Como o ambiente de trabalho pode acarretar em doenças psicológicas?

Tempo estimado de leitura: 8 minutos


A saúde mental dos colaboradores é um dos assuntos mais discutidos nos últimos anos. As mudanças rápidas na sociedade, o futuro incerto, os problemas sociopolíticos e as dificuldades pessoais são os principais motivos para o surgimento de doenças psicossociais nos profissionais.

Segundo pesquisa do instituto Ipsos, a saúde mental piorou para 53% dos brasileiros no último ano. Em razão disso, é fundamental que as empresas busquem soluções para cuidar do bem-estar da sua equipe. Desse modo, o RH é o principal responsável por acompanhar o dia a dia dos profissionais e encontrar alternativas para melhorar o ambiente de trabalho.

Como o ambiente de trabalho pode acarretar em doenças psicológicas?

Descubra o conceito de saúde mental

A saúde mental está relacionada ao equilíbrio emocional, qualidade de vida e bem-estar. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o conceito consiste em um estado no qual o indivíduo consegue lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar com produtividade e é apto a contribuir para a sociedade.

Sendo assim, a saúde mental dos colaboradores está associada com a aceitação, administração das situações, das próprias emoções e das adversidades que surgem no ambiente de trabalho, sem comprometer a si mesmo ou aos outros profissionais.

Do contrário, os distúrbios que acompanham a falta dos cuidados com o psicológico podem acarretar diversas consequências negativas para o indivíduo, como nos estudos, trabalho, relação com a família, autoestima e atividades sociais.

Dessa maneira, as empresas precisam encontrar estratégias para garantir a saúde mental dos colaboradores por meio de práticas preventivas, as quais possam criar um ambiente de trabalho leve, aberto e saudável.

Na prática, isso vai ajudar também a fortalecer a reputação da empresa no mercado de trabalho. Afinal, mais profissionais passam a enxergar a companhia como um local interessante para se trabalhar, impactando também na redução da rotatividade dentro da empresa.

Proporcionar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tornou-se elementar, especialmente em um contexto de mercado em que o trabalho passou a ocupar a casa e a rotina íntima de muitas pessoas.

Maria Sartori, diretora associada da Robert Half

Ou seja, investir na saúde mental dos colaboradores é uma maneira de fortalecer a própria produtividade da companhia, com mais profissionais motivados e concentrados em suas respectivas atividades. Quanto mais felizes, mais produtivos vão ser os colaboradores.

Você também pode gostar de: Por que precisamos falar de saúde mental no trabalho

Conheça os fatores que afetam a saúde mental dos colaboradores

De acordo a OMS, 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. Dessa forma, são diversos os motivos que a saúde mental dos colaboradores pode ser afetada. Conheça as principais causas das doenças psicossociais no ambiente de trabalho, a seguir:

  • competitividade excessiva;
  • altas exigências;
  • falta de organização e flexibilidade;
  • assédio moral;
  • relações interpessoais difíceis;
  • falta de apoio dos superiores ou dos colegas;
  • pressão emocional;
  • longas jornadas de trabalho;
  • ameaças de demissão;
  • grande carga de funções;
  • falta de separação entre vida pessoal e profissional.

Para Maria Sartori, diretora associada da Robert Half, não basta oferecer remuneração competitiva. As empresas precisam fazer mais para atraírem e reterem os melhores talentos, mas também é necessário olhar para a saúde mental e preocupar-se com o aspecto humano na condução do trabalho. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental.

“Os tempos mudaram e as prioridades também. Oferecer remunerações competitivas segue sendo um aspecto fundamental, porém, definitivamente, não é mais o suficiente para assegurar profissionais que, de fato, farão a diferença no negócio. Mais do que isso, os últimos anos incentivaram diversos processos de auto reflexão, em líderes e liderados. Proporcionar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tornou-se elementar, especialmente em um contexto de mercado em que o trabalho passou a ocupar a casa e a rotina íntima de muitas pessoas."

Além disso, Maria ressalta a importância da empatia e do acolhimento nas empresas "Trabalhadores mentalmente saudáveis são mais engajados, produtivos e leais. Líderes psicologicamente equilibrados tendem a ser mais empáticos, acolhedores e transparentes. Não há dúvidas de que presenciaremos profissionais ainda mais protagonistas de suas próprias carreiras. Lembre-se: os talentos são os mais importantes recursos de uma organização e, hoje, eles buscam por um trabalho que esteja alinhado aos seus valores, que garanta bemestar e proporcione uma experiência saudável."

Veja como a saúde mental dos colaboradores afeta as empresas

Um profissional feliz e mentalmente saudável consegue desempenhar suas atividades com destreza, qualidade, produtividade e mantém uma boa relação com o time. Em contrapartida, se a empresa não adere aos programas de incentivo à saúde mental dos colaboradores, surgem consequências graves para a companhia, como:

  • risco de agravamento de ansiedade e depressão para outras doenças;
  • alta taxa de rotatividade (turnover);
  • aumento na frequência de faltas (absenteísmo);
  • perda de produtividade;
  • clima organizacional ruim;
  • erros constantes nas tarefas diárias;
  • possíveis consequências jurídicas;
  • prejuízos financeiros para a empresa.

Como foi possível observar, a falta de cuidado com a saúde mental dos colaboradores proporciona sérios prejuízos para a empresa. No entanto, identificar as causas acima ajudará na adoção de diversas estratégias e ações que podem evitar que os profissionais sofram com as doenças psicossociais.

Saiba como promover a saúde mental na sua empresa

As ações voltadas para a saúde mental dos colaboradores merecem mais atenção no ambiente de trabalho. Afinal, a mente tem um grande impacto na rotina profissional da companhia. Sendo assim, confira as principais ações para promover os cuidados psicológicos dos contratados!

Invista benefícios para a saúde dos colaboradores

Segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, 77,8% dos profissionais entrevistados consideram a assistência médica o benefício mais importante para aderirem a uma vaga. O plano de saúde ajuda os colaboradores a manterem a saúde física e mental com qualidade e segurança, além de facilitar o acesso a serviços médicos que normalmente são mais caros.

Um ponto importante aqui é ouvir bastante o que eles têm para dizer. O feedback é muito importante para avaliar o que realmente é interessante para o seu público. O benefício pode ser interessante para outros colaboradores, mas será que é válido para os profissionais da sua empresa? A troca de informações é fundamental.

Adote programas de incentivo à saúde mental

Os programas de incentivo à saúde mental dos colaboradores devem envolver atividades a longo prazo, como medidas de prevenção que estimulem a alimentação saudável e a prática de atividades físicas, e manutenção, que incluam ações coordenadas entre os líderes e demais profissionais.

Caso a sua empresa não tenha o conhecimento ou a expertise para lidar com o assunto, pode ser interessante contar com uma consultoria externa. Assim, um terceiro pode avaliar as ações tomadas pela sua empresa e identificar quais são as melhores opções para você.

Confira também: Saúde mental: hora de parar

Preste atenção aos sinais

As doenças psicológicas no ambiente de trabalho, como a síndrome de burnout, costumam ser confundidas com preguiça, descaso, frescura, exagero e falta de interesse. Por isso, podem ser silenciosas e difíceis de detectar pela equipe e até mesmo pelas próprias pessoas que estão com a doença.

Dessa maneira, conhecer os sintomas das principais doenças mentais pode ajudar na tomada de decisão e, principalmente, ação para minimizar o problema em sua empresa. As queixas mais comuns, são:

  • falta de motivação;
  • negativismo;
  • lapsos de memória;
  • falta de concentração;
  • fadiga crônica;
  • sono excessivo ou insônia;
  • dores de cabeça;
  • constipação;
  • falta de ar;
  • dores no peito;
  • náusea;
  • desmaio etc.

Reduza a pressão e o excesso de cobranças

Profissionais constantemente pressionados, constrangidos, oprimidos e ameaçados não sentem nenhuma motivação para continuar na empresa, tornando o ambiente cansativo, pesado e nada produtivo. Desse modo, é importante acompanhar de perto e contribuir com feedbacks para a equipe.

Além disso, quando se fala nesse aspecto, é muito importante analisar também o trabalho dos gestores. Aqui a ideia é garantir que os chefes de cada equipe tenham a postura adequada para tomarem as suas decisões e garantirem uma relação saudável para todos os envolvidos em cada projeto.

Considere analisar a cultura da empresa

A cultura organizacional é o conjunto de valores, hábitos e crenças que definem uma empresa e a maneira que a marca é refletida para o público. Com isso, é preciso reavaliar princípios que podem não fazer mais sentido para a companhia e alinhar à nova mentalidade dos gestores.

Mas aqui é preciso entender que essas mudanças não acontecem do dia para a noite. Uma mudança cultural leva um certo tempo até ser implementada e, por isso, você deve se preocupar com cada etapa para garantir que isso funcione bem enquanto a cultura voltada para a saúde mental dos colaboradores ainda não se estabelece.

Mantenha um diálogo aberto sobre saúde mental

A comunicação aberta entre colaboradores e líderes ajuda a identificar as dificuldades diárias no ambiente de trabalho. Dessa maneira, é possível encontrar estratégias para cuidar da saúde mental dos profissionais e acabar com o tabu sobre os problemas psicológicos entre a equipe.

Além de ficar de olho nas lideranças, para que elas façam esse trabalho, é muito importante que os profissionais do RH também tenham essa consciência de criar uma maior abertura. Afinal, muitos profissionais podem ter receio ao se comunicarem com seus líderes diretos. O RH deve eliminar qualquer tipo de receio.

Sustente a periodicidade das ações na companhia

As práticas para manter a saúde mental dos colaboradores devem ser mantidas para garantir os resultados a longo prazo na empresa. Por isso, um calendário de atividades é essencial para assegurar a periodicidade das ações.

De nada adianta realizar um projeto específico por dois meses, não ter uma adesão tão alta e abandonar a ideia. Ainda mais se a saúde mental não for um tema recorrente na cultura da empresa, pode ser que leve um tempo até que essas ideias sejam implementadas com a eficiência necessária.

Realizar a readequação do trabalho

Outro aspecto importante para garantir que a saúde mental dos colaboradores seja colocada em primeiro lugar é fazer as readequações do trabalho. Será que ele está fazendo o que realmente foi contratado para fazer?

Ao responder essa questão, você consegue identificar, por exemplo, se o profissional está sendo subaproveitado ou não, se está na função adequada, enfim: descobrirá qual é a melhor maneira de garantir que ele seja valorizado.

Criar grupos para atividades físicas

Parte importante para cuidar da saúde mental de qualquer pessoa é realizar atividades físicas. Por que não estimular que isso aconteça dentro da própria organização? Uma forma de fazer isso é criar grupos específicos para isso.

Identificou que vários colaboradores gostam de correr? Estimule a realização de corridas em grupo. Outros gostam de jogar futebol? Organize partidas quinzenais. Ainda pode estimular atividades como Yoga e Pilates, por exemplo.

Invista em soluções tecnologias

Além disso, outra forma de melhorar a saúde mental dos colaboradores é investindo em soluções tecnológicas. Mas a ideia aqui é conseguir aprimorar o dia a dia de trabalho desses profissionais, fornecendo mais ferramentas.

Assim, ele pode perder menos tempo com tarefas burocráticas, eles podem focar em ações mais estratégicas para as suas responsabilidades no ambiente de trabalho.

Converse com toda a equipe

Outra prática importante que deve ser adicionada ao dia a dia de trabalho é conversar constantemente com toda a equipe sobre temas variados. Sim, a saúde mental deve ser analisada, mas muito mais do que isso na prática.

Receba feedbacks, busque pela opinião dos profissionais, enfim, estimule a troca de informações mais ampla possível para que os colaboradores se sintam confortáveis em compartilhar todo e qualquer tipo de percepção.

Portanto, saiba que adotar estratégias para manter a saúde mental dos colaboradores não é um privilégio para grandes empresas. Nesse contexto, é possível que organizações de todos os portes encontrem soluções para suas realidades e necessidades, o que contribui para o sucesso do negócio.

Gostou deste artigo? Para conferir mais conteúdos como este, siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.

Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Estudo produzido pela The School of Life, referência no ensino da inteligência emocional, em parceria com a Robert Half

Baixe o material completo, gratuitamente, clicando na imagem

Como o ambiente de trabalho pode acarretar em doenças psicológicas?

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Como o trabalho pode afetar a saúde mental?

A análise da OMS aponta que um local de trabalho considerado “ruim” ou “negativo” pode afetar diretamente na saúde mental dos indivíduos, gerando problemas como alto nível de estresse, transtorno de ansiedade, depressão e até dependência química.

É possível desenvolver doenças psicológicas devido ao trabalho?

Os transtornos mentais estão cada vez mais presentes no mundo do trabalho e podem ser provocados pelo assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, metas abusivas, eventos traumáticos, perseguição do chefe, isolamento, entre outros.

Qual fator dentro do ambiente de trabalho pode ser o maior causador de doenças mentais?

Sabe-se que a ansiedade, a depressão, o consumo abusivo de substâncias psicoativas e o estresse diário estão entre as causas mais comuns que levam o trabalhador ao adoecimento mental relacionado ao labor.

Quais são as influências do ambiente de trabalho na saúde mental e na produtividade?

O raciocínio é básico: se as condições de saúde mental do profissional são afetadas, consequentemente há impactos na produtividade e motivação, a curto, médio e longo prazo. O resultado são o aumento de turnover, absenteísmo, quadros de estresse e até mesmo maior propensão a se envolver em acidentes.