Quais são os objetivos do planejamento educacional segundo Joana Coaracy?

1127 palavras 5 páginas

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL O bom planejamento da área da educação é fator primordial para a organização e aproveitamento da disciplina. A educação é hoje em dia concebida como fator de mudança, renovação e progresso. Através da legislação pertinente foram desencadeados processos de aceleração, principalmente no que diz respeito à expansão e melhoria da rede escolar e preparação de recursos humanos. O planejamento educacional põe em relevo esta área, integrando-a, ao mesmo tempo, no progresso global do país. Coaracy (1972) afirma que planejamento educacional é:

processo contínuo que se preocupa com o “para onde ir” e “quais as maneiras adequadas para chegar lá”, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto as do indivíduo.
·

Objetivos do Planejamento Educacional São objetivos do planejamento educacional, segundo Coaracy (1972):

• relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, em geral, e de cada comunidade, em particular; • estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional (estrutura, administração, financiamento, pessoal, conteúdo, procedimentos e instrumentos); • alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los;

• conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema. O planejamento integral da educação é condição primordial para contribuir na desenvolvimento cultural, social e econômico do país.

Requisitos do Planejamento Educacional

No Seminário Interamericano sobre planejamento integral na educação da


Relacionados

  • Planejamento educacional

    893 palavras | 4 páginas

    UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PETROLINA CURSO: Pedagogia DISCIPLINA: Planejamento Educacional FICHAMENTO – TEXTO: Planejamento Educacional Tradicional O planejamento educacional tem seu marco histórico iniciado na União Soviética, na década de 20, quando foi incluído nos primeiros planos quinquenais de desenvolvimento e, nos países industrializados não-socialistas (seguidos por alguns países em desenvolvimento), nos anos seguintes à Segunda Guerra….

  • Planejamento educacional

    3638 palavras | 15 páginas

    Escola Planejamento Educacional Aula 1 Profa. Jussara Riva Finatti Olá, seja bem-vindo(a)! Antes de começar a nossa aula, assista ao vídeo a seguir que trará um resumo dos assuntos que serão abordados nesta aula. Introdução Planejar é uma atividade humana muito importante, você concorda? Nesta aula veremos de onde surgiu o conceito de planejamento e como ele se incorporou aos processos escolares. A partir disso, analisaremos a diferença entre ‘plano’ e ‘planejamento’, e também….

  • Planejamento educacional

    5973 palavras | 24 páginas

    Planejamento e Práticas da Gestão Escolar 1.5. O planejamento em educação Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU Um dos temas mais complexos no processo de gestão e de organização da educação reside exatamente no seu planejamento. Na trajetória da educação brasileira, em muitos momentos e experiências, o planejamento assumiu uma função essencialmente burocrática e de controle do trabalho alheio, tanto no âmbito da organização dos sistemas de ensino quanto no interior de nossas escolas.….

  • Planejamento educacional

    10989 palavras | 44 páginas

    FUNDECT – FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE DESENVOLVIMENTO CIÊNTIFICO E TECNOLOGICO INTA – INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA PÓS- GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL MARTA DE SALES IBIAPINA-CE 2011 MARTA DE SALES PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Monografia apresentada como requisito parcial ao Instituto de Teologia Aplicada para obtenção do título de Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio. Orientadora: Prª. Drª. Filadélfia….

  • Planejamento educacional

    705 palavras | 3 páginas

    PLANEJAMENTO DE ENSINO O planejamento é sem duvida o primeiro passo para o sucesso de qualquer atividade profissional. O ato de planejar é inerente ao comportamento do ser humano, visto que o mesmo faz parte de um processo mental que requer reflexão e análise. Veja o conceito de planejamento segundo Haydt( 1997): É analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados. Portanto….

  • Planejamento educacional

    7578 palavras | 31 páginas

    Planejamento Educacional Consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento geral do país. A elaboração desse tipo de planejamento requer a proposição de objetivos em longo prazo que definam uma política da educação. Planejamento Educacional é processo contínuo que se preocupa como e “para onde ir” e “quais as maneiras adequadas para chegar lá”, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades….

  • Planejamento educacional

    283 palavras | 2 páginas

    O Planejamento é uma ferramenta gerencial que proporciona a sensibilidade para identificar, ao longo do tempo, ações necessárias ao enfrentamento de estrangulamentos e desafios institucionais que devem ser vencidos. Estes desafios não se colocam apenas para organizações com fins lucrativos, mas também para as organizações não governamentais, sem fins lucrativos; ou seja, qualquer organização – seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos – necessita ter uma visão clara dos objetivos e….

  • Planejamento educacional

    408 palavras | 2 páginas

    Atividade 03 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL O planejamento educacional trata-se do “nível superior em termos de planejamento”. Ele prevê a estruturação e o funcionamento do sistema educacional geral. Este tipo de planejamento é de responsabilidade do ministério da educação e seus órgãos subordinados em escola federal e municipal. O planejamento escolar está dividido em três modalidades: o plano da escola (unidade escolar), o plano de ensino (corpo docente) e o plano de aula (cada professor)….

  • Planejamento Educacional

    261 palavras | 2 páginas

    O planejamento educacional é o mais amplo, geral e abrangente. Prevê a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional. Determina as diretrizes da política nacional de educação. A seguir, temos o planejamento curricular, que está intimamente relacionado às prioridades assentadas no planejamento educacional e sua função é traduzir, em termos mais próximos e concretos, as linhas-mestras de ação delineadas no planejamento superior, através de seus objetivos e metas. Constitui….

  • Planejamento Educacional

    1628 palavras | 7 páginas

    Planejamento Educacional Artigo por Iara Maria Stein Benitez No nosso dia a dia, vivemos inúmeras situações que envolvem o ato de planejar. Planeja-se a rotina, as atividades de lazer, os compromissos profissionais, sociais e várias outras ações que se pretende concretizar. Assim sendo, todas as ações humanas requerem planejamento para que sejam bem executadas e possam alcançar êxito. Na escola, espaço de ensino, o planejamento é o sinalizador das ações necessárias para a condução do processo de….

Outros Trabalhos Populares

Quais são objetivos do planejamento educacional segundo Joana Coaracy?

Conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema. Estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional (estrutura, administração, financiamento, pessoal, conteúdo, procedimentos e instrumentos)

Quais são os principais objetivos do planejamento educacional?

Um dos objetivos desse planejamento é tornar a área da educação mais racional e efetiva, a fim de prever e solucionar problemas ligados à instituição, minimizando os seus prejuízos.

Quais são requisitos fundamentais do planejamento educacional?

No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos ...

São objetivos do planejamento de ensino racionalizar as atividades educativas assegurar um ensino efetivo e econômico?

Os objetivos do planejamento de ensino são: racionalizar as atividades educativas; assegurar um ensino efetivo e econômico; conduzir os alunos ao alcance dos objetivos e verificar a marcha do processo educativo.