Quais são as cores sequência de fios para os padrões 568A e 568B que devem ser configurados ao Crimpar um cabo de rede do tipo?

A construção de cabos "par trançados" deve seguir a seguinte ordem dos fios (vistos de cima, da esquerda para direita, com o conector mais afastado do observador).

Sequência do Padrão 568A Sequência do Padrão 568B
Branco-Verde Branco-Laranja
Verde Laranja
Branco-Laranja Branco-Verde
Azul Azul
Branco-Azul Branco-Azul
Laranja Verde
Branco-Marrom Branco-Marrom
Marrom Marrom

Basicamente temos dois tipos de cabos: diretos e cruzados. O cabo direto deve ser usado entre uma maquina e um HUB, ou entre uma maquina e um SWITCH. Um cabo cruzado deve ser usado para ligações entre duas maquinas, dois HUBS, dois SWITCHes, ou entre um HUB e um SWITCH.

Para construir um cabo direto, as duas pontas devem ser iguais, do Padrão 568A, como descrito acima.

Para construir um cabo com os pares cruzados, (tipo cross-over) uma ponta deve seguir a sequência do Padrão 568A, enquanto a outra ponta deve seguir o padrão 568B.

Essas informações valem tanto para a rede de 10Mbps como a de 100Mbps.

A informação acima foi retirada do catalogo da Black Box


As informações abaixo foram contribuídas pelo Elysio Filho <>

Para interligar apenas 2 micros, sem auxilio de HUB ou SWITCH, deve ser ser usado um cabo tipo cross-over: seguido o Padrão 568A em uma ponta e o padrão 568B na outra ponta, utilizando cabos de par trançado, categoria 5.

OBS1.: Para rede 10Mbs o azul e o marrom não interferem, podem até mesmo serem excluídos, importando mesmo para a rede 100Mbs.

OBS2.: O melhor cabo para se usar é o FURUKAWA.

OBS3.: O melhor conector RJ45 para se usar é o AMP.


Um internauta me perguntou certa vez: Pode realmente uma rede funcionar sem ser com o padrão 568A? Eu respondi o seguinte:

Obviamente que a cor do plástico do fio é inerte, e portando não faz nenhuma diferença no funcionamento da rede. O importante é a sequencia de ligações dos fios entre os dois conectores. Para tanto a cor do plástico do fio nos auxilia em distinguir os diversos pares. Para facilitar a identificação, foram adotados cores padrão e sequencia padrão. Assim um técnico poderá examinar a sequencia e saber se a sequencia é "A" ou "B" em cada ponta e saber então se o cabo é "direto" ou "cruzado".

Para uma rede de 10Mbps, com cabo "direto" (respeitando-se os limites de 100m de cabo por lance) a ligação é de pino 1 com pino 1; pino 2 com pino 2; etc. Portanto qualquer sequencia, desde que a mesma nas duas pontas, pode chegar a funcionar. Porem, é recomendado a adoção dos padrões existentes, para facilitar a identificação e manutenção dos cabos.

Já em uma rede de 100Mbps, por motivos de "crosstalk" entre os fios (basicamente interferência por causa da alta frequência), é necessário o cruzamento de alguns pares (os fios do par laranja, por exemplo, no tipo "A" ficam separados). Sem esse cruzamento dos pares, não funciona a 100Mbps. Por isso, também, a sugestão é configurar os cabos pelo padrão, pois se passar para 100Mbps (que é uma tendencia natural) a rede continuará funcionando. (OBS: Recebi um e-mail perguntando se o padrão 568B funciona a 100mb? Minha resposta: Eu não testei, mas acredito que sim.)


Outro internauta me perguntou certa vez: Eu e um amigo estamos pensando em fazer uma rede entre as nossas casas, tendo que passar os cabos através dos postes na rua. Eu queria saber qual a distancia máxima que podemos estender o fio sem perder o sinal, se vai existir e como evitar interferências devido aos fios elétricos, se o RJ45 é melhor que o coaxial para esse fim, também no caso de a distancia de 300 metros ser excessiva, um hub no meio resolveria, e também, finalmente, se tem como atingir os 100Mb/s.
Eu respondi o seguinte: A distância máxima para uso de par trançado é de 100m. Portanto se a distância entre as maquinas é de 300m. será necessário a utilização de 2 HUBs. Existe também o limite máximo de 300m para cada sub-rede, portanto para distâncias maiores que 300m teria que ser usado um switch para separar as sub-redes.


Volta ao índice.

Cabo Direto é aquele em que as cores são paralelas, e para utuliza-lá é necessário um centralizador. Cabo Crossover é aquele em que as cores são cruzadas e é usada para fazer ligação direta entre os computadores, sem necessidade de centralizador.

Consulte Mais informação

Quais são as cores sequência de fios para os padrões 568A e 568B que devem ser configurados ao crimpar um cabo de rede do tipo a cabo direto B cabo crossover?

Cabos de Par Trançados

Sequência do Padrão 568ASequência do Padrão 568B
Branco-Azul Branco-Azul
Laranja Verde
Branco-Marrom Branco-Marrom
Marrom Marrom

Qual é o nome do cabo de rede?

O cabo de rede, também conhecido como cabo ethernet, é um item extremamente comum nas instalações de rede de acesso, seja doméstica ou comercial.

Para que serve os 8 fios do cabo de rede?

O que significa cada pino no RJ45? Se você usar dois pares, vai fazer tudo normalmente, mas limitado a 100 Mbps. Se quiser usar rede Gigabit, terá que usar os quatro pares. No padrão de 100 Mbps apenas os pares verde e laranja transmitem/recebem dados, os demais ajudam no isolamento.

Em relação a isto, o que é o cabo rj 45?

O cabo Ethernet, ou cabo RJ-45, como também é conhecido, é um cabo de rede utilizado para fazer a conexão por meio de fios. Ele pode ser utilizado em diferentes locais, como residências e estabelecimentos comerciais, por exemplo.

Quais são os principais tipos de cabos de par trançado quais as diferenças entre eles e em que lugares são indicados para serem utilizados?

De acordo com o cabo ter uma camada de blindagem, existem dois tipos comuns de cabos de par trançado – cabo de par trançado blindado (STP) e cabo de par trançado não blindado (UTP). O cabo STP está disponível para redes Token Ring, enquanto o cabo UTP é mais adequado para redes Ethernet.

Correspondentemente, como funcionam as cores para os cabos par trançado?

Um cabo em que cada ponta é usado uma das montagens é denominado Crossover, e serve para ligar equipamentos do mesmo tipo entre si. Existem cabos com diferentes representações destes códigos de cores. O fio com a cor branca pode ser a cor mais clara (verde-claro, azul-claro, laranja-claro, castanho-claro);

Também, como fazer cascateamento de switch?

A forma mais simples e usual de conectar switches é fazer o cascateamento, em inglês "Daisy Chain", que nada mais é que conectar um switch a outro para formar um conjunto de switches utilizando portas de LAN, muitas vezes chamadas de Uplink, conforme ilustração a seguir.

Quantos switches posso cascatear?

Bom, aconselharia a 4 switchs pelo menos, já que é melhor você fazer a ligação entre eles, antes dos 100 metros, é aconselhável nos 90..... Os Switches que não tem as portas específicas para isso, você pode utilizar as portas normais mesmo, dependendo do modelo, acho que isso não vai interferir....

Qual a diferença entre cascateamento e empilhamento?

Empilhamento, o que é? Ao contrário do cascateamento, o empilhamento emprega portas dedicadas, exclusivas para o propósito de interconexão entre switches. Esta porta é de alto desempenho – superior às portas FastEthernet e GigabitEthernet – e interconecta o switch fabric diretamente entre os switches da "pilha".

Quais são as cores sequência de fios para os padrões 568A e 568B que devem ser configurados ao crimpar um cabo de rede do tipo cabo direto?

Para o TIA/ EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte:.
Verde e branco..
Verde..
Laranja e branco..
Azul e branco..
Laranja..
Marrom e branco..
Marrom..

Qual a sequência de cores que deve ser montado o cabo no padrão 568B?

EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita. Perceba que alguns fios são trocados de lugar. Você pode escolher qualquer uma dessas normas para montar o cabo, desde que use a mesma em ambas as pontas do cabo.

Qual a sequência de cores do padrão T568A e T568B?

Tabela Sequencial de Cores e Pinagem.

Qual a ordem das cores do cabo de rede?

Exemplos dos esquemas de cores usados são:Laranja (alternativamente Laranja / Branco) para o fio colorido sólido e Branco / Laranja para o cabo listrado. Os trançados são extremamente importantes. Eles estão lá para neutralizar o ruído e a interferência.