Qual era a principal reivindicação dos paulistas e qual o resultado do conflito?

A Era Vargas foi um período conturbado da história republicana brasileira, com a ocorrência de alguns levantes armados contra o presidente, que em muitos momentos foi mais um ditador. Dentre esses levantes encontra-se a Revolução Constitucionalista de 1932, uma guerra civil que opôs as forças militares ligadas à elite cafeeira paulista ao governo federal.

O motivo inicial foi a oposição aos interventores nomeados por Getúlio Vargas para governar o estado de São Paulo, durante seu governo provisório. Vargas representava uma aliança de forças políticas e econômicas que se opunha justamente a essa elite cafeeira. Entretanto, desde o início de seu mandato, tentou flertar com os cafeicultores através da política de proteção à cafeicultura e à industrialização, cujo polo principal estava em São Paulo. Mas era ambígua essa política, pois poderia fortalecer novamente essa elite.

O primeiro interventor indicado foi o tenente pernambucano João Alberto Lins de Barros, que desagradou a elite paulista, não ficando muito tempo no cargo. Outros três interventores foram indicados em menos de dois anos, o que mostrava a insatisfação dos detentores do poder no Estado. Nesse ínterim, entre 1930 e 1932, formou-se a Frente Única Paulista, união do Partido Democrático (PD), que havia rompido com Vargas, e o Partido Republicano Paulista, que se fortalecia novamente. As reivindicações eram a nomeação de um interventor civil e paulista e a imediata volta da ordem constitucional do país, já que Vargas havia dado o golpe em 1930 e até 1932 não havia indicado medidas concretas para deixar de ser líder de um governo provisório.

O estopim para o conflito ocorreu em maio de 1932, quando em uma manifestação contra a intervenção federal na política do estado, na frente da sede da Legião Revolucionária em São Paulo, foram mortos a tiros quatro manifestantes pela repressão policial à manifestação. A partir de então, iniciou-se o movimento cívico MMDC, que representava as iniciais dos quatro manifestantes mortos – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Em 09 de julho de 1932, as forças políticas do Estado romperam com Vargas, dando início à Revolução Constitucionalista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As forças paulistas contavam ainda com o apoio do interventor gaúcho Flores da Cunha, que havia rompido com Vargas, e com guarnições sublevadas de Mato Grosso e organizadas pelo general Bertoldo Klinger, que havia entrado no estado em apoio aos paulistas. Ao mesmo tempo se formava o exército constitucionalista, constituído principalmente por pessoas oriundas da dita classe média paulista, não havendo adesão de operários.

Qual era a principal reivindicação dos paulistas e qual o resultado do conflito?

Cartaz convocando as mulheres paulistas para a Revolução de 1932

Os operários seriam utilizados em outras funções. A Marinha brasileira, leal a Vargas, bloqueou os portos paulistas, impedindo a chegada de mantimentos e, principalmente, armas. A solução encontrada pelos paulistas foi utilizar de suas incipientes indústrias na produção dos armamentos que necessitavam. Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), várias fábricas tiveram suas produções alteradas para sanar essa dificuldade de suprimentos. Mas o esforço não foi o suficiente para armar as tropas paulistas em um nível capaz de enfrentar o exército federal.

Qual era a principal reivindicação dos paulistas e qual o resultado do conflito?

Veículo construído para a revolução em chassi de caminhão com torre giratória para metralhadora

O resultado foi a derrota das forças militares e políticas do Estado três meses depois. Mas Vargas não reprimiu duramente os líderes paulistas, limitando-se a algumas prisões, deportações e cassações de mandatos (suspensas por anistia em 1934). O interesse de Vargas no período posterior à Revolução foi recompor as forças políticas, de forma a conseguir seu apoio principalmente através de sinais concretos de realização de uma Assembleia Constituinte, já que necessitava da força econômica da elite paulista.

Apesar do discurso da elite paulista de que a Revolução de 1932 tinha um caráter modernizador, o que ela representava era a tentativa reacionária de recolocar no poder federal a oligarquia cafeeira, retirada de lá em 1930.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um levante armado de parte da população paulista insatisfeita com a forma de governo autoritário de Getúlio Vargas após 1930. Publicado por: Tales dos Santos Pinto

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma guerra civil envolvendo o governo de Getúlio Vargas e as oligarquias do estado de:

  1. Minas Gerais.
  2. Mato Grosso.
  3. Paraná.
  4. Bahia.
  5. São Paulo.

Sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, indique a alternativa abaixo em que há uma alternativa incorreta.

  1. A Revolução Constitucionalista de 1932 é compreendida como uma reação imediata das oligarquias paulistas derrotadas na Revolução de 1930 pelas forças políticas em torno de Getúlio Vargas.
  2. Em maio de 1932, um grupo de jovens estudantes tentou invadir a sede de um jornal favorável ao regime varguista. Durante o conflito, os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo foram assassinados por um grupo de tenentistas. As iniciais de seus nomes, M.M.D.C., foram utilizadas como símbolo da luta contra o governo federal.
  3. O bloqueio naval da Marinha brasileira ao porto de Santos foi rompido, possibilitando que simpatizantes de outros estados pudessem integrar a Revolução Constitucionalista.
  4. Alguns setores da sociedade paulista formaram a Frente Única Paulista (FUP), cujos principais lemas eram a constitucionalização do país, a volta do Estado de direito e a autonomia de São Paulo.
  5. A revolução angariou apoio de vários setores da sociedade paulista, como intelectuais, industriais, estudantes e outros estratos das classes médias, além de políticos ligados à República Velha ou ao Partido Democrático.

Observe o cartaz revolucionário abaixo, criado pelos paulistas em 1932, durante a Revolução Constitucionalista. 

Qual era a principal reivindicação dos paulistas e qual o resultado do conflito?

(Crédito da imagem: CPDOC/FGV)

A partir da análise do cartaz, indique a alternativa incorreta sobre as características da Revolução Constitucionalista de 1932.

  1. Um dos motivos da revolta era o governo revolucionário federal, que havia assumido o poder em 1930.
  2. Para convocar a população à luta pela causa paulista, os revolucionários utilizaram de alguns símbolos da identidade do estado de São Paulo, como os bandeirantes.
  3. O fato de o bandeirante ter em suas mãos Getúlio Vargas indica que os revolucionários paulistas apoiavam o presidente e seu governo.
  4. Uma das principais reivindicações era a volta do regime político de democracia representativa.

Os paulistas foram vencidos pelas forças militares federais em outubro de 1932, pondo fim à Revolução Constitucionalista. Apesar da derrota, os paulistas conseguiram que algumas de suas reivindicações fossem atendidas. De todas as alternativas abaixo, apenas uma indica uma reivindicação não atendida.

  1. Foi nomeado como interventor do estado o paulista Armando Salles Oliveira, um civil.
  2. O governo federal criou um programa para reduzir as dívidas dos agricultores.
  3. Convocação de uma Assembleia Constituinte para 1933.
  4. Fim imediato do governo Vargas e a convocação de novas eleições.

respostas

Letra E. As oligarquias paulistas estavam descontentes com as ações do governo de Vargas no Estado, numa oposição que vinha desde o golpe de Estado de 1930.

Voltar a questão

Letra C. O bloqueio da Marinha não foi rompido, o que impediu a chegada de apoio aos paulistas pelo mar.

Voltar a questão

Letra C. Os paulistas eram contra o governo de Getúlio Vargas, e o fato do presidente estar nas mãos do bandeirante e próximo à sua arma indicava que “pegá-lo” era um dos objetivos dos revolucionários.

Voltar a questão

Letra D. A derrota não levou ao fim do governo Vargas. Pelo contrário, houve uma aproximação entre Vargas e os paulistas, devido ao poder econômico destes últimos.

Voltar a questão

Qual era a principal reivindicação dos paulistas e qual o resultado do conflito?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual era a principal reivindicação dos paulistas?

Entre as principais reivindicações do movimento estão a autonomia política para o estado de São Paulo, a nomeação de um interventor paulista e civil para o estado e a criação de uma nova Constituição Federal.

Quais foram os resultados que os paulistas conseguiram o movimento?

Após a criação da MMDC ocorreram outras diversas manifestações e atos para o desmonte do governo. Essas ações dos paulistas resultou em seu ápice com a Revolução Constitucionalista de 1932. Esta Revolução almejava a retomada de uma Constituição Federal e um Estado Democrático de Direito.

Qual foi o resultado mais importante da Revolução paulista de 1932?

Em menos três meses, São Paulo foi massacrado pelo governo federal. A revolução foi encerrada no dia 1º de outubro de 1932 com a rendição dos paulistas e um saldo estimado de 634 mortes. Apesar da derrota militar, São Paulo obteve ganhos políticos.

Qual foi o motivo declarado pelos paulistas para entrar em um conflito armado?

Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930). Sem poder, a classe dominante de São Paulo passou a exigir do governo federal maior participação.