Qual o tamanho ideal para cortina de quarto?

Na hora de comprar cortinas para quarto, uma dúvida é comum: afinal, qual o tamanho ideal das peças? Para lhe ajudar a acertar na aquisição, indicamos quando escolher a cortina grande ou pequena. Acompanhe!

Qual o tamanho ideal para cortina de quarto?

Qual o tamanho perfeito?

A recomendação geral é utilizar uma cortina grande, preferencialmente do teto até o piso, porque provoca um efeito visual de alongamento, dando a impressão que o pé direito do cômodo é maior.

Além disso, a cortina no tamanho grande passa uma impressão de elegância e sofisticação para a decoração, deixando-a muito mais bonita e refinada.

A cortina pequena só costuma ser mais recomendada em duas situações específicas. Uma delas é quando um móvel é posto abaixo da janela (escrivaninha, bancada ou cômoda).

Outra situação é no quarto de crianças, já que com o modelo menor não será possível acessar facilmente a cortina infantil, minimizando a possibilidade de puxões e de queda do acessório.

Como calcular o tamanho da cortina pronta

Antes de comprar a cortina, é importante saber calcular o tamanho que a peça deve ter de acordo com a janela. Não importa se for utilizar uma cortina grande ou pequena, recomenda-se somar 40 centímetros ao comprimento da janela e multiplicar esse resultado por 2.

Por exemplo, se a janela tiver dois metros de comprimento, faça o seguinte cálculo: 2m + 40cm = 2,40m. Então, multiplique 2,40m por 2 e o resultado será 4,80m, que é um tamanho ideal para o comprimento.

É interessante que tenha essa sobra para evitar que a cortina fique muito esticada ou num tamanho inadequado, o que comprometerá sua beleza. Além disso, a sobra ajuda a bloquear melhor a luminosidade e vento.

Se a cortina para quarto de casal ficar um pouco maior do que o esperado, existe a possibilidade de ajustá-la numa costureira. É sempre melhor sobrar tecido do que faltar, porque é mais fácil adequar a peça.

Post navigation

Qual o comprimento ideal de uma cortina?

As cortinas compridas devem ultrapassar pelo menos 10 cm na largura da janela, de cada lado. Assim, na altura, vale o mesmo que a cortina pequena, com diferença de 15 cm acima da janela e, no comprimento, a dica é deixar a cortina ir a até 3 cm antes do chão.

Qual a largura ideal da cortina?

- O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1,5 metros, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3 metros de largura.

Qual a tendência de cortina para quarto?

Uma forte tendência de decoração com cortinas para 2022 são as cortinas bicolores. Elas podem ter cores complementares que, quando sobrepostas, dão um efeito bem legal ou, ainda, ter uma composição com duas folhas de tecido da mesma cor, mas tons diferentes.