Precisa assinar para receber a CNH pelo correio?

Precisa assinar para receber a CNH pelo correio?

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou em fevereiro, que os condutores de veículos do estado voltam a receber suas respectivas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e permissões via Correios. Uma mudança na regra de entrega dos documentos fez com que motoristas se deslocassem até uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).   Com o envio por meio dos Correios, voltam as regras antigas: É necessário que alguém atenda o carteiro para assinar o comprovante de recebimento. Em caso de três tentativas de entrega sem sucesso, o documento será enviado à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou para a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), nos municípios onde não há UAI.   Em nota, a Polícia Civil informou: “As habilitações emitidas entre os dias 8 de janeiro e 12 de fevereiro, de motoristas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no interior do estado, continuam disponíveis para entrega pela Ciretran do município. Já os documentos de residentes de Belo Horizonte, emitidos entre os dias 8 e 22 de janeiro, serão entregues pessoalmente na UAI Praça Sete, mediante agendamento”.   Em São Paulo A opção de retirada presencial da CNH na renovação ou emissão de primeira e segunda via do documento também passou a ser via Correios em São Paulo. Os motoristas quando solicitarem a emissão da CNH deverão optar pela entrega do documento físico via Correios.   O documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro do motorista junto ao Detran-SP. Se não puder ou quiser esperar o tempo de entrega da CNH, o motorista poderá baixar, de forma gratuita, a versão digital do documento no mesmo dia de aprovação do exame médico.   Com a medida, o governo de São Paulo espera que 450 mil pessoas por ano deixem de ir presencialmente às unidades para retirar o documento.   Os processos de solicitação e renovação de CNH podem ser feitos pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. Depois de realizar o exame médico nas clínicas credenciadas ao Detran-SP, basta o motorista aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail para acessar a versão digital da CNH, que tem a mesma validade legal do documento em papel. Vale lembrar que, os prazos de vencimento dos exames médicos e renovação da CNH, adiados durante a pandemia da Covid-19, voltaram ao normal a partir de 2021.

O governo de São Paulo anunciou anunciou que, a partir de segunda-feira, 20, o Poupatempo enviar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) gratuitamente pelos Correios. Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por sua vez, está realizando a entrega do documento do carro por “esquema drive-thru”.

LEIA MAIS

  • Confira as leis de trânsito alteradas pelo novo coronavírus
  • Pagamento de multas agora pode ser feito pela CNH Digital
  • App CNH Digital e CRLV-e passa a permitir indicação de condutor
Precisa assinar para receber a CNH pelo correio?
CNH e CRLV digitais são opção para os condutores e proprietários de veículos

“O governo do estado, através do Poupatempo e do Detran, passa a entregas os documentos pelo Correio gratuitamente para os cidadãos aqui em São Paulo, para evitar deslocamentos, evitar aglomerações e permitir o isolamento social”, afirmou o governador João Doria.

Serão entregues 65 mil CNHs. A medida é válida para todas as unidades e as postagens serão feitas de acordo com a data de atendimento nos postos.

O Detran-SP também começou a entregar os Certificados de Registro e licenciamento de Veículos (CRLV) para pessoas físicas aos motoristas que precisam do documento com urgência pelo esquema de drive-thru.

“O motorista retira de dentro do seu automóvel cumprindo todos os protocolos sanitários. E o agendamento pode ser feito remotamente 24h por dia. Cada vez mais Detran e Poupatempo serão digitais para atender corretamente a população do estado de São Paulo, de forma precisa e de forma eficiente”, afirmou o governador.

Para solicitar a entrega dos documentos, as pessoas físicas devem acessar os portais do Detran-SP e do Poupatempo.

CNH Digital e CRLV eletrônico

Vale lembrar que as versões atualizadas da CNH e do CRLV estão disponíveis para os condutores e proprietários de veículos por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Os documentos eletrônicos têm a mesma validade legal dos impressos. Acesse a reportagem do AutoPapo para aprender a baixar os documentos.

Foto Detran-SP | Divulgação

Newsletter

Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.