Quais são as principais bacias hidrográficas brasileiras

Bacia Hidrográfica constitui-se numa área de drenagem das águas das chuvas onde se tem um rio principal (que capta maior parte das águas) e uma rede de canais de drenagem afluentes (ou mesmo subafluentes) do rio principal.

O Brasil, por suas características morfoclimáticas, possui enorme quantidade de bacias hidrográficas. Entre as principais estão:

Bacia Amazônica: É considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 6 milhões de km². Situa-se na região do Norte do Brasil, abrangendo ainda outros países da porção noroeste da América do Sul. O seu rio principal é o Amazonas, que nasce no Peru mas com o nome de Ucayali. Por ser um rio de planície, torna-se excelente para a navegação, inclusive de embarcações pesadas.

Bacia Araguaia-Tocantins: Ocupando uma área de 9,5% do território nacional, situa-se na porção centro-norte do país, formando um vão divisor entre o leste e o oeste do Brasil. Abrange os Estados de Goiás e Tocantins, margeando os Estados do Mato Grosso (a leste), Maranhão (a sudoeste) e Pará (a leste e noroeste). Possui dois rios principais, o Araguaia e o Tocantins. No rio Tocantins, em função de enorme vasão, foi construída a segunda maior usina hidrelétrica do país, a de Tucuruí.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bacia do São Francisco: Ocupa aproximadamente 7,5% do território brasileiro. Seu rio principal é o São Francisco, que nasce em Minas Gerais e atravessa o semiárido nordestino até desaguar no oceano Atlântico, entre os Estados de Sergipe e Alagoas. É um rio muito famoso no imaginário e cultura popular, principalmente por causa das canções sertanejas e da MPB, além da literatura brasileira. O Rio São Francisco, nos últimos anos, vem sendo alvo de debate intenso por causa do projeto de transposição.

Bacia do Paraná: Essa bacia faz parte da grande Bacia Platina, que abrange toda porção Sul e Sudeste da América do Sul. A Bacia do Paraná ocupa uma área de 900 mil km², permeando os Estados do Mato Grosso do Sul (toda parte leste), Goiás (parte centro-sul), Minas Gerais (porção sul), São Paulo e Paraná. O seu rio principal é o Paraná, que nasce da junção dos rios Paranaíba e Grande, numa faixa de transição entre os Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Nessa bacia está localizada grande parte do Aquífero Guarani, o maior reservatório de água doce do planeta.

Quais são as principais bacias hidrográficas brasileiras


Osvaldo Ferreira Valente, professor do Curso CPT Bacias Hidrográficas, Chuvas, Infiltração e Evapotranspiração, ressalta que a água é o recurso mais importante para a manutenção da vida no planeta. O estudo de sua distribuição, fenômenos naturais a que é submetida e formas em que se apresenta na crosta chama-se hidrologia, cuja compreensão se faz oportuna, uma vez que permite entender os ciclos pluviométricos, como manter os mananciais hídricos, entre outros. 

O Brasil é um país extremamente privilegiado em relação à disponibilidade de água-doce. Mais de 10% de toda a água-doce presente em nosso planeta é nossa, o que reforça o papel de destaque que possuímos no “cenário hidrológico” mundial. Nesse contexto, é importante entender que toda essa água está dividida em bacias hidrográficas.

O que é bacia hidrográfica?

Tecnicamente, o conceito de bacia hidrográfica se refere a uma área drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Vale ressaltar que a topografia do terreno é responsável pela drenagem da água e por delimitar as bacias. Ao todo, o Brasil possui 12 bacias hidrográficas, cada uma com características diferentes e distribuídas por todo o território.

Quais são as bacias hidrográficas brasileiras?

- Amazônica

Com o status de maior bacio hidrográfica do mundo, a bacia Amazônica possui área de aproximadamente 7 milhões de km², ocupando parte de outros países. Possui potencial para geração de energia elétrica e características ideais para o transporte fluvial.

- Do São Francisco

Assim como a Amazônica, a bacia do São Francisco também possui potencial hidrelétrico, além de extensos trechos navegáveis. Ocupa uma área de 640 mil km² e liga as regiões Nordeste e Sudeste. Contudo, atividades como o garimpo, a mineração e a poluição hídrica colocam em risco a qualidade de seus rios.

- Do Tocantins-Araguaia

967.059 km² é o tamanho da bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, muito explorada pelo seu potencial energético e que ganha destaque pela usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

- Do Paraná

Também ocupando outros países, diferencia-se das demais por possuir rios de planalto e encachoeirados, ideais para usinas hidrelétricas. Não é à toa que possui várias delas, como a de Itaipu.

- Do Parnaíba

A bacia do Parnaíba está presente no Piauí, Maranhão e no Ceará, com aproximadamente 340 mil km² de área.

- Do Uruguai

O rio principal dessa bacia dá nome a ela, o Rio Uruguai, que nasce da confluência dos rios Canoas e Pelotas. Também possui bom potencial hidrelétrico.

- Do Paraguai

Sua área é de aproximadamente 361 mil km² e tem o rio Paraguai, que nasce no Mato Grosso, como o principal. É típica de planície e possui grandes extensões para navegação.

- Do Atlântico Nordeste Oriental

Está presente em vários estados do Nordeste, com mais de 287mil km² de área. Os rios Beberibe, Capibaribe e Jaguaribe são os principais.

- Do Atlântico Nordeste Ocidental

A área da bacia do Atlântico Nordeste Ocidental é de aproximadamente 254 mil km², localizada no Maranhão e no Pará.

- Do Atlântico Leste

Abrangendo estados do Nordeste e do Sudeste, possui quase 375 mil km² de área e o famoso Rio Jequitinhonha.

- Do Atlântico Sudeste

Presente no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Paraná, é formada por diversos riso, como o Doce e o Itapemirim, com quase 230 mil km² de área.

- Do Atlântico Sul

Possui quase 186mil km² de área e muitos rios de pequeno porte, que desaguam no Oceano Atlântico.


Conheça os Cursos CPT da Área Hidrologia:

Quais são as principais bacias hidrográficas brasileiras

Quais são as principais bacias hidrográficas brasileiras

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Quais são as principais bacias hidrográficas do Brasil?

Bacias hidrográficas do Brasil.
Bacia Hidrográfica Amazônica;.
Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia;.
Bacia Hidrográfica do São Francisco;.
Bacia Platina (Bacia do Paraná, do Paraguai e do Uruguai);.
Bacia Hidrográfica do Parnaíba;.
Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental;.

Qual é a principal bacia hidrográfica do Brasil?

A bacia Amazônica é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta Terra, ela é responsável pela drenagem de cerca de 7.500.000 km². Uma média de 3,89 milhões de quilômetros quadrados dessa bacia está localizada no Brasil, onde oferece grande potencial de produção de energia elétrica.

Quais as principais bacias hidrográficas do Brasil e suas características?

Bacia Amazônica: Maior bacia hidrográfica do mundo..
Bacia do São Francisco: Principal fonte de água do Nordeste..
Bacia do Tocantins - Araguaia: Rios têm a maior hidrelétrica brasileira..
Bacia Platina..
Oceanos, mares, rios, lagos, lagoas e lagunas..
Paisagem brasileira é heterogênea..

Quais são as principais bacias hidrográficas brasileiras Brainly?

Resposta. Bacia Amazônica, bacia do rio são Francisco , bacia Tocantins - araguaia, bacia do rio Paraná, bacia do rio Uruguai e bacia do rio Paraguai .