Que tipo de onda eletromagnética é utilizada para fazer um exame de radiografia?

Raios ultravioletas, micro-ondas, exames de raio-X, imagens que chegam aos aparelhos de televisão. As ondas eletromagnéticas são responsáveis por todos esses eventos presentes no cotidiano. Os professores de física Beraldo Neto e Diego Mendonça falam das propriedades e da importância desses pulsos energéticos, capazes de se propagar no vácuo, na reportagem exibida nesta sexta-feira (24) pelo Projeto Educação.

Se um disco com as cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) girar rapidamente, só será possível ver a cor branca. "O branco, na realidade, é composto de várias cores, e essas cores fazem parte do espectro eletromagnético", explica o professor Beraldo. O espectro eletromagnético é definido como o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas, que vai desde as ondas de rádio até os raios gama.

Os raios ultravioletas, por exemplo, são um tipo de radiação invisível cuja frequência é superior à da luz violeta. "Acima de violeta, ultravioleta. Significa mais frequência, ou seja, mais energia. Consequentemente, menor comprimento de onda", detalha o docente. Para nos proteger dessa radiação, é imprescindível o uso do protetor solar. "Quando alguém compra um bloqueador solar, o objetivo é barrar os raios ultravioletas, que provocam queimaduras na nossa pele", ressalta. Esses raios também são usados em câmaras de bronzeamento artificial.

As ondas eletromagnéticas também são encontradas em equipamentos de diagnóstico na medicina, como nos aparelhos de raio-X. "O raio-X também faz parte do espectro eletromagnético. Os raios gama carregam uma quantidade grande de energia. Na medicina nuclear, ele é usado para atingir células cancerígenas, quando a gente vai fazer um tratamento de radioterapia", diz.

O professor Diego Mendonça conta que as ondas eletromagnéticas que saem da estação da TV Globo Nordeste, chegam até um satélite e são reenviadas para os nossos televisores. Quando os repórteres entram ao vivo com informações, às vezes, eles demoram um pouco para responder à pergunta feita no estúdio, o que é chamado de "delay". "Isso acontece porque, quando uma onda é gerada aqui na emissora, chega até o satélite para depois chegar até o repórter, gastando um certo intervalo de tempo. Esse intervalo de tempo, por sua vez, causa um retardo, fazendo com que o repórter não responda o chamado naquele mesmo momento", explica.

Da sala, para a cozinha. O aquecimento de alimentos no micro-ondas também só é possível devido às ondas eletromagnéticas. A ideia de criar o forno surgiu com os radares na Segunda Guerra Mundial. "Quando os operadores colocavam alimentos próximos ao radar em funcionamento, esses alimentos eram cozidos. Isso acontecia porque o radar emitia uma radiação. Essa radiação entrava em ressonância, ou seja, fazia partículas de água vibrarem na mesma frequência e essa vibração fazia aumentar a temperatura dos alimentos", alega o docente.

A radiação é onda eletromagnética que se propaga com velocidades diferentes. Todos nós estamos expostos a radiação constantemente. Ondas de rádio, luz, microondas, laser e raios X são exemplos de radiações. A radiação pode ser não ionizante ou ionizante, dependendo da sua energia. As radiações não ionizantes tem baixa energia.

Já as radiações ionizantes tem alta energia tornando-a capaz de alterar o estado físico de um átomo. Os aparelhos de Raios X, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea e Mamografia utilizam um tipo especial de radiação ionizante, chamada de raios X, que tem a capacidade de atravessar corpos que a luz habitual não atravessa. Os aparelhos de Ultrassonografia e Ressonância Magnética não utilizam radiação ionizante.

Interessante saber que nos aparelhos de Raios X, Tomografia Computadorizada, Densitometria e Mamografia a radiação é gerada na hora do exame, por poucos segundos, apenas na hora de adquirir as imagens. Portanto, não há radiação ionizante emitida pelos aparelhos enquanto eles não estiverem acionados. Outro fato interessante é que o poder de penetração dos raios X é inversamente proporcional a distância percorrida pelas ondas, ou seja, quanto mais distante você estiver do tubo que emite a radiação, menor a capacidade de penetração dos raios X, de tal maneira que se você estiver sem proteção a 2,5 metros de distância a capacidade de penetração do feixe é tão baixa que equivale a proteção de um avental de chumbo.

Sempre que for necessário acompanhar dentro da sala a realização de um exame que emita raios X, exija a proteção de avental de chumbo e de pescoço, mantenha os braços para trás e fique o mais distante possível do tubo.

Existem dois tipos de efeitos indesejáveis que podem ser causados pela radiação. Os efeitos agudos são extremamente raros hoje em dia graças ao avanço da tecnologia e do conhecimento sobre a radiação. O outro efeito, crônico e cumulativo, é difícil de quantificar e de ser comprovado. Existe um aumento teórico do risco de tumores que é proporcional a dose de radiação absorvida e que podem demorar até 40 anos para aparecerem. Como mencionado, é difícil isolar na prática a real participação dos exames de imagem nesse risco, uma vez que a radiação ionizante está presente em fontes naturais, como na luz do sol.

Existe uma diferença entre a quantidade de radiação emitida pelo aparelho e a quantidade de radiação efetivamente absorvida pelo paciente. A absorção da radiação varia com a idade, por conta da composição corporal. Crianças menores que 1 ano absorvem aproximadamente 3x a radiação de um adulto; e crianças entre 1-5 anos, absorvem aproximadamente o dobro de um adulto. Por esse motivo, existe uma grande preocupação com a dose de radiação nas crianças.

Na Tesla Diagnóstico por Imagem, dispomos de um aparelho de Tomografia Computadorizada Multislice de última geração e de software de reconstrução iterativa que, aliados à grande experiência da nossa equipe médica em Radiologia Pediátrica, nos permite realizar exames com o mínimo de dose de radiação que seja efetivo para chegar ao diagnóstico.

Que ondas eletromagnéticas são usadas em diagnósticos médicos?

Hoje, os raios X são utilizados nas mais variadas técnicas de diagnóstico por imagem, do simples raio X aos procedimentos de alta complexidade, como a mamografia, a tomografia computadorizada e a radiologia intervencionista.

Quais são os tipos de radiação eletromagnética?

São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

Como as ondas eletromagnéticas são utilizadas na medicina?

As ondas eletromagnéticas são encontradas em equipamentos de diagnóstico na medicina, como nos aparelhos de raio-X. "O raio-X também faz parte do espectro eletromagnético. Os raios gama carregam uma quantidade grande de energia.

Que ondas eletromagnéticas são usadas em diagnósticos médicos por exemplo obtenção de imagens internas do organismo?

Resposta verificada por especialistas Essa onda eletromagnética é conhecida como: Raios-x.