É uma grandeza física que mede a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico?

895 palavras 4 páginas

Temperatura é uma grandeza física que mensura a cinética média de cada grau de liberdade, de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Em sistemas constituídos apenas por partículas idênticas essa definição associa-se diretamente à medida da energia cinética média por partícula do sistema em equilíbrio térmico. A presente definição é análoga a afirmar-se que a temperatura mensura a energia cinética média por grau de liberdade de cada partícula do sistema uma vez consideradas todas as partículas de um sistema em equilíbrio térmico em um certo instante. A rigor, a temperatura é definida apenas para sistemas em equilíbrio térmico.
Dentro do formalismo da termodinâmica, que leva em conta apenas grandezas macroscopicamente mensuráveis, a temperatura é, de forma equivalente, definida como a derivada parcial da energia interna em relação à entropia para um sistema em equilíbrio termodinâmico:

A temperatura não é uma medida de calor, mas a diferença de temperaturas é a responsável pela transferência da energia na forma de calor entre dois ou mais sistemas. Quando dois sistemas estão à mesma temperatura diz-se que estão em equilíbrio térmico e neste caso não há calor. Quando existe uma diferença de temperatura, há calor do sistema em temperatura maior para o sistema em temperatura menor até atingir-se o equilíbrio térmico. Este calor pode dar-se por condução, convecção ou irradiação térmica. As influências precisas da temperatura sobre os sistemas são estudadas pela termodinâmica e esta é uma das principais grandezas intensivas encontradas na área.
A temperatura absoluta é diretamente proporcional à quantidade de energia térmica em um sistema, e assim quanto mais energia térmica há em um dado sistema maior é a sua temperatura. Um aumento na energia térmica acarreta aumento proporcional na temperatura absoluta, e uma diminuição na energia térmica, a exemplo mas não necessariamente por calor , provoca uma diminuição na temperatura do sistema. Em


Relacionados

  • temperatura

    2416 palavras | 10 páginas

    Temperatura Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade 1 de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Em sistemas constituídos apenas por partículas idênticas essa definição associa-se diretamente à medida da energia cinética média por partícula do sistema em equilíbrio térmico. A presente definição é análoga a afirmar-se que a temperatura mensura a energia cinética média por grau de liberdade de cada partícula do sistema….

  • Temperatura

    8339 palavras | 34 páginas

    Temperatura A temperatura de um gás ideal está relacionada com aenergia cinética média das partículas deste gás. Nesta animação, em escala, a relação entre o tamanho do átomo deHélio e a distância entre eles seria a esperada para o hélio à temperatura ambiente e submetido a uma pressão de 1.950atmosferas Mantidas as escalas, as velocidades das partículas aqui é significativamente muito menor do que a real. Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau….

  • temperatura

    1297 palavras | 6 páginas

    COLÉGIO PAPA MIKE – CURSO DE RADIOLOGIA MÉDICA – MÓDULO II DISCIPLINA FÍSICA – PROF. Daiane AULA 3: TEMPERATURA E SUAS ESCALAS Termologia: é a ciência que estuda o calor, suas propriedades e aplicações. Temperatura: é a grandeza física que mede a agitação das moléculas. Equilíbrio Térmico: Quando dois ou mais corpos possuem temperaturas iguais Termômetro: aparelho que mede a temperatura. Mais conhecido: termômetro de mercúrio (quando o mercúrio, em contato com um corpo qualquer, aquece ou….

  • Temperatura

    1943 palavras | 8 páginas

    Temperatura Temperatura Chamamos de Termologia a parte da física que estuda os fenômenos relativos ao calor, aquecimento, resfriamento, mudanças de estado físico, mudanças de temperatura, etc. Temperatura é a grandeza que caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema. Fisicamente o conceito dado a quente e frio é um pouco diferente do que costumamos usar no nosso cotidiano. Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se….

  • Temperatura

    8522 palavras | 35 páginas

    INDUSTRIAL I NOTAS 04 - MEDIÇÃO DE TEMPERATURA 4.1. INTRODUÇÃO Temperatura é sem dúvida a variável mais importante nos processos industriais, e sua medição e controle, embora difíceis, são vitais para a qualidade do produto e a segurança não só das máquinas como também do homem. Não é difícil de chegar a esta conclusão, basta verificar que todas as características físico-químicas de qualquer substância alteram-se de forma bem definida com a temperatura. Assim sendo, uma determinada substância….

  • Temperatura

    821 palavras | 4 páginas

    2. TEMPERATURA 2.1. Conceito e Fórmulas Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos. Indica a intensidade de calor ou frio de um corpo, de um objeto ou do ambiente, em geral medida por meio de um termômetro. A noção de calor está associada a uma maior temperatura, enquanto a noção de frio está associada a uma menor temperatura, e é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão….

  • Temperaturas

    331 palavras | 2 páginas

    Um elefante tem uma temperatura media de 45 graus. Exemplo dado: Temperatura de uma Formiga: não produz temperatura, logo não produz calor, tem a temperatura ambiete. Obs: O certo é não produz calor, porque temperatura é o grau de agitação (das partículas, molécuas, etc) =] Conforme o exemplo, consigo pensar em alguns... Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Artrópodes (e mais alguns que esqueci o nome) por exemplo não produzem calor, portanto tem temperatura ambiente. Generalizando….

  • temperatura

    294 palavras | 2 páginas

    A variação da temperatura y de certo dispositivo eletrônico, ao longo do tempo de funcionamento, pode ser aproximada pela função quadrática y= -0,25x²+10x, onde y é a temperatura, em ºC, e x é o tempo de funcionamento do dispositivo, em minutos. Em quantos minutos de funcionamento este dispositivo atinge a temperatura máxima, e qual é a temperatura máxima atingida por este dispositivo, respectivamente. Num intervalo de tempo de 80 minutos, a temperatura de uma caldeira industrial foi levada….

  • Temperatura

    825 palavras | 4 páginas

    currículos do ensino básico e secundário. É de salientar a contribuição de natureza teórica para um ap rofundamento de conceitos, em geral, e do conceito de temperatura, em particular. O trabalho desenvolvido mostrou que a temp eratura não é um conceito fácil, quer na sua compreensão ao nível fundamental, quer na sua medição. A temperatura aparece ligada a uma enorme diversidade de fenómenos físicos e é uma variável especial em Termodinâmica, uma área onde as subtilezas abundam . Da contribuição….

  • Temperatura

    688 palavras | 3 páginas

    dentro do padrão regulamentado isso acarretara prejuízos visíveis tanto na saúde do funcionário quanto em sua produtividade, por isso ele é um fator de extrema importância e tem sua temperatura ideal regulamentada e padronizada na NR17. Com ela podemos ter uma base de tudo que é considerado ideal em níveis de temperatura para o ambiente de trabalho e a partir daí temos um ponto de partida para se tomar as medidas cabíveis para transformar e/ou adequar o ambiente e como consequência termos o ambiente….

Outros Trabalhos Populares

O que define a temperatura?

Trata-se de uma grandeza escalar que determina o grau de agitação das moléculas de um corpo, indicando se ele está quente ou frio.

Qual é a função da temperatura?

A temperatura é uma grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de uma determinada quantidade de matéria. Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura.

Quais são as grandezas físicas que dependem da energia cinética de um objeto?

A energia cinética é determinada em função da massa do corpo em movimento, que é medida em quilogramas (kg), e da velocidade desenvolvida por ele, que é determinada em metros por segundo (m/s).

Qual é o conceito de temperatura é calor?

CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais.