Como o Cristianismo se fortaleceu na idade média

Ouça este artigo:

Fortalecida desde o fim do Império Romano, a Igreja Católica teve sua influência ampliada quando os francos, tribos germânicas que adentraram o espaço do império romano, converteram-se ao cristianismo. No contexto das sociedades medievais, a Igreja respondia por muitos aspectos da unidade cultural como, por exemplo: fé cristã e língua latina. De acordo com o historiador Hilário Franco Jr., a Igreja sintetizou elementos da cultura romana e germânica, ao fazer isso, “forjou a unidade espiritual, essencial para a civilização medieval”.

Segundo Gilberto Cotrim, em seu livro História Global, os sacerdotes enriqueciam à custa de doações feitas pelos fiéis, que acreditavam receber, em troca disto, recompensas no pós morte. Cotrim ainda explica que as congregações religiosas controlavam um terço das terras cultiváveis européias e, por serem tão poderosas, impunham seus valores na vida dos cidadãos.

Além de influenciar a população com seus dogmas, a Igreja controlava também a educação. Ao final do século XII, as universidades estavam extremamente ligadas à Igreja, que influenciava diretamente no conteúdo passado aos jovens. As universidades de Roma, Coimbra, Oxford, Paris e Salerno eram as de maior destaque.

Além de ter sua cultura dominada pelos valores religiosos da Igreja, a cultura medieval é lembrada por diversos outros aspectos. Na arquitetura, os estilos românico e gótico marcaram época. O primeiro apresenta traços simples e rigorosos, muros bem reforçados, janelas estreitas e pilares grossos. Já o estilo gótico era mais leve, elegante e apresentava traços mais verticais. As janelas sempre recebiam ornamentos de vidro com mosaicos coloridos, além da boa iluminação, paredes angulosas, altas; e pilares mais extensos. Um bom exemplo da cultura arquitetônica gótica é a catedral de Reims, em Paris.

Na pintura, o domínio era de figuras humanizadas de divindades. Neste período destacam-se Giotto di Bondone, pintor e arquiteto italiano; e Cenni di Petro Cimabue pintor florentino e criador de mosaicos. Na música, houve também influência da Igreja, sendo o estilo sacro o de maior destaque. Nomes como Gregório Magno, introdutor do canto gregoriano; e Guido d’Arezzo, que batizou as sete notas musicais, foram extremamente importantes para o desenvolvimento da música erudita. Também se destacaram os trovadores e menestréis da música popular. Os primeiros eram compositores e poetas românticos “popularescos”, já os segundos eram os acompanhantes dos trovadores.

Outro campo que se desenvolveu bastante foi a literatura. Havia a épica, que contava histórias de heróis e suas aventuras; e a lírica, mais sobre sentimentos e emoções. Um grande nome da literatura medieval foi o italiano Dante Alighieri, com sua mais importante obra, A Divina Comédia. No campo filosófico, os nomes mais conhecidos foram: Santo Agostinho, Santo Tomás de Aquino e Roger Bacon.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_Média
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/igreja-e-cultura-medieval/

É hora de você relembrar o conteúdo sobre o poder da Igreja Católica na Era Medieval. Cai nos tópicos sobre Idade Média e Feudalismo. É conteúdo para o Enem e os vestibulares.

No decorrer da Idade Média (séculos V a XV d.C.) a Igreja católica alcançou enorme prestígio e poder político, econômico e social.  Através do controle da fé, ela ditava formas de pensar, de se comportar, de festejar, de nascer, de morrer, de todos os aspectos da vida das pessoas da época medieval.

Por ser detentora de uma grande quantidade de terras da Europa a Igreja Católica era uma grande senhora feudal e participava das relações de suserania, vassalagem e servidão.

Agora, observe a imagem abaixo. É um feudo eclesiástico. Em seguida veja duas questões importantes para você mandar bem no Enem e nos vestibulares, nos conteúdos sobre a Idade Média, Feudalismo e Igreja Católica. Veja como a Igreja medieval conseguiu acumular imensa fortuna.

Como o Cristianismo se fortaleceu na idade média
1– Igreja;  2– sala de estudos e biblioteca;  3– dormitórios;  4– banheiros;  5– refeitório;  6– cozinha;  7– padaria;  8– hospedaria para visitantes pobres;  9– escola;  10– hospital;   11– farmácia;   12- jardim de plantas medicinais;  13- cemitério e pomar;   14- horta;   15- granja e celeiros;   16- oficinas;   17- estrebaria e estábulo;   18- hospedaria para cavaleiros;   19- hospedaria para damas.

Dica do Blog – Para você aproveitar totalmente esta aula e continuar estudando sobre a Igreja na Idade Média é importante ter em mente o que ocorria na Europa nos tempos do Feudalismo?  Veja neste post especial que o blog do Enem preparou para você sobre as origens do Feudalismo.

Veja a seguir o que eram as ‘Doações de Terras’, e o que é o ‘Celibato’ na Igreja Católica.

  • Doações de terras, cobrança de dízimos somada às esmolas permitiu à Igreja acumular imensa fortuna.
  • O celibato, instituído no século V d.C., garantiu à Igreja que todos os benefícios recebidos se tornassem propriedade da instituição e não fossem divididos, já que os clérigos não poderiam ter herdeiros legítimos.
Dica 2 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/

A Divisão da Igreja Católica

A Igreja católica era dividida em dois grupos: o clero secular (aqueles que viviam no seculum ou no mundo comum) e o clero regular (os que seguiam a regula sancta ou a vida monástica).  

O clero secular, por sua vez, estava dividido em:

  • Alto Clero: seus membros, compostos em sua maioria de nobres, estavam no topo da hierarquia social (papa, bispos, cardeais, abades…);
  • Baixo Clero: parte inferior da hierarquia clerical (padres, párocos…).

Também observamos neste período a ocorrência de várias ordens religiosas do clero regular (dos beneditinos, dos franciscanos, das irmãs clarissas, dos dominicanos) e a construção de inúmeros mosteiros que funcionavam como asilo, hospital e hospedagem para idosos, órfãos, pobres, doentes e viajantes. Veja mais sobre a Idade Média, a Igreja Católica, e sobre a Reforma Protestante nas aulas do Curso Enem Gratuito, disponível Online para você no Blog do Enem.

Como o Cristianismo se fortaleceu na idade média

Aulas Gratuitas

Saiba mais sobre a Igreja Católica na Idade Média nesta aula em vídeo produzida pela British Broadcasting Corporation – BBC, que é o principal canal de televisão educativa do Mundo. É ver e aprender:

Gostou? Então não perca a continuação do vídeo acima. Entre nestes endereços e fique atento ao poder da Igreja católica na Idade Média:  youtube http://www.youtube.com/watch?v=5fOpO9-ZzMM e http://www.youtube.com/watch?v=s3dNSSLs6cU

Como o Cristianismo se fortaleceu na idade média
EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: História 7º. ano. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 25.
Dica 3 – Está achando complicado? Então veja aqui uma aula completa sobre as camadas sociais da sociedade feudal na Idade média neste super post: https://blogdoenem.com.br/historia-idade-media-feudalismo/

Exercício

– Agora teste seu conhecimento. Responda a esta questão de vestibular que o blog do Enem preparou para você!

(UFPR) A Igreja marcou sua presença na sociedade européia medieval, influindo nela em diferentes aspectos. Assinale as afirmações verdadeiras (onde houve influência da Igreja):

1- No meio intelectual, atuando em atividades culturais, como é o caso das Universidades.

2- Na economia, ditando princípios de conduta, com a proibição da usura.

4- No código de honra da nobreza, proibindo ações bélicas em determinados períodos do ano.

8- Na política, formulando teoria sobre o poder, dando supremacia ao Papa sobre Reis e Imperadores.

16- Na concepção da sociedade, composta pelos sacerdotes, guerreiros e camponeses.

Somatória: ……

Resposta: a resposta correta é a somatória de todos os números das questões: 31.

No decorrer da Idade Média (séculos V a XV d.C.) a Igreja católica alcançou enorme prestígio e poder. Em todos os aspectos da vida das pessoas vemos a fé ditando normas de conduta, formas de agir, de se comportar, de viver.

Dica 4 – Faça revisão do Enem com Apostilas Gratuitas. O Blog do Enem selecionou para você, para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Como a Igreja se fortaleceu na Idade Média?

Sua consolidação, no entanto, só veio com a conversão dos povos germânicos ao catolicismo, que era feita de forma violenta, muitas vezes. Foi graças a isso que a Igreja sobreviveu à queda do Império Romano do Ocidente — fato que demarcou o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média.

Quais os motivos do fortalecimento do cristianismo na Idade Média?

Além de se destacar pela sua presença no campo das ideias, a Igreja também alcançou grande poder material. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do poder nobiliárquico.

Qual é a religião que se fortaleceu durante a Idade Média?

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.

Qual a importância do cristianismo na construção da Idade Média?

A disseminação dos valores cristãos acabou não só interferindo no pensamento religioso medieval, mas também ampliou o papel da Igreja no momento em que esta passou a controlar terras e influenciar determinadas ações políticas.