Qual é o combustível e qual é a porcentagem aproximada desse gás no ar?

923 palavras 4 páginas

1. Introdução

A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. O ar atmosférico é uma mistura de gases e vapores incolores e inodoros.
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio (78%), oxigênio (21%), gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases citados, o ar atmosférico apresenta vapor de água. Também são encontrados poluentes, poeira, cinzas, microorganismos, pólen, etc. (BRASIL ESCOLA, 2013).
O oxigênio presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto de aproximadamente 21% (BRASIL ESCOLA, 2013).

Uma das principais reações que envolvem a determinação do oxigênio no ar é a reação de óxido-redução e as que envolvem oxidação. As reações de óxido-redução e de oxidação representam um dos principais e mais comuns fenômenos observados no dia-a-dia. Quem nunca se deparou com a ferrugem de uma esponja de lavar louças, da lataria de um carro, com a corrosão do ferro no concreto em muros e de tubulações ou com o escurecimento de frutas e legumes. A base destas reações está principalmente na alteração dos números de oxidação dos compostos envolvidos com o consumo do gás oxigênio (potencial agente oxidante) e, portanto sua conseqüente mensuração.

2. Objetivo

O experimento tem como principal objetivo calcular o teor aproximado de oxigênio do ar através da oxidação do ferro.

3. Metodologia

3.1 - Materiais .Ácido acético (vinagre)
.Béquer de 250 mL
.Proveta
.Régua
.Palha de aço
.Bastão de vidro

3.2 – Procedimento

I. Faça a solução de água e vinagre
II. Coloque a metade de uma bucha de palha de aço dentro do béquer com a solução de


Relacionados

  • Teor oxigenio no ar

    2473 palavras | 10 páginas

    química de que o teor aproximado do oxigênio no ar pode ser satisfatoriamente determinado por meio da combustão de uma vela dentro de um cilindro invertido num recipiente com água. Em seguida, resgata, com importantes adaptações, um método fácil, rápido e econômico para esta determinação. ar, oxigênio, teor de oxigênio Introdução Durante décadas, professores de ciências e de química, incluindo o autor deste trabalho, acreditaram que se poderia determinar o teor de oxigênio no ar através da combustão….

  • Determinação do teor de oxigênio no ar

    980 palavras | 4 páginas

    Determinação do teor de e oxigênio ar Antes de aprofundarmos o estudo sobre o oxigênio é importante entrarmos em um assunto que é muito ligado a ele, precisamos entender um pouco sobre o ar sobre suas propriedades e suas composições. PROPRIEDADES DO AR Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência. O ar é matéria e ocupa todo o espaço do ambiente que não exista outra matéria. Por exemplo, em uma garrafa com água….

  • Experiencia da vela

    1256 palavras | 6 páginas

    de que o mito da combustão da vela para a determinação do teor de oxigênio no ar não é aplicável. 3 Introdução A vela é uma fonte de luz utilizada desde tempos remotos que consiste em um pavio inserido num combustível sólido de nome parafina (C40H82). A vela no seu estado de Combustão ou queima, é uma reação química exotérmica entre uma substância que compreende o combustível (parafina) e um gás compreendendo o comburente (oxigênio). O calor do fósforo ou outra fonte de fogo irá fornecer a….

  • Artigo científico- fermentação e respiração aeróbia

    2760 palavras | 12 páginas

    durante a redução do ácido pirúvico. Foi deixada a levedar massa de pão dentro de um contentor fechado, com objetivo de analisar a diferença entre as concentrações de oxigénio e dióxido de carbono antes e depois da experiência. Também foi observada a quantidade de bolhas e cheiro característico. Chegou-se à conclusão que o teor de oxigénio se manteve e que o de dióxido de carbono aumentou considerávelmente, devido à teoria da fermentação alcoólica pode-se concluir que as leveduras consumiram a glicose….

  • ENGENHEIRO

    503 palavras | 3 páginas

    ou no aço). 1. Oxigênio no Ferro Diagrama de equilíbrio Fe-O a 1 atm Diagrama da Lei de Sievert descrevendo o equilíbrio O2(gas)=2 O em ferro líquido e em níquel líquido. 1.1 Se colocarmos uma panela de ferro líquido a 1600C em contato com o ar atmosférico, qual será o estado de equilíbrio (suponha que consigamos manter a temperatura constante). 1.2 Se adicionarmos 0.1% de oxigênio a uma panela de ferro liquido a 1600C mantendo-a completamente isolada do ar em uma câmara fechada….

  • RELAT RIO N 4 1

    1047 palavras | 5 páginas

    Relatório 4 DETERMINAÇÃO DO TEOR DE OXIGÊNIO NO AR Keyla Ferreira Soares Lino Iúna - ES Dezembro de 2014 Introdução O experimento tem por finalidade, por meio de reações em ambiente fechado, que consumirá o oxigênio presente nesse ambiente, calcular a porcentagem do oxigênio presente no ar, através da variação da altura da água que entrará….

  • aeração em sistema de tratamento de agua

    1611 palavras | 7 páginas

    prioridade. Nesta etapa ocorre a transferência de ar para água, aumentando os teores de oxigênio e nitrogênio na água e simultaneamente reduzindo os teores de gás carbônico, gás sulfídrico, cloro, metano e substâncias aromáticas voláteis, promovendo também a oxidação e precipitação de compostos indesejáveis, como o ferro e manganês. Os métodos utilizados para aeração são realizados através da: gravidade, aspersão, difusão de ar e difusão forçada de ar. Aeração é qualquer processo que através do aumento….

  • Higiene Ocupacional

    1207 palavras | 5 páginas

    1,2 m de diâmetro por 3,5 m de profundidade. Uma testemunha do ocorrido contou que viu o trabalhador levantar a tampa de ferro e descer pela escada de serviço que também era de ferro, fixa na parede do poço. Imediatamente subiu, como que para tomar ar, e após uma pausa desceu novamente. A testemunha, por curiosidade, foi olhar o poço que era bem iluminado pela luz natural, viu o trabalhador caído, imóvel no fundo do poço. A equipe de resgate chegou logo e, usando mascaras autônomas como é usual nestes….

  • Trabalho

    1446 palavras | 6 páginas

    1,2 m de diâmetro por 3,5 m de profundidade. Uma testemunha do ocorrido contou que viu o trabalhador levantar a tampa de ferro e descer pela escada de serviço que também era de ferro, fixa na parede do poço. Imediatamente subiu, como que para tomar ar, e após uma pausa desceu novamente. A testemunha, por curiosidade, foi olhar o poço que era bem iluminado pela luz natural, viu o trabalhador caído, imóvel no fundo do poço. A equipe de res-gate chegou logo e, usando mascaras autônomas como é usual….

  • Teor De Alcool Na Gasolina TQE

    840 palavras | 4 páginas

    GASOLINA (Título percentual em Volume - v%) DADOS EXPERIMENTAIS: EXTRAÇÃO AMOSTRA 1 AMOSTRA 2 AMOSTRA 3 Vol.solução saturada de NaCL + alcool (ml) 62 ml 61 ml 63 ml Vol.solução saturada de NaCL (ml) 50 ml 50 ml 50 ml Vol. alcool (ml) 12 ml 11 ml 13 ml Teor alcoólico na gasolina 24 % 22 % 26% PERGUNTAS DE VERIFICAÇÃO: 1 -Por quea água extrai o álcool da gasolina? Isso acontece devido a polaridades diferentes existente nos solventes, podendo ser POLAR e APOLAR. Os solventes POLARES são aqueles cujas….

Outros Trabalhos Populares

Qual é o componente é qual é a porcentagem aproximada desse gás no ar?

O ar é composto por cerca de 78% de gás nitrogênio (N2), aproximadamente 20% de gás oxigênio (O2), aproximadamente 1% de gás argônio (Ar) e cerca de 1% de outros gases, como o gás carbônico (CO2) e vapor de água.

Qual é a porcentagem aproximada de gás oxigênio que há no ar?

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.

Qual a porcentagem aproximada de gás?

Mas, basicamente, a composição atual do nosso ar é de 78% do volume em massa de gás nitrogênio (N2), 21% de gás oxigênio e 1% de outros gases, principalmente o gás nobre argônio (Ar), que está presente em uma porcentagem de quase 1%, e o dióxido de carbono (CO2), com cerca de 0,035%.

Qual a porcentagem aproximada de gás oxigênio que há no ar atmosférico que normalmente Respirámos a 50%?

O nitrogênio e o oxigênio ocupam até 99% do volume do ar seco e limpo. A maior parte do restante 1% é ocupado pelo gás inerte argônio. ... .