Tinham deixado os caminhos cheios de espinhos e seixos fazia horas que pisavam à margem do rio a lama seca e rachada que escaldava os pés?

Normalmente ao lermos um romance , encontramos inúmeras categorias que intercaladas, transformam a narrativa no universo sistemático ; em que uma delas vem a ser um espaço.

Em sua total espessura , consegue passar as diferentes fases , aspectos ambientais da personagem, como mostra o trecho abaixo de Raquel de Queiroz , O Quinze: 37

“ Já o horário corria, e Conceição ficou vendo ainda o primo, alto e isolado, na plataforma. Depois, o carro foi entrando numa curva; sumiu-se o vulto amigo , sumiu-se a estação, e o trem continuou a correr , no meio de serrotes de pedras que asfixiam a cidade.”

É bem clara a demonstração do espaço, na qual a cena ocorre sucessivamente. Pois vemos a ação da personagem no caso Conceição , e todo o processo que o veiculo fez ao entrar numa curva, percorrendo os serrotes de pedra. Esta é uma das características da representação do espaço.

Também se faz presente o espaço e ambiente que de acordo com Benjamim Abdala, Introdução à Analise da Narrativa:48 “o ambiente pode refletir a atmosfera psicológica vivida pela personagem” É o que mostra o pequeno trecho de Graciliano Ramos, Vidas Secas:10

“Tinha deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos , fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés. Pelo espirito atribulado do sertanejo passou a idéia de abandonar o filho naquele descampado.”

Nesta situação a personagem se encontra frágil e desamparada pelas circunstancias vividas no sertão com um caminho cheio de espinhos e seixos, em decorrência disto, Fabiano foi levado a Ter uma reação psicológica de angustia a partir do momento que; a idéia de deixar seu filho lhe veio a memória, isto porque o ambiente ou o espaço traduz as feições emocionais da personagem.

“O espaço social, enquanto sistema de valores, projeta-se na psicologia das personagens formando em seus cérebros , simbolicamente, um espaço. “ Benjamim Abdala:49

“... era Hitler que avançava em minha direção . meu primeiro ímpeto foi sair correndo, não me de medo, mas de náusea. O curioso foi que ele me perguntou em alemão: você está comigo contra os judeus? ­--- E eu entendi a pergunta sem saber a língua. Não hesitei : Vai te lascar, Hitler! Causa-me repugnância responder sua pergunta.”

A questão psicológica de um ser é muito complexa, principalmente quando envolve um determinado espaço social, que acarretará em ações previsíveis ou imprevisíveis. Como vemos no fragmento de Hermilo Borba Filho, Agá :7

Podemos perceber que a personagem tem um comportamento impulsivo com relação a circunstancia vista diante de uma inesperada aparição seguida de uma pergunta audaciosa no qual foi arremetida uma resposta agressiva e inesperada.

Deste modo , constata-se que o espaço não é necessariamente só o físico relacionado como o ambiente, mas também todo conjunto de acontecimentos que provocam no leitor a sensação do “real”.

Grátis

5 pág.

Tinham deixado os caminhos cheios de espinhos e seixos fazia horas que pisavam à margem do rio a lama seca e rachada que escaldava os pés?

Tinham deixado os caminhos cheios de espinhos e seixos fazia horas que pisavam à margem do rio a lama seca e rachada que escaldava os pés?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 3

ALUNO: JÚLIO AILTON DE SOUSA FIGUEREDO SEGUNDO
3º ANO A
ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO LITERÁRIO VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS
 “Vidas Secas”, romance de Graciliano Ramos, publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.
 1. Com base no seu conhecimento sobre a obra Vidas secas, de Graciliano Ramos, é INCORRETO afirmar que essa obra 
a) tem uma dimensão psicológica importante, embora retrate, com vigor, a realidade exterior. 
b) tem uma linguagem rude e seca, refletindo, assim, o universo das personagens retratadas. 
c) representa um mundo em que as forças sociais são secundárias, não determinando o destino das personagens.
 d) retrata a sujeição das personagens às condições impostas pelo meio natural em que vivem. 
2. Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (Graciliano Ramos, Vidas Secas) Uma das características do estilo de Vidas secas é o uso do discurso indireto livre, que ocorre no trecho 
a) "sinha Vitória falou assim". 
b) "Fabiano resmungou". 
c) "franziu a testa". 
d) "que lembrança". 
e) "olhou a mulher". 
3. Um escritor classificou Vidas secas como “romance desmontável”, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e sequências parcialmente truncadas. Essas características da composição do livro
 a) constituem um traço de estilo típico dos romances de Graciliano Ramos e do Regionalismo nordestino. 
b) indicam que ele pertence à fase inicial de Graciliano Ramos, quando este ainda seguia os ditames do primeiro momento do Modernismo.
 c) diminuem o seu alcance expressivo, na medida em que dificultam uma visão adequada da realidade sertaneja.
d) revelam, nele, a influência da prosa seca e lacônica de Euclides da Cunha, em Os sertões. 
e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo. 
4. Leia o trecho para responder ao teste. "Fizeram alto. E Fabiano depôs no chão parte da carga, olhou o céu, as mãos em pala na testa. Arrastara-se até ali na incerteza de que aquilo fosse realmente mudança. Retardara-se e repreendera os meninos, que se adiantavam, aconselhara-os a poupar forças. A verdade é que não queria afastar-se da fazenda. A viagem parecia-lhe sem jeito, nem acreditava nela. Preparara-a lentamente, adiara-a, tornara a prepará-la, e só se resolvera a partir quando estava definitivamente perdido. Podia continuar a viver num cemitério? Nada o prendia àquela terra dura, acharia um lugar menos seco para enterrar-se. Era o que Fabiano dizia, pensando em coisas alheias: o chiqueiro e o curral, que precisavam conserto, o cavalo de fábrica, bom companheiro, a égua alazã, as catingueiras, as panelas de losna, as pedras da cozinha, a cama de varas. E os pés dele esmoreciam, as alpercatas calavam-se na escuridão. Seria necessário largar tudo? As alpercatas chiavam de novo no caminho coberto de seixos." (Vidas secas, Graciliano Ramos) Assinale a alternativa incorreta:
 a) O trecho pode ser compreendido como suspensão temporária da dinâmica narrativa, apresentando uma cena "congelada", que permite focalizar a dimensão psicológica da personagem. 
b) Pertencendo ao último capítulo da obra, o trecho faz referência tanto às conquistas recentes de Fabiano, quanto à desilusão do personagem ao perceber que todo seu esforço fora em vão.
c) A resistência de Fabiano em abandonar a fazenda deve-se à sua incapacidade de articular logicamente o pensamento e, portanto, de perceber a gradual mas inevitável chegada da seca. 
d) A expressão "coisas alheias" reforça a crítica, presente em toda obra, à marginalização social por meio da exclusão econômica.
 e) As referências a "enterro" e "cemitério" radicalizam a caracterização das "vidas secas" do sertão nordestino, uma vez que limitam as perspectivas do sertanejo pobre à luta contra a morte.
 5. Sobre a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, todas as alternativas estão corretas, EXCETO: 
a) O romance focaliza uma família de retirantes, que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num degradante estado de condição humana. 
b) O relato dos fatos e a análise psicológica dos personagens articulam-se com grande coesão ao longo da obra, colocando o narrador como decifrador dos comportamentos animalescos dos personagens. 
c) O ambiente seco e retorcido da caatinga é como um personagem presente em todos os momentos, agindo de forma contínua sobre os seres vivos. 
d) A narrativa faz-se em capítulos curtos, quase totalmente independentes e sem ligação cronológica e o narrador é incisivo, direto, coerente com a realidade que fixou.
 e) O narrador preocupa-se exclusivamente com a tragédia natural (a seca) e a descrição do espaço não é minuciosa; pelo contrário, revela o espírito de síntese do autor.
 6. A vida na fazenda se tornara difícil. Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezando rezas desesperadas. Encolhido no banco do copiar, Fabiano espiava a catinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul, as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre. De acordo com o fragmento acima, é incorreto o que se afirma em: 
a) Tanto Sinhá Vitória quanto Fabiano tinham fé na providência divina. 
b) O enfoque é narrativo. 
c) O que se relata ao longo do parágrafo tem o objetivo de confirmar a afirmação da primeira frase.
d) Há evidências de que Sinhá Vitória e Fabiano estão fragilizados, pois ela "benzia-se tremendo" e ele estava "encolhido na banco do copiar".
 e) O tema predominante é a indagação metafísica sobre a existência (inexistência) de Deus.
 7. Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda a questão a seguir. Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas. (Graciliano Ramos) O texto, no seu conjunto, enfatiza:
 a) A pobreza física do personagem.
 b) A falta de escolaridade do personagem.
 c) A miséria moral do personagem.
 d) A identificação do personagem com o mundo animal.
 e) nda 
8. Texto para a próxima questão. Tinham deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os pés. [...] [Sinhá Vitória] distraiu-se olhando os xiquexiques e os mandacarus que avultavam na campina. Um mormaço levanta-se da terra queimada. Estremeceu, lembrando-se da seca, o rosto moreno desbotou, os olhos pretos arregalaram-se... (Graciliano Ramos) O texto é um trecho da obra de Vidas Secas (1938), que sobre a qual é INCORRETO afirmar que: 
a) Apesar de as personagens da história viverem no sertão nordestino, boa parte da trama se passa em São Paulo, que é o destino da maioria dos retirantes.
 b) Focaliza uma família de retirantes que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num estado degradante de condição humana. 
c) O autor descreve a realidade a partir da visão amarga do sertanejo, associando a psicologia das personagens

Página123