A resolução de problemas como uma perspectiva metodológica na construção do conhecimento matemático

Autores

  • Otilia Nair Obst Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.
  • José Carlos Miguel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Palavras-chave:

Metodologia de matemática. Resolução de problemas. EJA. Enunciados.

Resumo

No presente artigo discutimos a importância da perspectiva metodológica de resolução de problemas como sustentação de um processo de ensino de Matemática situado sob a óptica da formação de conceitos. Organizar uma situação didática significativa para os estudantes impõe a necessidade do estudo da interação entre eles e o educador e deles com os conhecimentos matemáticos, ambiente de aprendizagem no qual a mera transmissão de conteúdos dá lugar à contextualização, à historicização e ao tratamento dos temas a partir de situações intuitivas e do cotidiano do estudante. Assim, compreendemos a Matemática como linguagem fundamental para a constituição do pensamento teórico como uma totalidade. Valemo-nos da análise documental e de situações de aulas para encaminhamento de procedimento didático relativo à resolução de problemas, com vistas à superação de algumas representações sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática que se mostra fortemente marcado por procedimentos algorítmicos imitativo-repetitivos. Considerando a Matemática como uma disciplina de investigação, apontamos para perspectivas de renovação dos programas de ensino dessa disciplina, que se concretizam no movimento de ação cultural da própria escola enquanto célula geradora de discussão.

Biografia do Autor

Otilia Nair Obst, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP-Marília. Pesquisadora em Educação de Jovens e Adultos. Bolsista FAPESP

José Carlos Miguel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Professor Assistente Doutor vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - campus de Marília.

Referências

BAKHTIN, M. M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem : problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. – 13.ed. – São Paulo : Hucitec, 435 2012.
14
D’AMBRÓSIO, U. Uma história concisa da matemática no Brasil. Petrópolis, RJ : Vozes, 2008.
DUARTE, N. O ensino de matemática na educação de jovens e adultos. 11. ed. São Paulo : Cortez, 2009. 440
HADDAD, S. A participação da sociedade civil brasileira na educação de jovens e adultos e na CONFITEA VI. Disponível em: . Acesso em 12/08/2013.
LEONTIEV, A. N. Artigo de introdução sobre o trabalho criativo de L. S. Vigotski. In: Vygotski, L. S. Teoria e método em psicologia: trad. Claudia Berliner – 3ª Ed.- São 445 Paulo: Martins Fontes, 2004.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (orgs). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. – Porto Alegre : Artmed Editora, 2001.
VYGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: 450 VYGOTSKI, L. S.: LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4.ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone: Universidade de São Paulo, 1988.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas III. Madrid : Visor, 1995.

A resolução de problemas como uma perspectiva metodológica na construção do conhecimento matemático

Licença

Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).

Diariamente, o ser humano mantém contato com a resolução de problemas, dos mais simples aos mais complexos. É errôneo pensar que resolução de problemas é uma questão exclusiva da Matemática.

A resolução de problemas matemáticos é de preponderante importância para a educação, pois oferece suporte à curiosidade dos estudantes, ao mesmo tempo em que traz situações reais para a sala de aula e propicia a possibilidade da descoberta do novo.

O presente artigo busca analisar a importância da Resolução de Problemas como método de Ensino e suas contribuições quando usado no Ensino de Matemática.

Com isso, pretende-se ressaltar a importância da busca de novas alternativas de transmissão de conhecimentos, investigando a resolução de problemas no ensino da Matemática e analisando sua colaboração na motivação e aprendizagem dos estudantes, afim de que se possa obter a satisfação deles em aprender Matemática.

A necessidade de proporcionar o Ensino da Matemática através da Resolução de Problemas busca o desenvolvimento do raciocínio interpretativo do aluno, visando o auxílio na convivência com esse mundo de interpretações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As dificuldades encontradas no ensino da Matemática bem como o desinteresse dos alunos em aprender esta ciência merecem uma atenção significativa. Questões como interpretação e desenvolvimento do raciocínio lógico e cognitivo, nos motivaram a expor idéias sobre a Resolução de Problemas como Método de Ensino em Matemática.

No decorrer dos anos tem-se desenvolvido várias pesquisas com a finalidade de encontrar novos métodos de ensino que facilitem a aprendizagem e promova o desenvolvimento lógico e criativo dos alunos. Entre esses métodos merece destaque a resolução de problemas como um método eficaz para desenvolver o raciocínio e para motivar os alunos para o estudo da Matemática.

Na aprendizagem de Matemática a resolução de problemas como método de ensino é fundamental, pois coloca o aluno diante de questionamentos possibilitando o exercício do raciocínio, pensar por si próprio e não apenas reproduzir conhecimentos repassados, transformando a empatia que várias pessoas têm à disciplina em algo prazeroso, proveitoso e produtivo.

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. O Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

O que é perspectiva metodológica da resolução de problemas?

A Resolução de Problemas numa Perspectiva Metodológica apresenta uma postura de inconformismo frente aos obstáculos e ao que foi estabelecido nos enunciados, é um exercício de desenvolvimento do senso crítico e da criatividade, que são objetivos do ensino da Matemática.

Qual a importância da resolução de problemas para o ensino da Matemática?

A resolução de problemas é uma importante contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, criando no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros desinteressantes que valorizam o aprendizado por reprodução ou imitação.

Qual é a relação entre a metodologia da resolução de problemas e o fazer Matemática?

Resolução de problemas desenvolve poder matemático nos alunos, ou seja, capacidade de pensar matematicamente, utilizar diferentes e convenientes estratégias em diferentes problemas, permitindo aumentar a compreensão dos conteúdos e conceitos matemáticos.

Quais são as etapas principais da resolução de problemas matemáticos?

As etapas da resolução de problemas são: compreender o problema; destacar informações e dados importantes do enunciado para a sua resolução; elaborar um plano de resolução; executar o plano; conferir resultados; estabelecer nova estratégia, se necessário, até chegar a uma solução aceitável (POLYA, 2006).