O que representa uma pirâmide etária de base larga e topo estreito?

As Pirâmides Etárias são gráficos que apresentam a quantidade da população de determinado país em relação as faixas etárias da mesma, separada por gêneros.

Pode ser representada pelas faixas etárias de jovens (de 0 a 19 anos) na base, adultos (de 20 a 59 anos) na área central e idosos (acima de 60 aos) no topo.

O Formato piramidal (qual classifica o nome desse gráfico) surge quando há mais população jovem do que adulta e idosa, formando uma estrutura de pirâmide, com a base mais larga que se estreita até chegar ao topo, mostrando que o número de população entre adultos e idosos diminui em comparação ao número de jovens.

O que representa uma pirâmide etária de base larga e topo estreito?
O que representa uma pirâmide etária de base larga e topo estreito?

Pirâmide etária do Brasil, segundo o IBGE (dados do Censo 2010).

Com o passar do tempo muitos países acabaram modificando a estrutura de suas pirâmides etárias, uma vez que há uma redução das taxas de natalidade (presente nos países mais desenvolvidos economicamente) e o aumento da expectativa de vida fazem mudanças significativas nas larguras das faixas de idade, diminuindo a base e aumentando as faixas correspondentes a adultos e com a perspectiva de se aumentar a de idosos. Esse tipo de pirâmide é conhecido como Pirâmide Envelhecida.

Nos países menos desenvolvidos economicamente não há mudanças significativas na estrutura da pirâmide, mantendo a base como mais larga da pirâmide devido às altas taxas de natalidade. Esse tipo de pirâmide é conhecido como Pirâmide Jovem.

Países com a situação econômica analisada como em desenvolvimento tem tendências de mudanças transitórias em suas pirâmides, em que há um aumento da população jovem em direção a adulta, promovendo a essa faixa um aumento nos próximos anos. Esse tipo de pirâmide é conhecido como Pirâmide Adulta.

Há pirâmides chamadas de Pirâmide rejuvenescida, onde há um aumento recente das primeiras idades da faixa jovem, com a idosa em maior quantidade, que é presente nos países mais desenvolvidos economicamente que tem incentivado o aumento da natalidade devido à falta de mão de obra no país, pois a maior parte da população esta se encaminhando as faixas de idade idosa.

Contudo é possível analisar a situação econômica, qualidade de vida e expectativa de vida dos países com a verificação das pirâmides etárias, uma vez que em países mais desenvolvidos economicamente, com maiores qualidades de vida e consequentemente maiores expectativas de vida há uma base reduzida e as faixas adulta e idosa em expansão. Países em desenvolvimento possuem uma faixa de transição entre jovens e adultos mais expandida, demonstrando um crescimento menor da qualidade de vida e da expectativa de vida, que tendem a evoluir após um tempo, se o mesmo manter o crescimento. Os países menos desenvolvidos, com menores taxas de qualidade de vida e expectativa de vida baixa apresentam a base sempre mais extensa que as demais, e até mesmo uma pirâmide curta, em relação a baixa expectativa de vida.

Outro fator que é presente nas pirâmides etárias é a predominância das mulheres sobre os homens, pois além de serem maioria da população mundial, sua expectativa de vida é sempre maior, demonstrando que as mulheres têm maior longevidade. Porém em muitos países ainda há preconceitos que colocam as mulheres em qualidades de vida inferiores à dos homens.

Bibliografia:

ALMEIDA, Lucia Marina Alves de – Geografia: geografia geral e do Brasil, volume único – São Paulo: Ática, 2005.

As Pirâmides Etárias, demográficas ou populacionais, são gráficos ilustrativos que mostram as tendências no crescimento populacional durante um determinado período.

Nela são dimensionados fatores como a expectativa de vida e as taxas de mortalidade de uma determinada população.

Qual a sua Importância?

Esse artifício é uma ferramenta essencial nos estudos sobre qualidade de vida. Ele tem correspondência direta com os dados do PIB(Produto Interno Bruto) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O que representa uma pirâmide etária de base larga e topo estreito?

Não obstante, essa metodologia distingue quantitativamente as estruturas de gênero e faixas etárias, constituindo informações vitais para o planejamento público em termos socioeconômicos.

Através da pirâmide etária é possível delimitar as estratégias governamentais a médio e longo prazos para gestão de recursos.

Se a população pende para um aumento no número de jovens, serão necessários investimentos que deem suporte para esse crescimento populacional. Por outro lado, se tende ao envelhecimento, medidas de amparo ao idoso serão necessárias.

Esse fenômeno pode ser perigoso se considerarmos que numa pirâmide envelhecida serão inevitáveis os problemas previdenciários das futuras gerações. Isso porque é a população ativa que consegue manter as aposentadorias.

Tipos e Interpretações de Pirâmides Etárias

As pirâmides etárias podem ser:

  • Jovens: quando pessoas de até 19 anos estão concebidos na base. Caracterizam-se pelas bases largas e topos estreitos.
  • Adultas: quando pessoas entre 20 e 59 anos estão no corpo. Caracterizam-se pela base e pelos corpos largos.
  • Envelhecidas: quando pessoas a partir de 60 ficam no topo da pirâmide. Caracterizam-se pela base menor que o corpo.
  • Rejuvenescidas: Caracterizam-se pelo significativo aumento de jovens em relação à geração anterior.

A principal informação fornecida pelas Pirâmides Etárias diz respeito à expectativa de vida das populações e, portanto, traduz-se em termos de qualidade de vida das mesmas.

Assim, quanto mais alta for esta pirâmide, melhores serão as condições de existência. Por outro lado, se ela é baixa e possui um cume estreito, significa que poucos conseguem chegar à velhice.

Se há uma queda na taxa de natalidade, a mesma resulta do planejamento familiar e da inclusão da mulher no mercado de trabalho.

Pirâmide de Países Desenvolvidos

À medida que as nações se desenvolvem socioeconomicamente, as pirâmides que as representam vão mudando de formato e assumem uma forma mais retangular.

Isso revela uma prevalência de adultos economicamente ativos, o que é considerado ideal.

Pirâmide de Países Subdesenvolvidos

Nos países subdesenvolvidos, a pirâmide tem a tendência em ser triangular.

A sua base larga indica que a população é jovem, pois a taxa de natalidade é maior. Entretanto, o seu topo estreito mostra que há pouca expectativa de vida.

Saiba mais em:

  • Expectativa de Vida
  • Taxa de Natalidade e Mortalidade
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

O Gráfico

Já sabemos que as Pirâmides Etárias representam informações de gêneros e faixa etária. Esses dados são, na realidade, barras horizontais que sinalizam a faixa etária, entrecortadas por uma linha transversal, que divide quantitativamente os gêneros.

Desse modo, a sobreposição destes eixos geralmente assume contornos piramidais. Por sua vez, as barras inferiores são constituídas pelas populações mais jovens, as quais vão decrescendo de cima para baixo.

Quanto aos gêneros, as mulheres ficam dispostas do lado direito, enquanto os homens ficam do lado esquerdo.

O que representa uma pirâmide de base larga e topo estreito?

Uma pirâmide etária com a base larga indica que a população apresenta uma elevada taxa de natalidade, ou seja, um grande número de nascimentos. Já um topo estreito indica que determinada população ainda não apresenta uma elevação da longevidade, também chamada de expectativa de vida.

Qual o significado de uma pirâmide etária com a base larga?

Tipos de pirâmides etárias Apresenta base alargada, indicando elevada taxa de natalidade, e topo estreito, indicando baixa expectativa de vida. Normalmente, países subdesenvolvidos possuem sua população representada por esse tipo de pirâmide.