Qual é a importância das Boas Práticas de manipulação de alimentos?

O que é um Manual de Boas Práticas de Fabricação?

É muito mais que um documento, é uma ferramenta que contém um conjunto de normas que padronizam e definem procedimentos de todas as etapas do processamento que auxiliam os manipuladores no controle higiênico-sanitário e na prevenção de perigos nos alimentos, de forma simples para melhor compreensão e reflexão sobre a importância da segurança alimentar.

Mas quais são esses perigos?

Segundo a RDC N° 216 – 2004, o BPF é uma medida de controle, implementado com o objetivo de diminuir a um nível aceitável ou eliminar um agente físico, químico ou biológico que possa comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

Estes perigos são definidos como:

  • Perigos físicos: são causados por materiais que podem machucar ou causar à saúde, como por exemplo pedaços de vidro, pedra, cabelo, unhas e outros
  • Perigos químicos: são causados pela presença de substancias químicas indesejadas nos alimentos, como é o caso de produtos de limpeza (sabão ou detergente), cloro ou pesticidas
  • Perigos biológicos: causados por microrganismos (bactérias, fungos, protozoários, vírus ou parasitas) e insetos que constituem os principais contaminantes nos alimentos, podendo provocar doenças ou alterar as características dos alimentos.

Devemos oferecer alimentos seguros aos nossos consumidores, ou seja, em todas as etapas os manipuladores devem estar atentos para ações e procedimentos, focando no cuidado, de forma a manter os alimentos livres das fontes contaminantes para garantir segurança alimentar.

Leia também sobre: Contaminação Cruzada: Você Sabe O Que É Este Perigo Tão Comum Quando Se Trata de Alimentos?

Como obter?

As Boas Práticas de Fabricação são divididas nos seguintes itens: higienização das instalações, equipamentos e utensílios; controle de potabilidade da água; higiene e saúde dos manipuladores; manejo dos resíduos; manutenção preventiva e calibração dos equipamentos; controle integrado de vetores e pragas urbanas, seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens; documentação e registro.

De acordo com a RDC N°275 da Anvisa, o manual de BPF deve conter os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s) que devem descrever de maneira simples e objetiva toda sequência para realização de operações rotineiras com instruções específicas da produção, armazenamento e transporte.

É importante salientar que os POP’s sempre devem ser adaptados conforme cada processo, demanda da produção e capacidade produtiva. Também devem ser verificadas as orientações locais (estaduais e municipais).

Todos os responsáveis pelas atividades de manipulação dos alimentos devem ser devidamente capacitados com cursos de qualificação, na qual devem ser abordados, no mínimo, os temas de Contaminantes Alimentares, Doenças Transmitidas por Alimentos e Manipulação Higiênica dos Alimentos e Boas Práticas de Fabricação.

Leia também sobre: Procedimento Operacional Padrão: O que é e Qual a Sua Importância.

Agora que você conheceu um pouquinho mais sobre os riscos e a importância da obtenção do Manual de Boas Práticas de Fabricação conforme as legislações sanitárias e ainda não adotou as boas práticas de fabricação, já passou da hora de implantar essas práticas na sua cultura organizacional. E nós podemos de ajudar, oferecendo soluções personalizadas para o seu negócio!

REGRAS DE OURO DA OMS SOBRE A PREPARAÇÃO HIGIÊNICA DOS ALIMENTOS

A Organização Mundial da Saúde estima que as doenças causadas por alimentos contaminados constituem um dos problemas sanitários mais frequentes nos dias de hoje. Por isso, a educação e a conscientização de todas as pessoas que manipulam os alimentos são de suma importância para a prevenção deste tipo de doenças. Então, o comitê de especialistas em Higiene Alimentar da OMS, elaborou regras simples que pode ajudar a evitar muitas doenças de origem alimentar.

1ª Regra – Preferir alimentos tratados com objetivos higiênicos;2ª Regra – Cozinhar bem os alimentos;3ª Regra – Consumir imediatamente os alimentos cozidos;4ª Regra – Guardar cuidadosamente os alimentos cozidos;5ª Regra – Reaquecer bem os alimentos cozidos;6ª Regra – Evitar o contato entre os alimentos crus e os cozidos;7ª Regra – Lavar as mãos frequentemente;8ª Regra – Manter cuidadosamente limpas todas as superfícies da cozinha;9ª Regra – Manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais;10ª Regra – Utilizar água potável.

Leia também sobre: Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Por: Amanda Katlen e Cristofer Mendes.

Revisado Por: Daniele Silva e Leandro Viana.

Você tem interesse em saber mais sobre assunto e desenvolver algo para o seu negócio?
Depois de ler nosso artigo, restou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliar no que for possível. Envie sua dúvida juntamente com seus dados para contato. Responderemos o mais rápido possível!

Fontes:

  • RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002
  • Embrapa
  • Afrebras
  • ANVISA
  • RDC nº 216/2004, [ l.], Brasília, 3a Edição
  • Boa Saúde
  • Diário do Rio Claro
  • CVE

Qual a importância das Boas Práticas de manipulação de alimentos?

São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Qual a importância de Boas Práticas?

diminuem consideravelmente o perigo de contaminação e misturas inapropriadas nos alimentos; asseguram a qualidade dos processos e das atividades; garantem a boa reputação da empresa; demonstram que a indústria produtora de alimentos se preocupa com o consumidor.

Qual a importância das Boas Práticas de manipulação dos alimentos em supermercados?

A importância da implantação das boas práticas de manipulação nos serviços de alimentação tem como papel essencial adequar os estabelecimentos às exigências da ANVISA, direcionar toda a sua estrutura, funcionamento e produtos às conformidades higiênico-sanitários, a fim de garantir a segurança dos alimentos e a ...

Qual a importância da higiene dos manipuladores de alimentos?

A higiene do manipulador e de tudo o que entra em contato com o alimento deve ser muito rígida e é de extrema importância para a produção segura e inócua do produto final. A inadequada manipulação é uma das principais fontes de contaminação e isso provavelmente tem relação com a higienização imprópria”.