O que é melissa e para que serve?

Por Millena Araújo

O Chá de Melissa pode ser encontrado facilmente em sachês que são vendidos em supermercados. Ele ajuda a combater a insônia e ansiedade, tem ação antioxidantes, anti-inflamatória, digestiva, diurética e é bastante reconhecido pelo forte efeito calmante. Além da bebida, as folhas podem ser consumidas como suplemento ou extrato e ainda aplicado na pele em bálsamos ou loções.

Segundo o coordenador do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Diego Ricardo, o chá melhora as ações do sistema nervoso e ajuda a tratar dores de cabeça e cólicas. “Devido às suas propriedades, ele prolifera os efeitos relaxantes e calmantes. A Melissa possui vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, ferro, potássio, fósforo e magnésio, o que é ótimo para prevenir gripes e resfriados, por exemplo”, explica o nutricionista.

Entre os seus principais benefícios também estão a melhora de problemas gastrointestinais, fortalecimento da saúde da pele e ainda auxilia no emagrecimento, por causa das propriedades digestivas que reduzem as inflamações. “É ainda uma boa opção para as mulheres, porque contribui para o bem-estar de quem passa pelo período da menopausa e os sintomas menstruais. E ainda atua no sistema gabaergico do cérebro, estimulando a serotonina, que é o hormônio da felicidade”, finaliza.

Se você tem ou já teve problemas para dormir, provavelmente já ouviu falar do chá de melissa. Popularmente conhecida como erva-cidreira ou Melissa officinalis, é uma planta muito conhecida por suas propriedades que ajudam a acalmar os nervos.

Mas nem só para espantar os carneirinhos a melissa serve. Na Idade Média, essa planta costumava ser usada para aliviar a tensão, para curar feridas, dor de dente, erupções cutâneas, mordidas de cães raivosos e doenças durante a gravidez.

Continua Depois da Publicidade  

Além disso, o chá de melissa acalma o trato digestivo, trata distúrbios do sono, impulsiona o sistema imunológico, desintoxica o corpo, diminui a febre, elimina a ansiedade, alivia os sintomas menstruais, e muito mais.

Continue lendo e você vai descobrir os principais benefícios dessa planta que há tanto tempo é usada para os mais diversos fins.

  • Benefícios do chá de melissa
  • Como fazer o chá de melissa?
  • Dicas
  • Outros benefícios pouco conhecidos
  • Efeitos colaterais
  • Contraindicações
  • Vídeo: Benefícios do chá de melissa

O que é melissa e para que serve?

A melissa é uma planta perene herbácea da família da menta, hortelã e do boldo. É uma erva com cheiro de limão, nativa da Europa, norte da África e oeste da Ásia, mas é cultivada em todo o mundo e ocupa as xícaras dos brasileiros há muito tempo também.

Portanto, prepare uma xícara de chá de melissa se:

1. Você anda muito estressado, ansioso e tem dificuldade para dormir

É fato que o excesso de hormônios do estresse no corpo pode causar vários problemas como pressão sobre o metabolismo e problemas cardíacos. A melissa é ótima para aliviar os sintomas de estresse, ajudá-lo a relaxar os músculos e melhorar seu humor, e até diminuir a dor de cabeça.

Continua Depois da Publicidade  

As propriedades calmantes dos antioxidantes e compostos voláteis neste chá agem diretamente no cérebro, ajudando a reduzir os sintomas de ansiedade, estresse e depressão.

Quer uma melhora na qualidade do seu sono? Tome uma xícara de chá de melissa antes de dormir. Essa erva tem propriedades calmantes que agem direto no sistema nervoso e podem te ajudar a dormir.

2. Seu sistema imunológico precisa de uma mãozinha

As propriedades antibacterianas e antissépticas presentes na melissa tornam o chá uma arma eficaz contra uma variedade de resfriados, gripes e infecções. Se usada regularmente, seus compostos anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir ou até mesmo eliminar inflamações.

Além dos efeitos antioxidantes, este chá também pode ajudar na produção de glóbulos brancos e eliminar o muco e a fleuma, que é onde muitos agentes infecciosos gostam de se esconder e desenvolver.

3. Está com problemas relacionados à digestão

Outro uso popular de chá de melissa é o de acalmar o estômago.

Portanto, se você sofre regularmente de indigestão, excesso de flatulência, refluxo ácido, cólicas, constipação ou inchaço, tomar uma xícara deste chá todos os dias pode ajudar sua digestão e garantir a absorção dos nutrientes adequados.

Continua Depois da Publicidade  

4. Você sofre com cólicas menstruais ou menopausa

O chá de melissa é um dos chás mais antigos e um confiável ​​remédio para cólicas menstruais intensas. As propriedades sedativas e analgésicas, combinadas com alguns efeitos antiespasmódicos, podem aliviar o desconforto dos períodos dolorosos.

Também podem aliviar a ansiedade ou as flutuações de humor que frequentemente acompanham a menstruação.

Além disso, esse chá de ervas é considerado um excelente tônico para o fígado, ajudando a equilibrar os níveis hormonais e aliviando as ondas de calor que acompanham a menopausa.

5. Precisa melhorar a memória

Para pessoas predispostas ou que sofrem com a doença de Alzheimer, o chá de melissa pode ajudar a melhorar a função cognitiva e aguçar a memória. 

Apesar de ser comumente usado como uma ferramenta de aromaterapia para a doença de Alzheimer, beber o chá também oferece os antioxidantes que podem ajudar na saúde do cérebro.

Um estudo realizado em 2014 mostrou que o extrato de M. officinalis pode melhorar a memória em ratos saudáveis, bem como naqueles em que a perda de memória foi induzida.

Continua Depois da Publicidade  

“A atividade de melhora da memória desse extrato e a potente atividade antioxidante desse extrato o tornam um candidato para o tratamento da doença de Alzheimer, cita o estudo.”

6. Precisa perder uns quilinhos

O chá de melissa contribui com a qualidade do sono, que é um fator relacionado ao emagrecimento, pois dormir o suficiente todas as noites é importante para garantir que seu programa de perda de peso seja tão eficaz quanto possível. 

Afinal, se você não dormir bem, seu metabolismo é afetado e suas chances de perder peso são muito reduzidas, independentemente de quanto ou o que você come.

Com base nesses fatos, é possível afirmar que o chá de melissa ajuda a emagrecer, mesmo que indiretamente, desde que seja combinado com uma alimentação equilibrada e prática de exercícios.

Como fazer o chá de melissa?

O que é melissa e para que serve?
Folhas de melissa desidratadas

Você pode fazer o chá em casa com esta receita muito simples. Você precisará de melissa (erva-cidreira) fresca ou seca, água e um pouco de mel para adoçar. 

Se fizer chá com folhas frescas, você pode deixá-las inteiras ou cortá-las para liberar mais óleos benéficos. Confira a receita.

Ingredientes: 

  • 02 colheres de chá de folhas frescas de erva-cidreira (1 colher de chá de folhas secas de melissa);
  • 02 xícaras de água filtrada;
  • 01 colher de chá de mel ou açúcar, a gosto.

Modo de preparo:

  1. Leve a água para ferver uma panela pequena;
  2. Coloque as folhas de melissa em uma caneca e despeje água fervente sobre elas;
  3. Deixe o chá em infusão por 5-10 minutos, dependendo da intensidade desejada;
  4. Adicione açúcar ou mel, se desejar.

Dicas

  • A dose típica é de 300 a 500 mg por dia. No entanto, a xícara média de chá contém apenas cerca de 100 mg. Para alcançar resultados, você precisará consumir de três a cinco xícaras de chá ao longo do dia;
  • Se você cultivar a planta em casa e desejar secar uma quantidade maior para uso futuro, simplesmente corte os caules da planta de erva-cidreira e junte-os em cachos. Amarre-os na base e pendure-os de cabeça para baixo em um local fresco, escuro e seco;
  • Após 1-2 semanas, as ervas devem estar completamente secas e você pode facilmente separá-las das hastes. Coloque as folhas em um recipiente e armazene em um local fresco e escuro até o uso.

Outros benefícios pouco conhecidos

  • Tratamento de herpes. O chá de melissa tem sido comumente associado em estudos a uma redução do vírus de herpes. Os flavonoides e compostos fenólicos presentes são os principais responsáveis por essa diminuição do vírus; 
  • Regulador da tireóide. O chá de melissa pode ajudar tanto no hipertireoidismo (uma doença auto-imune ligada a uma tireoide hiperativa) quanto no hipotireoidismo. É uma infusão de equilíbrio hormonal.

Nota: se você estiver em tratamento, converse com seu médico antes de tomar este chá medicinalmente. Sua medicação pode precisar de ajustes.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais referente à ingestão do chá de melissa são muito raros. Porém o seu uso pode causar:

  • Desconforto estomacal. Embora seja raro, um dos efeitos colaterais mais comuns de beber o chá é o desconforto estomacal. Náuseas e vômitos são frequentemente experimentados por pessoas que consomem uma quantidade excessiva. Os potentes compostos ativos são muito benéficos, mas apenas com moderação;
  • Tonturas. Algumas pessoas relataram tontura ou sonolência excessiva ao consumir chá de melissa muito forte.

Contraindicações

  • Recuperação pós-cirúrgica. Devido à natureza sedativa do chá, ele não deve ser ingerido antes de processos cirúrgicos, pois pode interagir negativamente com a anestesia;
  • Gravidez ou amamentação. Não há pesquisas consistentes sobre o uso deste chá durante a gravidez ou amamentação, por isso não é recomendado;
  • Alergia a plantas da família das mentas. Caso você seja alérgico a outras plantas da família das mentas, o uso não é recomendado, pois a reação alérgica pode ser grave;
  • Outros medicamentos. Melissa pode interagir com certos medicamentos, como medicamentos para a tireóide e medicamentos para o HIV, explica a Universidade de Maryland.

Converse com seu médico antes de tomar o chá de melissa para evitar interações com medicamentos ou problemas de saúde e interrompa o uso do chá imediatamente se apresentar efeitos colaterais.

Vídeo: Benefícios do chá de melissa

Você pode consultar mais informações sobre o chá de melissa no vídeo abaixo.

Fontes e referências adicionais

  • Science Direct
    • A combination of valerian and lemon balm is effective in the treatment of restlessness and dyssomnia in children
    • Balm mint extract (Lo-701) for topical treatment of recurring herpes labialis
  • NCBI
    • Attenuation of laboratory-induced stress in humans after acute administration of Melissa officinalis (Lemon Balm)
    • Effectiveness of a “cold dessert”, with or without the addition of a mixture of digestive herbs, in subjects with “functional dyspepsia”
    • International Research Journal of Biological Sciences – An Overview of Badranjboya (Melissa officinalis)
    • Lemon Balm Tea: A Soothing and Healing Tea

O que você achou dos benefícios do chá de melissa? Já conhecia a planta e sua utilidade para a saúde e boa forma? Comente abaixo.

O que é melissa e para que serve?
O que é melissa e para que serve?
O que é melissa e para que serve?
O que é melissa e para que serve?
(113 votos, média 4,11)
Loading...

Qual é o benefício da melissa?

Ele ajuda a combater a insônia e ansiedade, tem ação antioxidantes, anti-inflamatória, digestiva, diurética e é bastante reconhecido pelo forte efeito calmante. Além da bebida, as folhas podem ser consumidas como suplemento ou extrato e ainda aplicado na pele em bálsamos ou loções.

Quem não pode tomar melissa?

Quem deve evitar consumir água de Melissa A água de Melissa não deve ser consumida por pessoas com problemas na tireoide, já que pode causar inibição de alguns hormônios. Além disso, deve ser usado com cuidado em pessoas com pressão alta ou com glaucoma.

Qual a diferença de melissa e erva cidreira?

Também conhecida como melissa, cidreira-verdadeira ou apenas cidreira. Originária da Ásia, é rasteira e suas folhas lembram o formato da hortelã. Considerada a mais calmante das três, possui sabor sutil e refrescante.

Como tomar melissa para dormir?

Coloque 1 colher de chá de planta desidratada (melissa) no fundo de uma xícara, ponha depois a água fervente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Tome a mistura morna. Adoce à vontade. Importante: para usar de forma prolongada, procure orientação especializada.