Qual a influência que a alimentação exerce sobre o indivíduo?

A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades. Pode se materializar por meio de políticas, estratégias, ações e intervenções no meio com objetivo de atuar sobre os condicionantes e determinantes sociais de saúde, de forma intersetorial e com participação popular, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades no território onde residem, estudam, trabalham, entre outros. As ações de promoção da saúde são potencializadas por meio da articulação dos diferentes setores da saúde, além da articulação com outros setores. Essas articulações promovem a efetividade e sustentabilidade das ações ao longo do tempo, melhorando as condições de saúde das populações e dos territórios

A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) tem por objetivo apoiar Estados e municípios brasileiros no desenvolvimento da promoção e proteção à saúde da população, possibilitando um pleno potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. Além disso, reflete a preocupação com a prevenção e com o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição como a prevenção das carências nutricionais específicas, desnutrição e contribui para a redução da prevalência do sobrepeso e obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis, além de contemplar necessidades alimentares especiais tais como doença falciforme, hipertensão, diabetes, câncer, doença celíaca, entre outras.

A PAAS corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), insere-se como eixo estratégico da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), e tem como enfoque prioritário a realização de um direito humano básico, que proporcione a realização de práticas alimentares apropriadas dos pontos de vista biológico e sociocultural, bem como o uso sustentável do meio ambiente.

Considerando-se que o alimento tem funções que transcendem ao suprimento das necessidades biológicas, pois agrega significados culturais, comportamentais e afetivos singulares que não podem ser desprezados, a garantia de uma alimentação adequada e saudável deve contemplar o resgate de hábitos e práticas alimentares regionais que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo, livre de contaminantes, bem como os padrões alimentares mais variados em todos os ciclos de vida.

Diferentes estratégias têm sido pensadas no sentido de estimular a autonomia dos indivíduos para a realização de escolhas e de favorecer a adoção de práticas alimentares (e de vida) saudáveis. Nesse sentido, as ações de PAAS fundamentam-se nas dimensões de incentivo, apoio, proteção e promoção da saúde e devem combinar iniciativas focadas em:

   * Políticas públicas;

   * Criação de ambientes favoráveis à saúde nos quais o indivíduo e comunidade possam exercer o comportamento saudável;

   * Reforço da ação comunitária;

   * Desenvolvimento de habilidades pessoais por meio de processos participativos e permanentes;

   * Reorientação dos serviços na perspectiva da promoção da saúde.

Qual a influência que a alimentação exerce sobre o indivíduo?

Somos o que comemos. Apesar de ser um chavão, a frase popular possui a sua verdade. A alimentação influencia a nossa saúde, porém – ao contrário do que é imaginado pela maioria – ela não reflete somente na condição física. A alimentação saudável para a saúde mental é também de grande impacto.

Possuir uma boa alimentação pode, inclusive, ajudar na recuperação de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Segundo a endocrinologista, Cintia Cercato, “Pesquisas apontam que indivíduos que possuem um padrão de dieta saudável são capazes de reduzir 16% o risco de transtorno depressivo”.

De acordo com a especialista, uma alimentação saudável composta por alto consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, carnes magras e peixe, e produtos lácteos desnatados pode garantir uma melhor saúde mental.

Índice de conteúdo

  • 1 Importância da alimentação saudável na saúde mental
  • 2 Benefícios de ter uma boa alimentação
  • 3 Boa alimentação substitui o tratamento psicológico?
  • 4 Psicologia online: alternativa prática

A comida impacta nosso cérebro, cognição e estado emocional. Alimentação saudável é qualidade de vida. Uma dieta com a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.

Nesse sentido, uma pesquisa divulgada na revista BMJ Open apontou que a alimentação saudável na saúde mental está ligada ao consumo de frutas e vegetais. Dessa forma, segundo os pesquisadores:

“Essas novas descobertas sugerem que a ingestão de frutas e vegetais pode desempenhar um papel potencial como um fator não apenas físico, mas também de bem-estar mental na população em geral”.

Benefícios de ter uma boa alimentação

É possível que uma melhora na alimentação vá além do bem-estar mental. Tendo isso em vista, um estudo publicado na revista Nutrients analisou estudantes universitários e os seus hábitos alimentares – e os resultados foram surpreendentes. 

Segundo os dados da pesquisa, uma boa alimentação saudável pode melhorar os sintomas de transtornos mentais e até melhorar o sucesso acadêmico dos alunos. Por outro lado, a alimentação inadequada pode causar ou agravar sérias condições de saúde. 

Uma revisão de diversas pesquisas constatou que uma dieta pobre (com altos níveis de gordura saturada, carboidratos refinados e alimentos processados) está ligada à uma pior saúde mental em crianças e adolescentes.

Boa alimentação substitui o tratamento psicológico?

Alimentação e saúde andam lado a lado, já sabemos disso. Porém, mudar o seu padrão alimentar não se traduz em uma cura para os transtornos psicológicos. De acordo com Kelly Matheson, nutricionista especializada em dietas da Centre for Addiction and Mental Health, ainda há um longo caminho a percorrer quando tratamos de doenças mentais.

“Me perguntam muito, ‘Bem, se eu comer os alimentos certos, posso não tomar meu remédio?’, e a resposta é não. Muito do que estamos falando é cuidar da nossa saúde mental no geral, mas quando se trata de depressão ou esquizofrenia, não podemos dizer que isso vai curar você, relata Matheson.

Dessa forma, é importante frisar: a comida sozinha não conserta os problemas de saúde mental. Entretanto, ela é uma parte importante da nossa vida e que devemos tomar conta dela. A qualidade dos alimentos que ingerimos interfere no nosso humor e energia e está frequentemente envolvida em gatilhos ou sintomas relacionados à doença mental.

Psicologia online: alternativa prática

Como manter uma boa saúde mental, então? Nos casos em que há suspeita de algum transtorno mental, é fundamental procurar ajuda de especialistas. O tratamento psicológico atuará próximo ao paciente para reduzir os sintomas indesejados e descobrir os gatilhos mentais que causam o sofrimento.

Aliás, hoje em dia nem é mais preciso realizar o atendimento presencial. Já existem empresas, como a Telavita, que oferecem o serviço de psicologia online e disponibilizam psicólogos para atendê-lo no conforto da sua casa.

Encontre seu psicólogo online

Como a alimentação pode influenciar a vida das pessoas?

Comer alimentos saudáveis é uma forma de combater doenças crônicas, proporcionando a melhora na qualidade de vida. Muitos itens que ingerimos diariamente são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras enfermidades crônicas como hipertensão e dislipidemia.

Quais são as três principais influências na alimentação do ser humano?

Resumo. O apetite, quantidade e tipo de alimentos ingeridos pelos humanos são influenciados por fatores internos e externos. Os fatores internos incluem fatores fisiológicos como a liberação de hormônios, estresse e padrão genético e os externos incluem fatores ambientais e socias (TORRES et al., 2007).

Qual a importância da alimentação para cada indivíduo?

Se alimentar de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir qualidade de vida. Isso porque, além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico.

Qual a influência dos alimentos?

A alimentação saudável funciona como prevenção de doenças, através dela é possível tratar de doenças antes mesmo que elas apareçam, e os vegetais têm papel importantíssimo nisso tudo, pois possuem fibras e antioxidantes. Previnem da pressão alta. Retardam o aparecimento de rugas.