Qual o tecido muscular estriado que apresenta contração voluntária?

 Leia o resumo “Quais as principais características do tecido muscular?“ e resolva os exercícios abaixo

1. (UFV) Preocupados com a boa forma física, os frequentadores de uma academia de ginástica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discussão, as seguintes afirmativas foram feitas:

I – O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo humano.
II – O tecido muscular liso é responsável direto pelo desenvolvimento dos glúteos e coxas.
III – O tecido muscular estriado cardíaco, por ser de contração involuntária, não se altera com o uso de esteróides anabolizantes.

Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que:
a) apenas II e III estão corretas.
b) apenas I está correta.
c) apenas II está correta.
d) I, II e III estão corretas.
e) apenas I e II estão corretas.

2. (UFRGS) Considere as afirmações a seguir sobre o tecido muscular esquelético.

I. Para que ocorra contração muscular, há necessidade de uma ação conjunta dos íons cálcio e da energia liberada pelo ATP, o que promove um deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina na fibra muscular.
II. Exercícios físicos promovem um aumento no volume dos miócitos da musculatura esquelética, através da produção de novas miofibrilas.
III. Em caso de fadiga muscular, parte do ácido lático produzido através da fermentação lática passa para a corrente sangüínea e é convertida em aminoácidos pelo fígado.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

3. (UEL) Considere os tipos de fibras musculares e as ações a seguir:

I. cardíaca
II. estriada
III. lisa

a) Contração involuntária e lenta.
b) Contração voluntária, em geral vigorosa.
c) Contração involuntária e rápida.

Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de fibras musculares com sua respectiva ação.

a) Ia, IIb, IIIc
b) Ia, IIc, IIIb
c) Ib, IIc, IIIa
d) Ic, IIa, IIIb
e) Ic, IIb, IIIa

4. (Unioeste) O tecido muscular é responsável pela locomoção do corpo e pelo movimento de vísceras. Suas células alongadas apresentam um citoesqueleto altamente organizado, rico em proteínas filamentosas. Com base na afirmativa acima, NÃO é correto afirmar que:

a) o músculo liso apresenta capacidade de regeneração, uma vez que as células musculares lisas se dividem por mitose.
b) as miofibrilas nas células do músculo estriado esquelético e cardíaco se organizam nas chamadas unidades de contração ou sarcômero.
c) a liberação de íons cálcio, armazenados na luz do retículo sarcoplasmático, ocorre graças a um estímulo nervoso; sendo fundamental para que a contração ocorra.
d) o músculo estriado esquelético é responsável pela peristalse no trato digestório.
e) a atividade física pode proporcionar um aumento na musculatura, pois estimula a síntese de novas miofibrilas no citoplasma das células musculares esqueléticas, aumentando seu volume.

5. (UFJF) Observe a figura abaixo e identifique o tipo de músculo encontrado em A e B:

Qual o tecido muscular estriado que apresenta contração voluntária?

A. ____________________________
B. ____________________________

b) Considerando o processo de respiração celular realizado pela célula muscular presente em A, analise a afirmativa abaixo. Você concorda com ela? Justifique sua resposta.
Um corredor que irá participar de uma competição de longa distância (10.000 metros) deve começar a corrida com o mesmo ritmo de um outro que irá correr numa prova de curta distância (100 metros).

c) Com referência ao tipo de músculo identificado em B, qual a sua relação com o peristaltismo do esôfago, estômago e intestino? Quais as conseqüências dessa relação no processo digestivo?

Gabarito

1. B

Resolvendo passo a passo:

I. Verdadeira. O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados, formando o que se chama popularmente de “carne”.

II. Falsa. A musculatura dos glúteos e coxas é constituída de tecido muscular estriado esquelético.

III. Falsa. De fato, o tecido muscular estriado cardíaco é de contração involuntária. Porém, o uso de esteróides anabolizantes pode gerar uma grande hipertrofia cardíaca. Esse efeito pode permanecer até um ano após o seu desuso, provocando uma perda da força de contração do coração, na maioria das vezes de modo irreversível, fazendo com que o usuário desenvolva a típica “insuficiência cardíaca do anabolizado”.

Portanto, a alternativa correta é a letra B.

2. C

Resolvendo passo a passo:

I. Verdadeira. O estímulo nervoso se propaga pelas fibras musculares, estimulando a liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático. Os íons cálcio espalham-se pelo citosol e interagem com as miofibrilas. Na presença de íons cálcio, moléculas de ATP interagem com as “cabeças” das moléculas de miosina, transferindo-lhes sua energia. Agora, os filamentos de miosina ligam-se às moléculas de actina adjacentes e dobram-se com força e rapidez. Essa ação ocorre várias vezes seguidas, provocando o deslocamento dos filamentos de actina e miosina, o que constitui o processo de contração muscular.

II. Verdadeira. Os exercícios físicos estimulam a produção de proteínas pelas fibras musculares (constituídas de miofibrilas), tornando-as mais grossas, o que faz os músculos aumentarem de tamanho (hipertrofia muscular).

III. Falsa. O ácido lático produzido nos músculos é transportado pelo sangue até o fígado e os rins, nos quais é reconvertido a glicose por meio da gliconeogênese.

Portanto, a alternativa correta é a letra C.

3. E

Resolvendo passo a passo:

Ic. A musculatura cardíaca têm contração involuntária, ou seja, contrai-se independentemente da nossa vontade e rápida. A frequência das contrações do coração (frequência cardíaca) varia de acordo com diversos fatores (grau de atividade física, condições de saúde, situação de estresse físico e emocional etc). A frequência cardíaca é controlada por um grupo de células musculares cardíacas modificadas (marca-passo cardíaco ou nó sinoatrial), que gera a cada segundo (aproximadamente), um sinal elétrico que se propaga pela musculatura cardíaca, provocando a sua contração.

IIb. A musculatura estriada esquelética possui contração voluntária, isto é, em geral podemos contraí-los quando queremos e em geral vigorosa. O seu sistema nervoso, segundo a sua vontade, enviará ordens as conjuntos de músculos que você deseja movimentar.

IIIa. A musculatura lisa apresenta contração involuntária e lenta. Você pode decidir quando levantar a sua mão (musculatura estriada esquelética), mas não controla conscientemente os movimentos de seu estômago ou de seus intestinos.

Portanto, a alternativa correta é a letra E.

4. D

Resolvendo passo a passo:

A letra A está correta. A musculatura lisa é o único tipo de musculatura que apresenta capacidade mitótica, sendo esse o mecanismo utilizado para sua regeneração. O tecido muscular cardíaco é incapaz de se regenerar. O músculo estriado esquelético, apesar de não apresentar atividade mitótica, consegue se regenerar através de divisões mitóticas de células satélite (mioblastos em estado de dormência). A letra B está correta. A musculatura estriada (esquelética e cardíaca) apresenta, quando visualizada ao microscópio, faixas ou estrias transversais, daí o termo estriado. Essas estrias formam o sarcômero, a unidade contrátil do músculo. O padrão de estrias característico ocorre em virtude da disposição dos filamentos de actina e miosina. A letra C está correta. Os íons cálcio ficam armazenados no interior do retículo sarcoplasmático e sua liberação depende da chegada do impulso nervoso através da membrana plasmática. A contração muscular só é possível se a concentração de cálcio no citosol estiver adequada. A letra D está incorreta. A musculatura que compõe o trato digestivo, responsável pela peristalse é do tipo lisa. A letra E está correta. Os exercícios físicos estimulam a produção de proteínas pelas fibras musculares (constituídas de miofibrilas), tornando-as mais grossas, o que faz os músculos aumentarem de tamanho (hipertrofia muscular). Portanto, a alternativa incorreta desejada é a letra D.

5.

Resolvendo passo a passo:

A: Tecido muscular estriado esquelético
B: Tecido muscular liso

b) Não. Em uma corrida de longa distância, exercícios intensos por tempo prolongado fazem com que a musculatura necessite de um suprimento rápido de oxigênio para promover a produção de energia para a contração muscular. Logo, se o ritmo do corredor de longa distância for muito intenso desde o início, a fermentação lática logo se inicia, provocando a fadiga muscular ou cãibra. Sendo assim, ele deve acelerar apenas no final da corrida.

c) A musculatura lisa presente nesses órgãos é responsável pelos movimentos peristálticos, que são movimentos involuntários, responsáveis pelo deslocamento do alimento ao longo do tubo digestivo.

Qual tecido muscular estriado que apresenta contração voluntária?

O tecido muscular estriado esquelético possui contração voluntária. O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração voluntária e é encontrado no coração. O tecido muscular estriado esquelético apresenta estrias longitudinais e transversais.

O que são músculos de contração voluntária?

O músculo estriado esquelético apresenta uma contração rápida e vigorosa. Essa contração é voluntária, ou seja, está relacionada à nossa vontade e acontece por causa da sobreposição de filamentos finos e grossos.

Como é a contração do músculo liso?

O processo de contração do músculo liso é ativado pelo íon cálcio e a combinação entre cálcio e calmodulina ativa a miosina quinase a qual fosforila as cadeias leves de miosina, que fixa os filamentos de actina e realiza a contração muscular.

Qual músculo tem contração lenta e involuntária?

As células do músculo liso são longas, mais espessas no centro e afilando-se nas extremidades. Além disso, elas possuem apenas um único núcleo central. O músculo liso é um tecido de contração fraca, lenta e involuntária.