Qual o principal fator que contribuiu para a Revolução Constitucionalista de 1932?

Questão 1

A subida de Vargas para o poder do Brasil foi o resultado final da Revolução de 1930, responsável também pela destituição de Washington Luís e pelo impedimento da posse de Júlio Prestes. A Revolução de 1930 uniu as dissidências oligárquicas que se opunham aos paulistas e contou com adesão dos tenentistas. Foi iniciada em 3 de outubro de 1930 e teve como estopim:

a) O fechamento do Clube Militar por Epitácio Pessoa em decorrência da crise existente entre os militares e Artur Bernardes.

b) O assassinato de João Pessoa, vice da chapa eleitoral de Getúlio Vargas.

c) a criação do Instituto do Café do Estado de São Paulo por Washington Luís, o que desagradou aos tenentistas, defensores da industrialização.

d) A proibição por parte do governo da comemoração realizada pelos tenentistas de seis anos da Revolta Paulista de 1924.

e) A adesão de Luís Carlos Prestes à Aliança Liberal.

Questão 2

O Governo Provisório é o período da Era Vargas que se iniciou em 1930 e estendeu-se até 1934. A respeito desse período da Era Vargas, selecione a alternativa incorreta:

a) Vargas tomou uma série de medidas centralizadoras, como o fechamento do Congresso Nacional.

b) Para conter a insatisfação dos constitucionalistas, foi promulgado um novo Código Eleitoral em 1932.

c) Os paulistas rebelaram-se em 1932 contra a nomeação de Armando Salles para a interventoria do estado de São Paulo.

d) Para melhorar as medidas tomadas contra a crise que afetava o setor cafeeiro, foi criado o Conselho Nacional do Café.

e) A Constituição de 1934 foi feita nos moldes da Constituição alemã e reduzia os poderes do Executivo.

Questão 3

Em 1932, foi promulgado um novo Código Eleitoral para o Brasil com o objetivo de controlar a insatisfação dos constitucionalistas, sobretudo os paulistas. Esse código é considerado inovador na história do Brasil porque:

a) determinou que o mandato presidencial seria de seis anos com direito a uma reeleição.

b) garantiu que o voto não seria mais obrigatório.

c) instituiu a possibilidade de coligações partidárias no Brasil.

d) concedeu direito de voto para as mulheres maiores de 21 anos.

e) acabou com a Justiça Eleitoral, que havia sido criada em 1898.

Questão 4

A Revolução Constitucionalista de 1932 é considerada como uma reação do estado de São Paulo por causa de todo o poder que havia perdido, politicamente falando, desde a Revolução de 1930. A respeito da Revolução Constitucionalista de 1932, selecione a alternativa correta:

a) Uma das principais exigências dos paulistas era a nomeação de um “paulista e civil” para a interventoria do estado.

b) Exigiam a criação do Conselho Nacional do Café.

c) Contaram com o apoio de mineiros e gaúchos durante os meses de luta.

d) Após serem derrotados, tiveram de amargar a recusa de Vargas em atender suas exigências.

e) Com o início da revolta, Armando Salles foi preso e expulso do estado durante as negociações de paz realizadas com o governo.

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA B

O estopim que levou ao início da Revolução de 1930 foi o assassinato de João Pessoa, vice de Getúlio Vargas, em uma confeitaria na cidade de Recife. O assassino foi João Dantas, um político da Paraíba que tinha uma rixa com João Pessoa, motivada por questões da política regional paraibana e por questões passionais (cartas amorosas de João Dantas haviam sido expostas por João Pessoa).

Resposta Questão 2

LETRA C

Armando Salles, na verdade, foi nomeado interventor de São Paulo depois da Revolução Constitucionalista de 1932 e foi uma resposta de Vargas aos pedidos dos paulistas que exigiam um “paulista e civil” na interventoria do estado. Armando Salles foi interventor de São Paulo entre 1933-1935 e governador entre 1935-1936.

Resposta Questão 3

LETRA D

O Código Eleitoral de 1932 foi considerado um grande avanço para o sistema eleitoral brasileiro, uma vez que dele surgiu a Justiça Eleitoral, instituição que se tornou a responsável por organizar as eleições no país. Desse código, o grande destaque, porém, é a concessão do direito ao voto para as mulheres a partir de 21 anos. As mulheres, além de poder votar, também receberam o direito de se candidatar.

Resposta Questão 4

LETRA A

Os paulistas possuíam uma série de insatisfações com o governo varguista – em geral, em resposta à perda de poder do estado desde 1930. De toda forma, uma das exigências incluía a questão dos interventores do estado. Os paulistas exigiam um “paulista e civil”, o que até então o governo não havia feito. Entre 1930 e o início da revolta, São Paulo teve quatro interventores diferentes.


Que fator contribuiu para a Revolução Constitucionalista de 1932?

Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930). Sem poder, a classe dominante de São Paulo passou a exigir do governo federal maior participação.

Quais foram as causas da Revolução Constitucionalista de 1932 Brainly?

A Revolução Constitucionalista de 1932 teve como causa principal a forte crítica (por parte das elites e da classe média de São Paulo) contra o governo de Getúlio Vargas, em especial as medidas vistas como autoritárias, como fechamento do Congresso, suspensão das garantias constitucionais e a substituição de ...