Qual e o impacto da informática na contabilidade?

A aplicação da informática na contabilidade

2161 palavras 9 páginas

Exibir mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Ciências Contábeis
Disciplina: Informática Aplicada à Contabilidade
Professor Mário Macêdo

Rosa Cavalcante Silva

A APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NA CONTABILIDADE

Sobral – 2009.

Rosa Cavalcante Silva

A APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA NA CONTABILIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito para obtenção de nota de AP-3 na disciplina Informática Aplicada à Contabilidade.

Orientador (a): Prof. Ms. Mário Macêdo
…exibir mais conteúdo…

Há automação de vários segmentos da economia, as quais permitem a obtenção de serviços e produtos dentro dos princípios básicos de segurança, agilidade, qualidade e competitividade. Com base na crescente importância que a informática adquiriu ao longo dos anos no mercado, possibilitando às empresas acompanhar o acelerado processo de crescimento tecnológico, procurou-se mostrar mais diretamente a atuação da mesma dentro da contabilidade. Neste trabalho são apresentadas as vantagens da utilização da informática para as empresas de contabilidade, como vem beneficiando os profissionais da área, como se dá a aplicação de serviços on-line e automação nos escritórios, além de algumas comparações à respeito de como eram executados alguns serviços contábeis antes da informatização.

A INFORMÁTICA NO CAMPO CONTÁBIL

Com o avanço tecnológico acentuado, a área contábil vem seguindo o ritmo da informática e, embora ainda de forma lenta, está trilhando os caminhos do desenvolvimento, visando atingir os padrões de agilidade, e qualidade exigidos pela sociedade. No Brasil, a informatização da contabilidade, foi iniciada nos anos 70, mas teve seu desenvolvimento mais acentuado na década de 80, entre os grandes conglomerados econômicos, o que resultou na automação das atividades contábeis. É notória a

O impacto das novas tecnologias trazidos pela evolução da informática e o advento da Internet introduziram a nível empresarial, não só o desenvolvimento de meras gestões operacionais, como também permitiram a inovação e a evolução de modelos de gestão, influenciando significativamente o trabalho dos Serviços de Contabilidade. As novas tecnologias aliadas aos Serviços de Contabilidade permitiu que fossem dadas características peculiares às transações e à análise económica e financeira, com a introdução de modelos de gestão mais sofisticados.

Na verdade, os Serviços de Contabilidade sempre foram objeto de melhoria dos processos e aprimoramento durante décadas. No entanto o fluxo de operações mais abrangentes e a disponibilização de certos serviços através dos meios eletrónicos, teve como reflexo uma maior flexibilidade e simplicidade na utilização das informações dos Serviços de Contabilidade, permitindo desta forma uma dinâmica multidirecional entre a empresa e os clientes, entre a empresa e as normas contabilísticas impostas por legislação, entre a empresa e os acionistas, e de igual forma na melhoria da informação do património servindo como base para a gestão da própria empresa.

Saiba Como a Inovação Conjuntamente com as Novas Tecnologias Contribui para a Geração de Flexibilidade dos Serviços de Contabilidade nas Empresas e Consequentemente para a Agregação de Valor da Empresa e Clientes

Com as constantes mudanças tanto no contexto económico, social como político, e na própria estrutura organizacional das empresas, como é o caso das múltiplas empresas virtuais agora existentes, os Serviços de Contabilidade passaram a assumir novos desafios, não só pelo volume e pela complexidade das transações, mas de igual forma para atender ao mercado competitivo em crescente evolução.

O Porquê da Necessidade de Inovação nos Serviços de Contabilidade

É de extrema importância inovar para crescer, acompanhando os Serviços de Contabilidade de uma empresa o ritmo acelerado dos modelos de gestão, com vista à integração e ao sucesso.

É por isso necessário, que os Serviços de Contabilidade ajustem-se às novas e constantes exigências de automação dos processos e modelos de negócio, afastando-se desta forma dos processos antigos, em desuso relativamente ao mundo digital, percorrendo o caminho do favorecimento de novas práticas, e optando igualmente pela experimentação de novas estratégias visando o crescimento.

Qual e o impacto da informática na contabilidade?

O Impacto das Novas Tecnologias nos Serviços de Contabilidade

Evidentemente que as novas tecnologias e o seu impacto, seja em qualquer organização/setor acabam por exigir determinados requisitos, e os Serviços de Contabilidade não são exceção.

Alguns dos requisitos:

  • Exigência de uma qualificação adequada dos utilizadores para operar com um sistema informatizado de contabilidade;
  • O crescente número de informações dos Serviços de Contabilidade e dos utilizadores que utilizam as redes de computadores traduz-se em maiores custos de desenvolvimento e manutenção dos sistemas para a empresa;
  • A adaptação às novas tecnologias nos Serviços de Contabilidade não se trata de um processo simples, fácil ou rápido, mas a adaptabilidade é fundamental em toda essa transformação.

Algumas das vantagens:

  • Por possuir maior flexibilidade e capacidade de armazenamento de dados e informações, permitir o processamento de várias unidades administrativas, centros de custos e empresas, em simultâneo, e a integração aos demais meios de comunicação, o sistema eletrónico passou a ser utilizado de forma intensiva pelos Serviços de Contabilidade;
  • Permite métodos de sustentação das operações, gerando inovação, que através dos Serviços de Contabilidade conduz à geração de melhores resultados de gestão;
  • A adaptabilidade à tecnologia agrega valor para a empresa e consequentemente para os clientes.

Qual o Impacto das Novas Tecnologias nos Serviços de Contabilidade – Considerações Finais

Sendo a adaptabilidade à inovação essencial em toda essa transformação, e sem dúvida que com o avanço e adaptação das novas tecnologias e a sua integração nos processos dos Serviços de Contabilidade, os resultados operacionais, financeiros e de gestão da empresa fluirão de forma a assegurar o seu sucesso.

Aliás, as novas tecnologias desempenham um papel fundamental no processamento, análise e divulgação da informação contabilística, permitindo uma maior rapidez e simplificação dos processos dos Serviços de Contabilidade, tanto pela infinita capacidade de dados dos seus servidores como pela apropriação rápida da informação, em tempo real.

E a interligação em rede das empresas que operam no mercado, mantém uma estrutura patrimonial integrada a partir de informações compartilhadas quer para o seu interior, exterior, em diversas partes do mundo, e para com os seus clientes, de forma a proporcionar resultados céleres e abrangentes e a corresponder aos desafios atuais.

Qual a influência da informática na contabilidade?

A informática proporciona à contabilidade inúmeras facilidades, que vão desde o lançamento e processamento das informações até a geração dos relatórios que podem ser produzidos pelo sistema. No mundo moderno, as empresas estão percebendo a necessidade de serem cada vez mais abertas no que tange ao uso das informações.

Qual a importância da tecnologia para a contabilidade?

A tecnologia tem sido essencial no escritório de contabilidade com ferramentas que permitem processos mais rápidos e práticos. No entanto, nem sempre foi assim, antigamente a imagem do contador era vista como alguém cercado de formulários, papéis e com calculadora na mão.

Como a tecnologia mudou a contabilidade?

Quais áreas da contabilidade mudaram com novas tecnologias? Existem pacotes de contabilidade para o cálculo dos impostos, ativos, imposto de renda, que facilitaram muito a área fiscal, reduzindo assim os erros e melhorando os resultados que devem ser dadas de acordo com a legislação fiscal.