Redação sobre a importância da família

-  01 Fev 2020, 22:49 #11681

No livro "O Seminarista", de Bernardo Guimarães, Eugênio é condicionado pela sua família para que vá estudar e virar um padre. Logo, deixa sua cidade e sua vida muda com as descobertas e situações que passa e faz o tornar um adulto muito ético e religioso. Analogamente, a família exerce total importância no que tange a educação das crianças. Nesse sentido, cabe analisar a presença familiar na pedagogia dos filhos e o ensinamento de valores éticas para construção da dignidade humana.
Primordialmente, é necessário ressaltar que a presença familiar na educação escolar das crianças tem papel fundamental em seu desenvolvimento. Nesse contexto, no filme "extraordinário", quando Auggie é levado para escola não se sente bem, entretanto quando é acompanhado por seu pai e sua mãe o cenário muda, ele fica mais seguro e sua conduta escolar melhora. Posto isso, a obra retrata uma realidade na qual se os pais acompanharem os filhos, como também participar de atividades da escola melhor vai ser melhor para o desenvolvimento da criança.
Ainda, de acordo com Imanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Nessa premissa, a tese defendida pelo filósofo prova-se nas crianças pois a família tem muita importância no desenvolvimento de tal sujeito ,seja em casa ou na própria escola, pois a educação domiciliar é a que mais passa valores éticos e morais que farão com que a conduta social dos filhos seja impecável e construa dignidade humana. Sendo assim, a pedagogia do ambiente de convívio será um transformador humano.
Diante dos argumentos supracitados, percebe-se que a família tem papel crucial no desenvolvimento educacional da criança. Portanto, para ressaltar tal função, urge que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos- Órgão responsável pelo zelo dos direitos humanos- junto com o Ministério da Educação, por meio de palestras nas escolas, exaltar a participação dos pais no dia a dia escolar dos seus filhos. Ainda, discutindo a questão de que não é a escola que tem função de passar valores mas sim os familiares pois eles tem maior função na fundamentação pedagógica das crianças.

Na série ‘’The Society’’ é retratada uma sociedade desarmônica, na qual sua estrutura social
se encontra livre de indivíduos adultos, deixando assim, jovens sem a convivência familiar em seu
cotidiano, consequentemente resultando em atos prejudiciais, como o vandalismo. Paralelamente à
obra fictícia, presencia-se semelhanças cada vez mais triviais em nossa contemporaneidade, uma vez
que, jovens carentes de âmbito familiar tendem a cair na marginalidade e no uso de drogas, segundo
apontam estudos do IBGE.

Em primeira análise, é fulcral apontar que crianças e jovens de baixa renda são mais
suscetíveis a viverem em ambiente familiar desestruturado, colocando em ótica, a vulnerabilidade
desse grupo social. Nesse contexto, vale salientar que a família é um dos principais pilares de
formação do indivíduo, portanto, a ausência desta acaba resultando em diversos aspectos negativos,
como a criminalidade, uso de drogas e má-formação educacional, sendo assim, faz-se necessária a
reversão do quadro atual, onde estudos do Ministério da Segurança Pública apontam a
marginalização juvenil cada vez mais em alta no Brasil.

Indubitavelmente, a origem do problema deriva da escassez de apoio dos setores
governamentais, de modo que venham a dar pouca, ou quase nenhuma visibilidade para crianças e
jovens desestruturado no quesito familiar, causando então, a piora contínua no que tange a
degradação familiar e violência juvenil.

Segundo o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar social, nesse
quesito, faz-se mister a criação do programa ‘’Apoio Infantojuvenil’’ que vise por sua vez, a
identificação de adolescentes em ambiente escolar que se encontrem em estado familiar
problemático, fornecendo apoio profissional através de psicólogos especializados. Dessa forma, se
tais medidas forem tomadas, melhoras gradativas serão notadas, distanciado de forma satisfatória a
sociedade brasileira da obra fictícia de ‘’The Society’'.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”, esse é um dos provérbios bíblicos do rei Salomão. Esse ensinamento sintetiza a importância da família no desenvolvimento educacional das crianças, ainda hoje. No entanto, quando a família não acompanha os menores em sua formação, há o risco deles se tornarem cidadãos sem criticidade e autonomia, além de adultos socialmente problemáticos e irresponsáveis.

Em primeiro plano, é fulcral afirmar que a família tem papel de extrema importância na formação do caráter e personalidade das crianças, bem como na construção de um ser crítico, autônomo e livre. Sob esse viés, faz-se necessário destacar o pensamento do filósofo inglês Herbert Spencer, o qual diz que educar é formar pessoas aptas para governarem a si mesmas, não para serem governadas pelos outros. Nesse sentido, a família, que é a base da sociedade, tem uma função preponderante, pois deve acompanhar a aprendizagem dos conteúdos escolares e o desempenho em sala de aula dos juvenis. Da mesma forma, tem o dever de educar para a vida, a fim de que os filhos possam exercer a cidadania de forma plena e sejam socialmente responsáveis.

Ademais, vale salientar ainda que a negligência e a falta de acompanhamento podem trazer consequências desastrosas, não só para o núcleo familiar, mas para toda a sociedade. Segundo o filósofo e matemático grego Pitágoras, as crianças devem ser educadas para que não seja necessário punir os adultos. Esse fato pode ser observado pela grande quantidade de adultos que são presos, e de adolescentes infratores que são apreendidos diariamente no Brasil. Uma vez que estes são menores de idade que, na maioria dos casos, possuem pais ausentes ou são pertencentes a uma família desestruturada, aonde não há orientação familiar. Desse modo, é inegável que os problemas decorrentes da ausência da família são uma realidade na atual conjuntura.

Portanto, pode-se afirmar que a família tem valor imensurável no desenvolvimento educacional das crianças. Logo, para amenizar o imbróglio, as creches e escolas do Ensino Fundamental devem promover encontros e reuniões mensais com os pais e responsáveis dos alunos, para debater sobre o assunto e promover o acompanhamento familiar. Isso será feito por uma equipe de professores, psicólogos e assistentes sociais que farão acompanhamento de cada família. Além disso, as famílias deverão tirar tempo diário para conversar com as crianças e filhos, brincar e ensinar as atividades escolares, por meio de reflexões, estímulos e perguntas do dia a dia, para fomentar a criticidade e criatividade. Espera-se, com tais medidas, formar um adulto prudente que não esquecerá dos ensinamentos familiares, conforme disse o sábio Salomão.

Qual a importância da família redação?

A família é a base da sociedade, e se destaca como protagonista no desenvolvimento do caráter e da educação de todos os indivíduos. O primeiro grande exemplo de cidadania que qualquer pessoa pode ter vem de dentro de casa, do seio familiar. Por isso, o papel da família é fundamental na construção de um mundo melhor.

Qual a importância que a família?

A família é importante na medida em que possibilita a cada membro constituir-se como sujeito autônomo. É o lugar indispensável para a garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vêm se estruturando.

Como fazer um texto sobre a família?

Comece.
Inicie com Sua Própria História. Você é, sem dúvida, a melhor pessoa do mundo para escrever sua própria história e a de sua família. ... .
Conte suas Histórias Favoritas para os Outros. ... .
Faça uma Linha do Tempo dos Principais Eventos da Vida. ... .
Seja Específico. ... .
Apenas Comece..

Qual a importância da família na vida do ser humano?

A família é o principal espaço de referência, proteção e socialização dos indivíduos, independente da forma como se apresenta na sociedade. Ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vêm sendo transmitidos de geração em geração.