Qual a importância da noção de tempo e espaço da criança?

O dia a dia na educação infantil é repleto de vivências que exploram o tempo e o espaço em que a criança permanece no ambiente escolar. Essas situações planejadas como contexto para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças são reveladoras das concepções pedagógicas que o educador tem em relação à infância, bem como ao que define a proposta político-pedagógica da escola. Cabe aos educadores o olhar atento para as especificidades do sujeito infantil e organizar o espaço de maneira que contemple o jogo, o brincar e o despertar do imaginário infantil. É fundamental a criança ter um espaço povoado de objetos com os quais possa criar, imaginar, construir e, em especial, um espaço para brincar, o qual certamente não será o mesmo para as crianças maiores e menores. Quanto mais esse espaço for desafiador e promover atividades conjuntas, mais irá permitir que as crianças se descentrem da figura do adulto, constituindo-se, assim, como parte integrante da ação pedagógica. É importante considerar que a forma como a criança percebe o espaço é diferente da lógica do adulto. O educador o organiza, muitas vezes, não considerando a relevância da participação da criança na sua construção. O espaço educativo deve ser prazeroso e voltado às necessidades de cada faixa etária na primeira infância. O ambiente “fala”, transmite-nos sensações, evoca recordações, passa-nos segurança ou inquietação, mas nunca nos deixa indiferentes (FORNEIRO, 1998). É preciso construir outros tempos/espaços de reflexão entre os profissionais envolvidos com a educação e cuidado das crianças. Elas precisam de tempos e espaços para olhar, refletir, produzir conhecimento, planejar um cotidiano provocador da fantasia, da imaginação, da brincadeira, do movimento, da alegria, do aconchego, do colo, de experiências, de descobertas, da participação efetiva das crianças nas decisões e projetos. Neste sentido, vale ressaltar que não basta a criança estar em um espaço organizado de modo a desafiar suas competências; é preciso que ela interaja com esse para vivê-lo intencionalmente.

Qual a importância da noção de tempo e espaço da criança?

  • Texto completo em PDF

Publicado

2017-10-20

Como Citar

SANTOS, Débora Dorneles dos; KARLINSKI, Leila Marlise Cavinato. TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E REFLEXÕES. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 60-61, oct. 2017. ISSN 2595-1386. Disponível em: . Acesso em: 04 jan. 2023.

O desenvolvimento da organização espaço e tempo é fundamental para a aprendizagem e deve ser trabalhado na escola.

A organização e estruturação espaço temporal faz parte do desenvolvimento infantil e são processos diretamente relacionados ao bom rendimento na escola. Uma criança com 7, 8 anos já deve ter domínio dos problemas de orientação, pois já possui o esquema corporal bem sedimentado.

Isso quer dizer que a partir do conhecimento e percepção do próprio corpo no espaço a criança percebe e se localiza no ambiente em que está inserida. Para se chegar nesse ponto de organização espacial, já passou por um sistema de organização do movimento nas coordenadas vertical e horizontal, em relação ao próprio corpo, ao espaço e posição de objetos.

Neste artigo, vamos falar das etapas para organização e estruturação espaço temporal e sua importância na escola. Confira!

Organização espacial

Orientação espacial é a capacidade de se situar e se orientar em um espaço, assim como de localizar outra pessoa ou objeto neste espaço. A criança, em seu crescimento, aprende noções de tamanhos, formas, movimentos, volumes que a ajudam e perceber-se no espaço a partir do seu próprio corpo.

Atingir a orientação espacial multiplica suas possibilidades de ações e é fundamental para a aprendizagem. O espaço da criança, antes limitado, se expande à medida que ela adquire essa capacidade. Para tal, passa por algumas etapas.

Etapas para estruturação e organização espacial

Conhecer noções

Percepção de diferentes tamanhos (grande, médio, fino, grosso); diferentes formas (quadrado, círculo, triângulo); qualidade (mais que, menos que, pouco, muito, metade, inteiro); termos espaciais (frente, trás, em cima, embaixo); posições (deitado, em pé, sentado) e movimentos (empurrar, abaixar, puxar, levantar).

Orientação espacial

Orientação de objetos no espaço tridimensional; capacidade de perceber e discriminar visualmente objetos e pessoas pela sua forma, tamanho, etc. e aquisição de orientação gráfica.

Organização espacial

A aprendizagem da organização espacial necessita de uma combinação de situações e orientações, onde a criança possa aprender a dominar as habilidades de espaço e tempo. Na escola, são exemplos dessas situações e orientações:

  • guiar a criança com comandos e orientações;
  • exercícios de simetria;
  • utilizar formas para construção de um corpo

Compreensão das relações espaciais

A compreensão das relações espaciais exige raciocínio e lógica, como a progressão de grandezas e a percepção de elementos que faltam.

A noção do mundo espacial vai sendo construída pela criança paralelamente ao seu desenvolvimento psicomotor. Na escola, é muito importante que os conteúdos trabalhados propiciem o desenvolvimento infantil e a aprendizagem.

A estruturação espaço e tempo é uma importante habilidade que permite a criança movimentar e reconhecer-se no espaço — localizando seu corpo — ter domínio sobre seus gestos, coordenar sua temporalidade e organizar sua vida cotidiana.

Estruturação temporal

As alterações e adaptações que acontecem no ambiente e nas pessoas, passam pelas adaptações de tempo e espaço. O tempo é constituído em quatro níveis:

  1. duração
  2. ordem
  3. sucessão
  4. ritmo

Esses níveis do tempo se relacionam entre si e formam a estruturação temporal do indivíduo.

Etapas da estruturação temporal

  1. Duração — percepção da duração de atividades em relação ao tempo.
  2. Ordem — se relaciona com a percepção e a memória (antes, durante, depois, agora).
  3. Sucessão — classificação cronológica (o que vem primeiro).
  4. Ritmo — associação de ordem, sucessão, duração, alternância. Ritmos internos (respiratório, hormonal, batimentos cardíacos) e externos (estações, dias, minutos, etc.)

A criança aprende a distinguir as sucessões de acontecimentos (antes, depois, durante) na medida que desenvolve a estruturação temporal. Assim como se torna capaz de perceber a duração dos intervalos de tempo, a renovação cíclica de certos períodos (dias, meses, anos) e os ritmos internos e externos.

Todos são fatores de estruturação temporal que sustenta a adaptação do tempo.

Noções temporais

As noções temporais são abstratas e difíceis de aprender, por isso é muito importante desenvolvê-las através do esquema corporal. O desenvolvimento e a conscientização do próprio corpo, dos próprios movimentos dentro de um espaço, leva a criança a aprender sobre a noção do tempo.

Noções temporais:

  • Antes, durante e após;
  • Tempo curto e longo;
  • Ritmo regular ou irregular;
  • Cadência rápida ou lenta;
  • Dias, semanas, meses, anos, estações;
  • Caráter irreversível (já passou);
  • Tempo subjetivo — momentos vividos percebidos como momentos de prazer ou de aborrecimento;
  • Tempo objetivo — matemático: horas de refeições, atividades específicas.

A estruturação temporal é construída pela criança através de operações que envolvem o pensamento lógico matemático.

Dificuldades na estruturação espaço temporal

A criança pode apresentar dificuldades na escrita caso tenha problemas na estruturação espaço temporal. 

Na escola, atividades interdisciplinares voltadas para o desenvolvimento da estruturação espaço temporal são muito importantes. Atividades com jogos e brincadeiras, com músicas e danças, que trabalhem ritmo e movimentam o corpo favorecem a ampliação das habilidades de organização e estruturação espaço temporal.

Restou alguma dúvida sobre a importância da estruturação espaço e tempo no desenvolvimento infantil? Deixe nos comentários. 

Referências:

PAPST, Josiane Medina-Papst. Desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283529760_Desenvolvimento_da_organizacao_temporal_de_criancas_com_dificuldades_de_aprendizagem

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/a-estruturacao-espaco-temporal/22004

Qual a importância do espaço e tempo na Educação Infantil?

A organização do tempo e do espaço é importante para o desenvolvimento integral da criança e é pensando nisso que temos o tempo de rotina escolar trabalhada em equipe, para que possamos transmitir comodidade a nossas crianças como também os espaços que favorecem o crescimento, a identidade e a autonomia das crianças.

O que é noção de tempo e espaço na Educação Infantil?

As noções espaciais ajudam a criança a conhecer e compreender melhor o espaço ao qual está inserido, facilitando assim, suas vivências nesse lugar e também uma visão mais ampla sobre esse espaço. As noções temporais favorecem a construção temporal, ou seja, a noção da simultaneidade de acontecimentos.

O que é noção de tempo e espaço?

O tempo-espaço está para além da ideia de espaço físico e tempo determinado. Essa noção de tempo e espaço tem uma forte representação, ou seja, na noção atemporal da rede, o curso a distância se localiza em um tempo e um espaço.

Qual a importância de trabalhar o tempo na Educação Infantil?

Para os pequenos da Educação Infantil, aprender sobre o tempo significa compreender a organização do seu dia a dia e dos seus hábitos cotidianos!