheres do acampamento de Israel para louvarem ao Senhor com o hino: 

Um notável exemplo o de Miriam, exortando-nos a não ficarmos calados, mas a louvarmos ao Senhor por todas as bênçãos que todos os dias recebemos das Suas mãos. Devemos aprender a sermos gratos a Deus por tudo que nos dá.

Foi uma pena que no final de sua jornada não pôde entrar na terra prometida tão esperada, ela nos ensina que não honrar uma autoridade constituída por Deus nos leva a pagar um preço muito alto. ( autoridade constituída por Deus não pelo homem, quando uma autoridade quer nos levar a fazer o que é contra as leis de Deus devemos recusar e Deus entra com a justiça) Essa mulher cheia de dons nos deixou uma advertência, somente Deus pode dar e remover talentos e importância. e se revelar para quem quiser.

ORAÇÃO

Pai em Nome de Jesus, venho te pedir perdão por todas as vezes que não honrei meus pais, minhas autoridades constituídas por Ti, que deixei a minha velha natureza tomar a frente como orgulho, rebeldia, ciúmes e inveja, me arrependo e peço perdão em Nome de Jesus, me corrige sempre que for necessário para que eu venha terminar minha jornada aqui na terra e que minhas atitudes te honrem te glorifiquem e te exalte. Amém!!

Qual é o nome da irmã de Moisés?


Qual é o nome da irmã de Moisés na Bíblia?

Miriã, Mirian ou Míriam (em hebraico: מרים Miryam), foi a irmã mais velha do profeta Moisés e de Arão.

Quem foi Míriam irmã de Moisés?

Ela foi uma grande líder durante a travessia do povo de Deus no deserto, após a libertação do povo de Israel. Uma orientadora e consoladora entre as mulheres do povo de Deus. Sofreu com uma doença por ter ofendido a Deus e a Moisés, mas percebeu o seu erro e se arrependeu.

O que aconteceu com Míriam irmã de Moisés?

A Bíblia relata que Miriam morreu quando os filhos de Israel estavam em Cades-Barneia, e ali mesmo foi sepultada (Nm 20:1).

O que significa o nome Miriã na Bíblia?

Segundo as raízes semíticas poderia significar «a rebelde», «a forte» ou ainda a que se eleva» e mesmo «a vidente, a profetisa» ou «a Senhora», feminino de «o Senhor». Mas "miriam" poderia provir de mar yam, "gota do mar" que em latim, se tornou stilla maris e stella maris, estrela do mar.