Qual o objetivo de uma botoeira?

BOTOEIRA À PROVA DE TEMPO AL/R-80 – DEFINIÇÕES E INFORMAÇÕES BÁSICAS

Na linha de produtos blindados para instalação elétrica industrial a Alltex Equipamentos Elétricos trabalha com diversos produtos, conexões, caixas de passagem luminárias etc. E um dos principais produtos de nossa linha de fornecimento é a botoeira à prova de tempo.

botoeira à prova de tempo – AL/R-80 é fabricada em liga de alumínio fundido copper-free, seu acabamento é feito com tinta epóxi cinza claro na cor Munsell N6.5 ou pode ser fornecida em esmalte sintético na cor cinza martelado.

Muitos de nossos cliente conhecem a botoeira à prova de tempo como Botoeira de comando ou botoeira de emergência.

Montadas em caixas tipo R-14P/12, formato retangular,  as botoeiras são fornecidas com entradas rosqueadas nas posições B e H, furação de Ø ¾”, nas roscas BSP ou NPT, conforme solicitação do cliente. Podem ser comercializadas com botão de impulso liga/desliga, com botão tipo soco (de emergência) ou com luz piloto.

botoeira à prova de tempo é indicada para uso em locais onde o material fica exposto ao tempo, e é recomendada para comando à distância de chaves e motores, etc.

DIVERSIFICAÇÃO DE COMANDO (BOTÕES)

  • Cada modelo possui botões com cores definidas conforme sua função:
  • Botão Vermelho: Parar, desligar ou botão de emergência;
  • Botão Amarelo: Iniciar um retorno, eliminar uma condição perigosa;
  • Botão Verde ou preto: Ligar, partida;

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE A BOTOEIRA À PROVA DE TEMPO – AL/R-80

  • Caixa e tampa em aluminio fundido.
  • Tampa afixada ao corpo através de parafusos cabeça redonda.
  • Contatos de 10A X 500V.
  • Orelhas de fixação reforçadas.
  • Junta de vedação em material resistente ao calor e envelhecimento.
  • Botões de acionamento em termoplástico

ENTENDENDO UM POUCO DO FUNCIONAMENTO DA BOTOEIRA À PROVA DE TEMPO

As botoeiras são elementos de comando que servem para energizar ou desenergizar contatores, sendo que comutam seus contatos NA ou NF através de

acionamento manual. Podem variar quanto às cores, formato e proteção do acionador, quantidade e tipos de contatos, e reação ao acionamento.

Contato normalmente aberto (NA): Sua posição original é aberta, ou seja, permanece aberto até que seja aplicada uma força externa. Também é freqüentemente chamado, na maioria das aplicações industriais, de contato NO (do inglês, normally open).

Contato normalmente fechado (NF): Sua posição original é fechada, ou seja, permanece fechado até que seja aplicada uma força externa. Também é freqüentemente chamado, na maioria das aplicações industriais, de contato NC (do inglês, normally closed).

Ação educativa foi realizada no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Souza Naves

29 de janeiro de 2019 | 11h43 | Atualizado há 1431 dias


Quem passou pelo cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Souza Naves encontrou uma movimentação diferente no local no fim da manhã de terça-feira (29). Agentes da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) realizaram uma ação educativa com objetivo de orientar os pedestres sobre o uso e importância das botoeiras no trânsito. As botoeiras ajuda na travessia de pessoas com dificuldades de locomoção, como deficientes visuais, idosos, entre outros portadores de necessidades especiais. Ao pressionar o botão, o tempo de travessia no semáforo, que geralmente dura 12 segundos, passa para 18 segundos. Um sinal sonoro será emitido alertando a liberação do sinal assim que o tempo for se aproximando do fim. O conhecimento repassado aos pedestres pode ser o responsável pela redução de acidentes de trânsito, como atropelamentos.

Redação Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Quais são os comandos da botoeira?

Segundo as normas NR26 e NR12 as cores para botões são:

  • Verde: Arranque, liga e partida.
  • Preto: Arranque, liga e partida.
  • Vermelho: Parar, desligar, botão de emergência.
  • Amarelo: Inverter o sentido, cancelar operação, cancelar condição perigosa.
  • Azul: Qualquer função diferente das anteriores.

Mais itens...

Como funciona o botão?

O botão, quando pressionado, faz contato entre um lado e outro dele. Quando esse contato é fechado, essa corrente elétrica “entra” na placa e ela percebe que o botão foi pressionado.

Qual o objetivo de uma botoeira?

Ela tem por objetivo fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos, gases e advertindo contra riscos.

O que são botoeiras Pulsadoras?

1 - As Botoeiras Pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão e, devido a ação de uma mola, retornam à posição inicial quando cessa o acionamento. Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um botão pulsador liso e reposicionada por mola.

Quais os tipos de botões de comando?

Verde ou Preto – Ligar, dar partida ou arranque. Vermelho – Desligar, parar ou botão de Emergência. Amarelo – Eliminar condição perigosa ou iniciar um retorno. Azul ou Branco – Funções diferentes das anteriores.

Como funciona uma botoeira de acionamento?

Para acionar basta pressionar. O botão fica retido em sua posição final e para voltar a posição inicial, você deve girar no sentido horário, promovendo o destravamento. Isso serve para que haja segurança, de forma que, uma vez acionado, não voltará a sua posição inicial por engano ou acidente.

Como funciona o botão de pulso?

A diferença está na forma de acionamento: o pulsador só muda a posição dos contatos elétricos enquanto você está fazendo o acionamento, e depois retorna para sua posição normal. Ou seja, os contatos se fecham somente enquanto o seu dedo está apertando o botão, realizando o comando apenas por um pulso.

Como funciona o botão de pressão?

O botão de pressão eléctrico tem o mesmo funcionamento eléctrico que o interruptor eléctrico, fechando ou abrindo o circuito eléctrico; a principal distinção entre os dois é a de que a força para acionar um botão é sempre exercida no mesmo sentido enquanto que a força para acionar um interruptor varia em função do ...

Qual significado de botoeira?

Pessoa que faz botões.

O que é o botão de emergência Qual sua função?

Os Botões de Parada de Emergência são dispositivos acionadores, colocados em um local visível na máquina ou próximo a ela, sempre ao alcance do operador e que, quando acionados, têm a finalidade de parar o movimento da máquina, desabilitando seu comando.

O que é uma chave de impulso?

Chave impulso ou sem retenção: Só permanece acionada mediante aplicação de força externa. Cessada a força, o dispositivo volta à posição inicial. Dentro das chaves existem dois tipos de contato: normalmente aberto e normalmente fechado.

O que é botoeira com retenção?

Botoeira com retenção ou chave seletora: Possui normalmente duas ou três posições, sendo elas liga ou desliga, deixando o circuito com praticidade de possuir em apenas um botão as duas funções e ainda ocupando menos espaço.

Como podem ser os tipos de botoeiras remotas?

Vermelho: Estado de alerta, máquina parada, seja por dispositivo de emergência ou de proteção. Amarelo: Alarme de falha, grandezas do sistema, como temperatura, atingindo valor máximo. Branco: Circuito pronto para funcionar, indica que tudo está normal. Azul: Função qualquer que não seja nenhuma acima.

Quais os tipos de sinalizadores?

Laranja: para indicar perigo; Amarela: para indicar cuidado; Verde: para caracterizar “segurança”; Azul: para indicar uma ação obrigatória.

Como ligar uma botoeira elétrica?

2. Um fio de cada chave de ser unidos (9) e (10). 3. Após esta união o segundo fio da tubulação deverá ligar esta conexão até a chave vermelha NF da próxima botoeira (3) e assim sucessivamente em serie deverá ser ligada até a ultima botoeira.

Como ligar botoeira na NF?

Para começar conecte o cabo da fase no disjuntor e o cabo do neutro no barramento. Depois leve a fase até a botoeira S1, ligando-a no contato 11 normalmente fechado (NF). Iremos usar essa botoeira para desligar o contator.

O que é botões de comando?

Os botões de comando são muito úteis em montagem de botoeiras e podem ser usados para diversas funções, como ligar, desligar, parar, alertar emergência, iniciar um retorno, eliminar uma condição perigosa, dar partida e outras funções de comandos elétricos.

O que é botão Retentivo?

A botoeira retentiva é ativada quando o botão é pressionado, e continua ativada mesmo que o botão seja liberado. Para desativar esse tipo de botoeira, o botão deve ser pressionado uma segunda vez. Uma variação para a botoeira retentiva são os botões de emergência do tipo girar para destravar.

O que realiza um Push button ou botão de pressão?

O Push button (botão de pressão) é uma chave que, quando pressionado o botão, ela abre ou fecha o circuito, convertendo assim, um comando mecânico em elétrico. Geralmente eles tem um contato de ação momentânea, abrindo ou fechando o circuito apenas de modo momentâneo.

Qual matriz para aplicar botão de pressão?

Jogo de matrizes para aplicar o botão de pressão Eberle ref. BT7. 105.45 (antigo BT 19105 45).

Qual a função de uma botoeira?

As botoeiras são dispositivos de comando, que tem como função ligar/desligar a carga de um circuito, a partir de um acionamento manual.

Qual a finalidade da botoeira de Emergência?

Os Botões de Parada de Emergência são dispositivos acionadores, colocados em um local visível na máquina ou próximo a ela, sempre ao alcance do operador e que, quando acionados, têm a finalidade de parar o movimento da máquina, desabilitando seu comando.

Qual a função da botoeira normalmente aberta?

Geralmente seus contatos de proteção são NF (Normalmente Fechado), utilizados para desligar o circuito e NA (Normalmente Aberto), para sinalizar a condição de emergência.

Como usar botoeira?

Para a instalação das botoeiras, também existe um padrão: o botão “desliga” deve ficar em cima do botão “liga“ em posição vertical e o botão “desliga” deve ficar à direita do botão “liga“ em posição horizontal. As botoeiras possuem funcionalidades diferentes para atender às diversas necessidades dos projetos.