O que acontece quando trióxido de enxofre é Borbulhado em água sua resposta?

Resposta Questão 1

Letra d). A resposta é a alternativa d porque:

I. É uma reação entre um óxido básico (por ter um metal da família IIA) e um ácido. Logo, o produto final será o sal com o metal do óxido (Ba+2) e o ânion do ácido (S-2), isto é, o sulfeto de bário (BaS).

II. É uma reação entre um óxido básico (por ter um metal da família IB) e um ácido. Logo, o produto final será o sal com o metal do óxido (Cu+2) e o ânion do ácido (Br-), isto é, o brometo de cobre II (CuBr2).

Obs.: A carga do cobre em CuO é +2 porque não existe nenhum índice numérico na fórmula, o que indica que os componentes apresentam cargas de mesmo número. Logo, como óxido (O) é sempre -2, o cobre deve ser +2.

III. É uma reação entre um óxido ácido (por apresentar ametal) e um óxido básico (por ter um metal da família IA). Logo, o produto final será o sal carbonato de potássio (K2CO3), resultante da junção entre os dois óxidos.

IV. É uma reação entre um óxido ácido (por ter um ametal acompanhando o oxigênio) e uma base (metal acompanhando o grupo OH). Logo, o produto final será dois sais e água, pelo fato de o óxido ácido fornecido ser um dos poucos anidridos ácidos existentes.

Obs.: O pentóxido de dinitrogênio é um anidrido ácido, ou seja, um óxido capaz de formar dois ácidos diferentes (HNO3 e HNO2), quando reage com água, ou dois sais diferentes (YNO3 e YNO2), quando reage com uma base (YOH).

Resposta Questão 2

Letra e). Para que um óxido torne o meio ácido quando adicionado à água, ele deve ser classificado como óxido ácido, característica que não pertence a nenhum óxido com metal em sua composição (com exceção do óxido de crômio VI, CrO3). Como os elementos estrôncio e lítio, presentes nos óxidos dos itens I e II, são metais, logo, eles não são ácidos.

Resposta Questão 3

Letra a). A resposta é a letra a porque:

I- No ar expirado, existe o dióxido de carbono (CO2), que é um óxido ácido (por apresentar ametal acompanhando o oxigênio). Logo, quando esse óxido encontra-se com a água, reage e forma um ácido inorgânico, segundo a equação abaixo:

CO2(g) + H2O(l) → H2CO3(aq)

II- No ar expirado, existe o dióxido de carbono (CO2), o qual é um óxido ácido (por apresentar ametal acompanhando o oxigênio). Quando misturado a uma base, o hidróxido de bário, Ba(OH)2, ocorre uma neutralização que forma um sal (BaCO3)por meio do metal da base (Ba+2) e do ânion resultante do óxido ácido em água (CO3-2) e água, como na equação abaixo:

CO2(g) + Ba(OH)2(aq) → BaCO3(s) + H2O(l)

III- Como o óxido de cálcio é um óxido básico (por apresentar metal alcalino), quando misturado a um ácido inorgânico (no caso, o ácido clorídrico, HCl), ocorre uma reação de neutralização que forma um sal (CaCl2) por meio do metal do óxido (Ca+2) e dos ânions do ácido (Cl-) e água, como na equação abaixo:

CaO(s) + HCl(aq) → CaCl2(aq) + H2O(l)

Resposta Questão 4

Letra a). O CO2 aumenta o nível de acidez dos oceanos por ser um óxido ácido (já que existe a presença do ametal carbono acompanhado do oxigênio). Quando um óxido ácido é colocado em presença de água, forma-se um óxido ácido, como na equação representada a seguir:

CO2 + H2O → H2CO3

As principais reações de enxofre na atmosfera envolvem a transformação do dióxido de enxofre em ácido sulfúrico, o que resulta na chuva ácida.

O enxofre é um elemento químico de número atômico igual a 16, pertence à família 16 da Tabela Periódica, que é o mesmo grupo do oxigênio, e possui o símbolo “S”, que vem de sulfur, nome latino dado ao enxofre. Esse elemento químico possui muitas aplicações importantes, mas a sua presença na atmosfera resulta em algumas reações que causam importantes impactos ambientais. E é sobre esse assunto que trataremos aqui: as principais reações do enxofre que ocorrem na atmosfera.

Na realidade, o enxofre não aparece de forma isolada na atmosfera, mas sim formando compostos, entre os quais os mais importantes compreendem espécies tais como: COS, CS2, (CH3)2S, H2S, SO2 e SO42-. Mas o principal de todos os compostos de enxofre presentes na atmosfera é o dióxido de enxofre (SO2), pois ele é um poluente que afeta a vida do homem.

O que acontece quando trióxido de enxofre é Borbulhado em água sua resposta?

O gás dióxido de enxofre é um dos principais poluentes atmosféricos que afetam a vida do homem

As principais fontes naturais de emissão do dióxido de enxofre são erupções vulcânicas e decomposição de animais e vegetais em solos, pântanos e oceanos.

Já as fontes artificiais incluem principalmente a queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (principalmente o óleo diesel e a gasolina). Esses combustíveis possuem impurezas de enxofre que não são eliminadas porque esse processo elevaria muito o custo do produto final, o que tornaria a produção inviável. Assim, quando esses combustíveis são queimados em veículos e indústrias, além dos produtos normais da combustão completa e incompleta, ainda são formados óxidos de enxofre.

No caso do dióxido de enxofre, ele é resultado da reação com o oxigênio:

S(s) + O2(g) → SO2(g)

O dióxido de enxofre também pode ser resultado de atividades industriais, tais como o refino do petróleo, indústria de cimento e metalurgia. A queima da biomassa também tem sido considerada uma importante fonte de enxofre atmosférico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dependendo da concentração do dióxido de enxofre na atmosfera, ele pode causar danos à vegetação e à saúde humana, principalmente ao aparelho respiratório. À medida que respiramos o SO2, formam-se ácidos no corpo humano que podem provocar problemas como coriza, irritação na garganta e olhos, além de afetar o pulmão de forma irreversível.

Mas o principal problema do dióxido de carbono é que, uma vez na atmosfera, ele pode reagir com diversos oxidantes e formar sulfato particulado, principalmente na forma de ácido sulfúrico, que causa estragos ao meio ambiente e aos patrimônios individuais e públicos.

O principal caminho que o SO2 segue é por reagir com a água, formando o ácido sulfuroso:

SO2(g) + H2O(l) → H2SO3(aq)

Esse ácido sulfuroso é oxidado a ácido sulfúrico (H2SO4(aq)). Um dos principais oxidantes presentes na atmosfera, que também pode incorporar-se às gotas de água das nuvens, é a água oxigenada (H2O2). Assim, essa oxidação com formação do ácido sulfúrico segue as seguintes etapas:

H2SO3(aq) + H2O(l) → H2SO4(aq) + 2 H+(aq) + 2e– (oxidação)

H2O2(l) + 2H+(aq) + 2e– →2H2O(l) (redução)

H2O2(l)+ H2SO3(g) → H2SO4(aq) +H2O(l) (reação total)

Além disso, o dióxido de enxofre também pode oxidar e formar o trióxido de enxofre:

SO2(g) + ½ O2(g) → SO3(g)

O trióxido de enxofre também pode ser proveniente da queima dos combustíveis fósseis. Esse óxido reage com a água e forma diretamente o ácido sulfúrico:

SO3(g)+ H2O(l) →H2SO4(aq)

A formação do ácido sulfúrico eleva o pH da chuva, formando a chamada chuva ácida, que causa danos ao meio ambiente, como poluição das águas superficiais, morte de peixes e corrosão de árvores e outros vegetais. Causa danos também a bens artísticos e arquitetônicos, como ao corroer estátuas de mármore e estruturas metálicas.

O que acontece quando trióxido de enxofre é Borbulhado em água sua resposta?

Esquema de formação de chuva ácida causada principalmente pela emissão de SO2 e NO2

O que acontece quando trióxido de enxofre e Borbulhado em água?

Este trióxido de enxofre reage com as moléculas de água presentes no gás, originandas da combustão de hidrocarbonetos contaminantes do enxofre, produzindo ácido sulfúrico.

O que e formada quando o dióxido de enxofre se mistura com a água?

A formação do ácido sulfúrico pode ocorrer pela oxidação do dióxido de enxofre na atmosfera, resultando em trióxido de enxofre. Então, o gás trióxido de enxofre reage com a água e resulta na formação do ácido sulfúrico.

Quando o gás trióxido de enxofre reage com água forma uma solução de ácido sulfúrico?

Trióxido de Enxofre reage com água e obtém ácido sulfúrico, de acordo com a reação:SO3+ H2O → H2SO4.

Como o gás dióxido de enxofre e Soluvel em água ele pode ser incorporado?

(G1 - utfpr) "Como o gás dióxido de enxofre é solúvel em água, ele pode ser incorporado às gotículas de água que formam as nuvens, formando o ácido sulforoso".