Quantas vezes por semana posso fazer o jejum intermitente de 16 horas?

Quantas vezes por semana posso fazer o jejum intermitente de 16 horas?
Time to lose weight , eating control or time to diet concept , alarm clock with healthy tool concept decoration on blue background Pinkomelet/Reprodução

Publicidade

A dieta não é novidade, mas segundo dados de pesquisa do Google Trends, há pelo menos dois anos, vem aumentando (e muito!) a busca por informações sobre o jejum intermitente. Os relatos de quem fez e emagreceu são animadores, mas é preciso tomar alguns cuidados e se informar antes de se empolgar e sair por aí procurando a receita.

Afinal, o que é o jejum intermitente?

A diferença mais óbvia entre essa e outras dietas de emagrecimento é a frequência da alimentação. Com o jejum intermitente você precisa alternar uma alimentação equilibrada com um período de boca completamente fechada – aí não vale nem uma amêndoa, nada mesmo!

Mas nem tudo é tão radical quanto parece. Uma das estratégias permite a alimentação por 8 horas seguidas e, depois, jejum de 16 horas. Só que esse período de restrição completa pode ser programado para o fim da tarde, pegando boa parte do período em que você estará dormindo.

Quais são os tipos de jejum mais praticados?

O método 16 por 8: são 16 horas de jejum e 8 horas de alimentação (mas com dieta balanceada, claro). Se você jantou às 18h, poderá se alimentar novamente às 10h.

O método de jejum completo: não comer nada durante um dia inteirinho, 24 horas! A prática pode ser repetida até duas vezes na semana. Nos demais dias, a dieta deve ser equilibrada.

O método 5 por 2: durante dois dias da semana (não podem ser consecutivos), você pode comer no máximo 600 calorias por dia. Nos demais, alimentação normal, mas equilibrada.

Posso tomar líquidos durante o jejum?

“Sim, mas somente água, chá e café sem açúcar! ”, orienta a nutricionista do HCor, Maria Fernanda Vischi D´Ottavio. E há ressalvas: abuse apenas de água, pois chá e café possuem cafeína que, em excesso, pode trazer problemas.

Durante quanto tempo posso fazer o jejum intermitente?

“Desde que funcione bem para o seu organismo, pode se tornar uma prática constante. O importante é educar o organismo, seguindo a mesma programação”, afirma Maria Fernanda.

Continua após a publicidade

Quais são os benefícios?

O principal é a redução de peso. “Claro que isso traz como consequência a melhora na parte metabólica e uma coisa puxa a outra”, diz a nutricionista do HCor. Além disso, a endocrinologista Suzana Vieira reforça que, quando feito corretamente e com acompanhamento médico, o jejum intermitente pode prevenir algumas doenças. “A restrição calórica, seja do jejum ou de qualquer outra dieta, acompanhada da adequada ingestão de nutrientes pode levar a adaptações metabólicas, reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2, hipertensão, doença cardiovascular e cânceres”, exemplifica.

Quais são os riscos e efeitos colaterais?

“A maior dificuldade é conseguir adequar essa dieta nutricionalmente. São muito curtos os espaços de refeições para conseguir fazer um balanceamento perfeito dos nutrientes”, avisa a nutricionista do HCor. A falta de nutrientes pode gerar queda de cabelo, desidratação, enfraquecimento de unhas, entre outros problemas. Além disso, atenção para não cair na compensação: “Ficar um longo período sem comer não significa que, em seguida, você possa comer mais do que precisa”.

E atenção: principalmente no início, você pode sentir fraqueza, dor de cabeça e tontura, mas são sintomas que vão passando conforme seu organismo for se acostumando com a dieta.

Quem faz o jejum pode fazer exercícios físicos?

“Teoricamente sim, já que o corpo tem reservas energéticas, mas eu não recomendo. No início o paciente pode ter muita fraqueza, passar mal e até desmaiar”, explica Maria Fernanda. A endocrinologista Suzana Vieira concorda e acrescenta que pode haver piora da performance durante os exercícios. “A decisão de se exercitar em jejum deve ser discutida com seu médico”, reforça.

Quem não pode fazer de jeito nenhum?

Segundo Suzana, não devem fazer o jejum intermitente grávidas e mulheres que amamentam (pois é preciso passar muitos nutrientes para os bebês), diabéticos (nem pensem nisso! O jejum pode ocasionar picos de hipoglicemia), idosos, crianças, quem usa medicação controlada e quem tem algum tipo de transtorno alimentar.

É obrigatório procurar orientação médica?

SIM, porque nem todo organismo responde de forma positiva. “Primeiramente é necessário ver como está a sua saúde e se essa dieta é adequada. Em alguns casos, é preciso suplementar com polivitamínicos”, afirma Maria Fernanda.

E Suzana finaliza: “Se o jejum for indicado, não deixe de fazer um acompanhamento com um profissional de nutrição para verificar se a quantidade de micronutrientes necessários está sendo alcançada”.

Continua após a publicidade

  • Aliados da Dieta
  • Dicas de dieta
  • dieta
  • Dieta e nutrição
  • Dietas para emagrecer
  • Emagrecer com saúde
  • Emagrecer rápido
  • Emagrecimento
  • Saúde

Quantas vezes por semana fazer jejum de 16 horas?

No caso de nunca se ter feito jejum, normalmente é recomendado fazer jejum intermitente 1 vez por semana e por no máximo 16 horas. Esse período de jejum pode ser aumentado de forma gradual, ou seja, pode-se começar fazendo 12 horas e, à medida que vai havendo adaptação, aumentar o período de jejum.

Pode fazer jejum intermitente 16 horas todos os dias?

Ou seja, é possível fazer jejum intermitente todos os dias. Contudo, é preciso levar em conta alguns poréns primeiro. Embora o corpo humano aguente ficar dias sem comida, não há motivo para fazermos esse tipo de restrição radical.

Como fazer jejum de 16 horas todos os dias?

O jejum intermitente 16:8 é um protocolo de jejum bastante popular que permite que, ao longo de 8 horas do dia, seja possível comer, ao passo que nas outras 16 horas é feito o jejum. No entanto, esse protocolo não é um tipo de dieta, ou seja, ele não define quais alimentos podem ou não fazer parte da alimentação.

Qual o intervalo do jejum intermitente?

Jejum intermitente de 16h O mesmo esquema pode ser feito com 16 horas de jejum, onde a primeira refeição do dia é o almoço e acontece por volta de 12h, para quem jantou as 20h do dia anterior. Esses horários podem ser modificados de acordo com a rotina da pessoa.