Quem nasce no estado do Espírito Santo e chamado de?


8 resposta(s)

Origem do termo Capixaba

Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

Origem do termo Capixaba

Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

O Estado do Espírito Santo está localizado na região Sudeste do Brasil. A capital é Vitória e a sigla ES. Quem nasce no Espírito Santo é chamado de capixaba.

A população capixaba é de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Espírito Santo tem 78 municípios que compartilham um território de 46.096.925 quilômetros quadrados.

As cidades mais importantes são: a capital Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Cachoeira do Itapemirim.

Quem nasce no estado do Espírito Santo e chamado de?
Bandeira do Estado do Espírito Santo

Economia

A economia do Espírito Santo é baseada, principalmente, na agricultura e indústria. Parte significativa do rendimento também está na extração mineral das reservas de petróleo, de gás natural e de calcário.

Os produtos de maior destaque são o café, arroz, milho, feijão, abacaxi, cacau, mandioca e mamão. Na criação de animais, destacam-se bois, suínos e aves.

História

A área hoje ocupada pelo Estado do Espírito Santo foi doada pela coroa portuguesa a Vasco Fernandes Coutinho. O fidalgo português chegou à capitania em 23 de maio de 1535. Como era domingo, a região foi batizada com o nome Espírito Santo.

Até o século XVII, a área foi alvo de guerras entre portugueses e indígenas. Franceses, ingleses e holandeses promoveram diversas invasões na região, que era parte do território baiano.

Nesse período foram criados engenhos de açúcar que possibilitaram a instalação dos primeiros povoados. A região cresceu, mas a economia, baseada na agricultura e comércio, enfraqueceu e a Coroa retomou a administração.

Foi em 1810, que o Espírito Santo adquiriu autonomia. Em 1823, a região passou a atrair imigrantes alemães, suíços, açorianos e holandeses.

Após o fim da escravidão, em 1888, imigrantes italianos também integraram as correntes migratórias que tiveram o pico entre 1892 e 1896. Os italianos contribuíram para a retomada do crescimento das lavouras de café.

O desempenho agrícola é que originou o nome capixaba, que na língua tupi significa terra boa para lavoura.

Relevo

O território capixaba é dividido entre o litoral, planalto e a costa atlântica. Na região serrana está localizada a serra da Chibata e o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altura. É o terceiro maior pico do País.

O clima do Espírito Santo é de influência tropical úmido. A temperatura média anual é de 23º C.

O rio mais importante é o Doce, cuja nascente está em Minas Gerais e percorre 944 quilômetros ao longo do Espírito Santo. Os demais rios que integram a bacia capixaba são o São Mateus, Itaúna, Itapemirim, Jucu, Itabapoana e Mucurí.

Turismo

A disponibilidade de riquezas naturais do Espírito Santo permite a ampla exploração do ecoturismo. Entre os principais pontos turísticos estão as praias, picos, a gruta da Onça – na Mata Atlântica –, a Ilha do Frade e a Ilha do Boi. Todos localizados em Vitória, onde também está o Parque Moscoso.

O estado também oferece piscinas naturais para tratamento em águas termais e um vasto patrimônio cultural. São museus e construções do período colonial que resistem ao tempo. Entre os destaques está Guarapari, surgida a partir de uma missão fundada pelo Padre Anchieta, em 1585.

Cultura

A cultura capixaba é um misto de influências europeias e indígenas. As principais festas remontam à tradição alemã e portuguesa.

Continue a estudar! Leia:

  • Estados do Sudeste
  • Região Sudeste
  • Economia da Região Sudeste
  • Clima da Região Sudeste
  • Cultura do Sudeste
  • Estados do Brasil
  • Siglas dos estados brasileiros

Quem nasce no estado do Espírito Santo e chamado de?

Quem nasce no Espírito Santo e Capixaba ou Espírito-santense?

Contudo, o termo "capixaba" passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo. "O termo 'capixaba' se relaciona a uma plantação ou roça cultivada por índios.

Qual é a cultura de Espírito Santo?

Os sons capixabas podem vir da casaca, da concertina e até do trombone. A dança recebe influências italiana, alemã, portuguesa e africana. O Espírito Santo é Congo, Jongo, Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas, Alardo, tem também o Boi Pintadinho.

Qual o significado de Capixaba?

  • O significado de Capixaba é a palavra utilizada para designar a pessoa natural do Estado do Espírito Santo. Por exemplo: “Meu marido é capixaba e eu sou paulista.”

Quem nasce no Espírito Santo é chamado de Capixaba?

  • Por isso, quem nasce no Espírito Santo é chamado de capixaba. É claro que o termo, como adjetivo pátrio, pode ser utilizado para qualquer coisa relativa ao Estado do Espírito Santo. “A culinária capixaba é uma mistura da cultura dos colonizadores europeus, dos índios e dos africanos.”

Como foi feito o mapeamento da costa capixaba?

  • A embarcação fazia o mapeamento da costa capixaba quando se chocou contra o portal sul da Barra do Rio Doce (a 120 m do povoado). Com o mar revolto, os moradores pouco conseguiram fazer para ajudar. Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando um cabo que, preso a estrutura, pudesse trazer os marinheiros a terra.

Qual é o nome de montanhas capixabas?

  • “Montanhas Capixabas” é o nome de um jornal online que publica notícias diárias relacionadas à região serrana do Espírito Santo. De mesmo nome, “Montanhas Capixabas”, é uma entidade sem fins lucrativos que foi fundada em 2005 com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo.

Quem nasce no estado do Espírito Santo é chamado de?

Origem do termo Capixaba Os índios que aqui viviam chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca. Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

O que é uma pessoa capixaba?

Capixaba significa, roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios que habitavam a ilha onde atualmente é o município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca.

Como é o capixaba?

Todo capixaba é generoso, guloso e hospitaleiro. Reparte o que tem com seus vizinhos. Abusa da moqueca de papa-terra. E, com uma velocidade espantosa, se torna íntimo dos forasteiros.

Sou capixaba porque nasci no?

Segundo os estudiosos da língua tupi, capixaba significa roça, roçado, terra limpa para plantação. Os índios que viviam no Espírito Santo chamavam de capixaba sua plantação de milho e mandioca.