Como elaborar um bom plano de aula para educação infantil?

Quem v� o trabalho do professor da Educa��o Infantil e n�o conhece a rotina, nem imagina o qu�o desafiador � o dia a dia. Al�m da rotina com as crian�as, que costuma ser bastante agitada, ainda h� outro item que costuma deixar alguns docentes um pouco aflitos: o plano de aula.

Claro que qualquer profissional da educa��o conhece a import�ncia e sabe que desenvolver um plano de aula faz parte da rotina. Entretanto, na hora de colocar tudo no papel, � comum que as d�vidas apare�am.

Por isso, para ajudar o docente nesse processo, separamos alguns passos importantes para preparar um bom plano de aula para a Educa��o Infantil. Continue a sua leitura e veja como deixar essa atividade menos complicada!

Veja tamb�m: O que � cultura maker e como aplic�-la na pr�tica com seus alunos!

Passo a passo: como fazer um plano de aula para a Educa��o Infantil

Crian�as s�o bastante exigentes e respondem de maneira negativa a uma aula mon�tona. Por isso, colocar conte�dos, de maneira aleat�ria, n�o � a melhor op��o para esse p�blico. Dessa forma, � essencial que o professor busque estar sempre atualizado e procure, constantemente, meios de deixar a rotina escolar dos discentes mais interessante.

Al�m disso, sempre que for elaborar um plano de aula � indicado considerar o feedback dos alunos. Provavelmente, eles n�o falar�o nada. Mas, no dia a dia, o professor pode observar a turma e perceber a que tipo de est�mulo ela responde melhor. Dessa forma, ter� um direcionamento melhor na hora de elaborar o plano de aula.

J� com essa an�lise em m�os, � hora de come�ar a elaborar. Veja os passos para redigir o plano de aula para a Educa��o Infantil.

Baixe gr�tis:�Planejamento escolar: o que n�o pode faltar?

Comece pelo tema

O primeiro passo � definir o tema da aula. O ideal � que o docente use uma ficha por aula, para que o plano fique melhor organizado.

O foco inicial do plano de aula � o tema. Afinal, ser� a partir dele que o profissional poder� desenvolver as atividades e demais informa��es solicitadas no documento.

Baixe gr�tis:�Curr�culo Escolar: como elabor�-lo e adapt�-lo � BNCC?

Objetivo

Depois do tema, � importante que o plano de aula tenha o objetivo bem definido. � preciso ter cuidado na hora de redigi-lo, pois o docente tem que ser realista. Dessa forma, � necess�rio pensar no grupo de alunos e imaginar as dificuldades que podem acontecer durante a transmiss�o do conte�do. Afinal, isso dever� ser levado em considera��o na hora de elaborar um objetivo.

Baixe gr�tis:�Manual de implementa��o da BNCC!

Habilidades

Tamb�m � importante que o plano de aula informe as habilidades que o aluno desenvolver� durante a aula. Pode ser, por exemplo, imitar som, pintar, equilibrar um objeto, entre outros. Especifique isso no documento.

Veja tamb�m: 6 brincadeiras l�dicas para praticar com seus alunos em 2022!

Metodologia

Como os objetivos ser�o alcan�ados? O que ser� feito para que o tema da aula seja desenvolvido? � isso que deve constar na metodologia. Defina a maneira como o conte�do ser� transmitido para as crian�as. Pode ser com o uso do v�deo, uma aula de campo, laborat�rio, entre outros. Descreva tudo o que ser� feito.

Veja tamb�m: Como implementar a aprendizagem baseada em projetos na sua escola!

Recursos did�ticos

Para que a metodologia seja vi�vel, o docente vai precisar de recursos did�ticos. Quais s�o eles? Neste t�pico, � preciso descrever os materiais que v�o ser usados para que a aula seja dada. � preciso citar o espa�o, os materiais, dentre outros recursos que sejam necess�rios.

Baixe gr�tis:�Gamifica��o no processo pedag�gico!

Avalia��o

Como saber que os alunos aproveitaram bem a aula e conseguiram absorver o conte�do? Caber� ao docente avaliar isso e � essa forma de avalia��o que dever� ser descrita neste t�pico.

Vale ressaltar que n�o precisa ser uma prova. Pode ser, por exemplo, o desenvolvimento de uma atividade, a finaliza��o de um trabalho, entre outros.

Veja tamb�m: Como utilizar os tipos de avalia��o: diagn�stica, formativa e somativa!

Cronograma

O tempo que ser� gasto para concluir o tema tamb�m deve fazer parte do plano de aula da Educa��o Infantil. Nesse t�pico, o docente precisa ficar atento, pois al�m de considerar o tempo da atividade, � preciso lembrar que d�vidas e questionamentos, provavelmente, far�o parte da aula. Isso tamb�m demanda tempo.

Isso deve ser considerado no cronograma, para que o atraso de um t�pico n�o interfira no tema da aula seguinte.

Baixe gr�tis:�Por que investir em tecnologia na educa��o ap�s a pandemia?

Refer�ncias

Embora n�o seja obrigat�rio, � comum que alguns docentes coloquem as refer�ncias. Afinal, esse � um documento importante e poder� servir para consulta posterior.

Esses s�o os passos para a elabora��o de um plano de aula para a Educa��o Infantil. Em todos os casos � preciso sempre pensar em meios de deixar o conte�do mais din�mico e envolvente.

A tecnologia � uma forma de fazer isso acontecer.�Confira dicas de como us�-la em sala de aula!

Acesse o�Portal Planneta Educa��o�e garanta hoje todos os nossos�Materiais Educativos Gratuitamente!

Como montar um plano de aula na educação infantil?

Como fazer um plano de aula.
Reflita sobre o público-alvo. ... .
Escolha o tema da aula. ... .
Defina o objetivo a ser alcançado. ... .
Defina o conteúdo a ser abordado. ... .
Decida a duração da aula. ... .
Selecione os recursos didáticos. ... .
Defina a metodologia a ser utilizada. ... .
Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos..

O que colocar no plano de aula da educação infantil?

Veja uma seleção com propostas que envolvem brincadeiras, leitura, dança e muito mais.
Identidade e autonomia. ... .
Uso racional da água. ... .
Aprender com o próprio nome. ... .
Os livros e o prazer em ouvir histórias. ... .
É dançando que a gente aprende. ... .
Circuitos no pátio. ... .
Conversa para desenvolver a linguagem. ... .
Brincar na frente do espelho..

Como fazer um plano de aula para educação infantil com a BNCC?

Planeje as aulas com base nos campos de experiências.
O eu, o outro e o nós;.
Corpo, gestos e movimentos;.
Traços, sons, cores e formas;.
Escuta, fala, pensamento e imaginação;.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações..

Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC?

Para começar um plano de aula de acordo com a BNCC, o primeiro passo é conhecer a fundo as propostas da Base. É recomendável que o professor busque ler o documento, assim como demais materiais sobre a sua implementação e realize discussões com a equipe pedagógica sobre os pontos que ainda restar dúvida.