Qual melhor horario para tomar whey

Whey protein (proteínas do soro do leite) é um alimento funcional que possui benefício ao sistema músculo esquelético, sistema imunológico, sistema nervoso central entre outros sistemas, além disso, beneficia diversos mecanismos orgânicos como ação antibacteriana, anticancerígena, antiviral. Tais efeitos e benefícios são conferidos pela composição nutricional do produto, em especifico a presença de peptídeos ativos (estruturas proteicas muito especificas presentes no soro do leite) e também grandes concentrações de aminoácidos essenciais em especial os de cadeia ramificada.

O trabalho muscular que ocorre durante a atividade física causa danos às estruturas musculares, estes danos precisam ser reparados pelos nutrientes e pelo período de descanso proporcionado a este tecido. O exercício físico por si é responsável por reduzir a concentração intracelular e intramuscular de aminoácidos, ao final dos exercícios as concentrações estarão abaixo do nível de inicio da atividade física. Quando se trata de nutrição os aminoácidos e proteínas são os principais responsáveis por tal fenômeno de regeneração.

Por este motivo a ingestão de proteínas e aminoácidos logo após o exercício, pode promover a síntese de proteínas musculares, além disto, quanto mais rápida for realizada a oferta de nutrientes ao tecido muscular melhor será a resposta anabólica do tecido. Desta forma, a whey protein representa uma excelente estratégia na recuperação muscular pela sua rápida absorção e boa digestibilidade. Pesquisas mostram que o período pós treino é caracterizado por ser um período catabólico onde a demanda por nutrientes é maior do que a oferta, este período catabolico pode durar 1 a 2 horas após a atividade física, este é o mesmo período de tempo que dura o suporte nutricional proporcionado pelo Whey Protein (pico de síntese e catabolismo proteico muscular nas condições de repouso).

Estudos comparativos analisaram o ganho de força e ganho de volume muscular com a ingestão de proteínas imediatamente após a atividade física com pesos comparada a ingestão 2 horas após o término. Os grupos que consumiram proteínas imediatamente após o treino mostraram melhores resultados (significativos) para aumento de força e volume muscular em comparação aos grupos que não consumiram proteínas.

Por este motivo o melhor horário para tomar whey protein para o ganho de volume muscular, é logo após o treino. Exceto quando o individuo possuir na sua rotina exercícios físicos nas primeiras horas do dia, nestes casos quando não há tempo hábil para realizar e digerir refeição solida antes do treino, o whey protein pode ser usado como fonte de proteínas em combinação a uma fonte de carboidratos de rápida digestão, exemplo maltodextrina e dextrose.

São creditados aspectos funcionais às proteínas do soro do leite (whey protein) devido a composição de nutrientes que somente pode ser encontrada neste alimento/suplemento. Por este motivo o whey protein também é bem indicado para públicos especiais como idosos, gestantes, pacientes acamados, entre outros. Quando for esta a indicação para suplementação, a melhor forma para consumir o suplemento dependerá de cada individuo e de cada caso em especifico.

Qual melhor horario para tomar whey

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067

Qual horário ideal para tomar whey protein?

Depende da intenção desejada, mas o horário de uso do whey costuma ser antes ou imediatamente após as atividades físicas, o que otimiza ainda mais o ganho de massa muscular. Para aumentar a saciedade e reduzir o apetite, ele deve ser consumido de 60 a 90 minutos antes das refeições.

Pode tomar whey qualquer hora do dia?

Tomar Whey ao acordar pode ser uma boa estratégia. Porque além de repor a perda que houve durante o sono, o consumo de proteína pela manhã pode ajudar na redução de peso corporal e diminuir o apetite durante o dia.

Pode tomar whey todo dia ou só quando treina?

Whey protein – se o objetivo do whey for apenas complementar a ingestão de proteína na dieta, ele pode ser usado em qualquer dia da semana, seja de treino ou não. Isto vale para todas as proteínas em pó como albumina, caseína, proteína da carne, blends de proteína e todos os outros tipos de whey também.

Quantas vezes se deve tomar whey protein por dia?

A respeito de quantas vezes devemos tomar whey protein por dia, isso vai depender diretamente da sua necessidade proteica diária e disponibilidade de tempo. Contudo, por questões de economia e resultados, é recomendado tomar whey protein por no máximo duas vezes por dia.