Qual o nome das duas principais cadeias de montanhas existentes no continente americano?

Ouça este artigo:

Segundo a definição encontrada no Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, cordilheira significa vasta cadeia de montanhas, produzida pelo orogenismo. Outra definição encontrada para a palavra é: conjunto de serras com disposição paralela.

Presentes em diversos lugares do mundo, as cordilheiras são formadas por grandes sistemas reunidos de montanhas. Esses agrupamentos ocorrem devido à junção de 2 placas tectônicas que, geralmente, apresentam cadeias de montanhas secundárias ou ramos. Entre as cordilheiras mais conhecidas em escala global estão a dos Alpes (Europa), Rochosas (América do Norte), dos Andes (América do Sul) e do Himalaia (Ásia).

O clima de certas áreas geográficas é altamente influenciado pelas montanhas que possue. Um exemplo disso são as precipitações de neve e de chuvas, que são causadas por cordilheiras. Este fenômeno ocorre da seguinte forma: quando uma grande corrente de vento vai na direção do mar, o vento com maior umidade desloca-se para cima e se resfria, formando o que é chamado de precipitação orográfica. Assim, a parte em que o ar encontra-se mais seco locomove-se para o lado do sotavento, que é o lado oposto ao qual o vento é soprado.

As cordilheiras também costumam afetar na temperatura, que é mais fria nas partes mais altas do relevo. Na altitude, além de haver quantidades menores de oxigênio, existe uma vegetação que é típica de locais altos, caracterizada por plantas rasteiras, arbustos baixos, além da presença de animais campestres.

Pela falta de oxigênio causada nas grandes altitudes, como a encontrada nas cidades localizadas na Cordilheira dos Andes, é comum que o povo masque folhas de coca com o propósito de suplantar a falta de oxigênio encontrada na região. Um exemplo de cidade onde esse hábito é bastante comum é La Paz, na Bolívia.

Na geologia, além das cordilheiras, existem as chamadas cordilheiras secundárias. Estas são um grupo de pequenas cordilheiras que formam uma principal, considerada sua mãe. A organização destes conjuntos de montanhas se dá em um sistema de topologia em árvore, que classifica as diversas ramificações de acordo com a sua complexidade.

Os Montes Apalaches ilustram bem essa organização, pois são pais de cordilheiras secundárias como a Cordilheira Blue e as Montanhas Brancas. Porém, as próprias Montanhas Brancas também possuem filhos como a Presidential Range e a Sandwich Range. Desta forma, essa classificação pode ser aplicada sucessivamente.

Entre as principais cordilheiras do mundo, destacam-se: Cordilheira do Atlas, Drakensberg, Hoggar (África), Cordilheira dos Andes, Apalaches, Montanhas Rochosas, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar (América), Altai, Alpes japoneses, Montanhas de Akaishi, Montanhas de Hida (Ásia), entre outras.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_cordilheiras
http://www.infopedia.pt/$cadeias-montanhosas-intracontinentais

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geologia/cordilheira/

O Continente Americano é uma porção de terras banhadas pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste. Trata-se de dois blocos continentais ao norte e ao sul unidos por um istmo (pequena faixa de terras situadas entre dois mares). Observe o mapa abaixo:

Qual o nome das duas principais cadeias de montanhas existentes no continente americano?

Mapa físico do continente americano

Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e uma área territorial de 42.549.00 km², a América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia) e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35 países independentes e 16 colônias.

Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.

Na verdade, sob o ponto de vista geológico, o continente americano é considerado antigo, pois o seu relevo demonstra evidências de que esteja há mais tempo exposto aos agentes externos de transformação (vento, água, chuvas, clima, entre outros).

Falando em relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas.

Na parte leste da América – tanto no Norte como no Sul – existem alguns planaltos. São eles: Planalto Guiano (norte da América do Sul), Planalto Central Brasileiro, Planalto da Patagônia (na Argentina), Escudos Canadenses e os Montes Apalaches (oeste dos Estados Unidos).

Em termos de localização, a América encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: o Norte, o Sul e o Oeste, sendo cortado pela Linha do Equador, pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, sendo o único continente a se situar em todas as zonas térmicas da Terra.

Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica.

A América do Norte possui apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México.

A América do Sul possui doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

A América Central possui vinte países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

Qual o nome das duas principais cadeias de montanhas existentes no continente americano?

As regionalizações do continente americano

Dessa forma, a América Latina engloba todos os países da América do Sul e Central em conjunto com o México, enquanto a América Anglo-Saxônica conta apenas com Estados Unidos e Canadá.

No campo econômico, registram-se na América grandes índices de desigualdade. Os países que fazem parte da América do Norte são os únicos desenvolvidos do continente, apresentando a maior parte do Produto Interno Bruto deste. Além disso, alguns países como Brasil, México, Argentina e Uruguai são considerados nações emergentes. Os demais são classificados como subdesenvolvidos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Quais são as duas principais cadeias de montanhas do continente americano?

Falando em relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas.

Quais são os principais cadeias de montanhas da América?

As principais cadeias de montanhas do continente americano são unidades de relevo encontradas nos EUA e no Canadá, as Montanhas Rochosas, e no sul do Chile, a Cordilheira dos Andes.

Qual e o nome da maior cadeia de montanhas do continente americano?

Cordilheira dos Andes é uma grande formação montanhosa que se estende ao longo da porção oeste da América do Sul, passando por sete países sul-americanos. A Cordilheira dos Andes é formada por grandes montanhas. A Cordilheira dos Andes é a principal formação montanhosa do mundo.

Quais são as principais cadeias de montanhas?

Entre as principais cordilheiras do mundo, destacam-se: Cordilheira do Atlas, Drakensberg, Hoggar (África), Cordilheira dos Andes, Apalaches, Montanhas Rochosas, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar (América), Altai, Alpes japoneses, Montanhas de Akaishi, Montanhas de Hida (Ásia), entre outras.